Para manter o ambiente de trabalho sempre agradável e ter um time unido e alinhado com os objetivos da empresa é preciso habilidade na gestão de conflitos.
Para manter o ambiente de trabalho sempre agradável e ter um time unido e alinhado com os objetivos da empresa é preciso habilidade na gestão de conflitos.
Uma gestão de conflitos eficiente requer das lideranças uma boa comunicação e posicionamento firme, mas conciliador para mediar as possíveis diferenças entre os membros de um time. Um clima organizacional ruim pode comprometer os resultados de uma empresa.
Ter uma equipe unida e integrada é primordial para que as estratégias e ações das empresas sejam bem aplicadas. Gerir bem as pessoas e cuidar para que elas se sintam bem no trabalho é tão ou mais importante do que gerenciar processos.
O objetivo deste post é mostrar os benefícios de manter o ambiente de trabalho com uma equipe saudável e positiva. Siga os 5 passos que trouxemos para garantir o bom relacionamento do seu time e minimizar os conflitos improdutivos na sua empresa!
Se você deseja ter uma empresa de alta performance e diferenciada no mercado, precisa cuidar das suas pessoas e de seu bem-estar dentro do ambiente de trabalho. Sem isso será impossível formar um time saudável e produtivo.
Os conflitos prejudicam os relacionamentos e quando não resolvidos alimentam problemas que, de simples, podem se transformar em grandes transtornos. Solucionar qualquer discussão ou atrito e não deixar pendências é a melhor forma de preservar a boa energia do ambiente.
Colaboradores satisfeitos estão sempre bem dispostos e disponíveis para trabalhar com outros colegas. Esse ambiente favorável é fruto de questões bem resolvidas, comunicação eficiente dentro da organização e atenção às necessidades e expectativas dos funcionários.
Alguns benefícios são mais evidentes:
Em um ambiente diverso, onde trabalham pessoas com diferentes perfis, habilidades, competências, comportamentos e personalidade, certamente haverá divergências. O problema é quando se tornam conflitos irremediáveis, que afetam os resultados, os relacionamentos e a saúde do ambiente.
Com uma boa gestão de conflitos é possível minimizar os efeitos de uma discussão ou até mesmo eliminar o foco de geradores de atritos constantes.
No primeiro momento em que você perceber que algo não vai bem com a sua equipe e que o relacionamento está abalado, não tome por base as motivações superficiais. Investigue a fundo para identificar uma causa ou mais de um conflito.
Avalie o comportamento dos profissionais envolvidos e saiba a origem das discussões para intervir de forma adequada, apurando os fatos, sem potencializar a razão de um lado ou de outro – ouça seus colaboradores.
Se você identificar que há um conflito e que ele está prejudicando o bom andamento das atividades e conexão entre as pessoas, determine o prazo para sua resolução — não dê a ele maior importância do que as metas da empresa, por exemplo.
Colocar o conflito em pauta e propor soluções mais rápidas é uma forma de dizer que a empresa se preocupa com a relevância do problema, mas que ele não deve ocupar um período muito longo, no tempo das pessoas.
Quem não se comunica terá dificuldades de expressar expectativas e desejos. Isso vale para empresas, gestores e colaboradores. Uma comunicação transparente e objetiva pode evitar os conflitos baseados no achismo.
A comunicação facilitada oferece elementos e condições para que as pessoas falem o que sentem, eliminando os ruídos e mal-entendidos que tantas vezes geram conflitos e dificuldades nos relacionamentos.
Esse tipo de pesquisa coleta dados relevantes e gera informações preciosas sobre como as pessoas percebem o ambiente. É primordial conhecer o clima da sua empresa e identificar pontos falhos na comunicação, na gestão, no relacionamento e na empresa como um todo.
Avalie as circunstâncias que levam a um clima organizacional bom ou ruim e o quanto os conflitos colaboram para um contexto negativo. Com os resultados confiáveis será mais fácil tomar decisões e gerenciar melhor os conflitos.
Nada melhor do que um diálogo bem construído e pautado em melhorias. Assim é o feedback que dá a oportunidade de gestores serem verdadeiros com seus liderados no retorno sobre seu desempenho e propor ações diretivas para melhoria contínua.
Da mesma forma, os colaboradores, também devem fornecer feedbacks para seus liderados sobre as dificuldades de oferecer uma boa performance, quais situações ou aspectos interferem em seu desenvolvimento e, principalmente, como o líder poderia ajudá-lo.
Para conduzir esses passos e ter êxito na gestão de conflitos é importante que você tenha firmeza ao abordar as pessoas envolvidas neles. Nesse contexto, a SOAP pode ajudar pois, como especialista, oferece todo o suporte a líderes e gestores para alcançarem a excelência na hora de se comunicar.
Se você gostou deste post e deseja resolver os conflitos da sua empresa com uma comunicação transparente e efetiva, queremos convidar você a conhecer o curso Comunique-se e saber como ele pode ajudar!