10 frases para melhorar o desempenho em apresentações de negócios

Frases de impacto são capazes de elevar o nível de credibilidade em um discurso.

Treinamento SOAP
17/02/2023
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Frases de impacto são capazes de elevar o nível de credibilidade em um discurso. Por isso elas são tão utilizadas para melhorar o desempenho em apresentações de negócios.  

No entanto, é necessário dominar bem essa habilidade. Isso porque frases muito batidas, clichês, escrachadas e vícios de linguagem podem ter o efeito contrário e desestimular a audiência.  

Como saber quais frases podem tornar uma apresentação mais ou menos interessante? É o que você vai descobrir ao longo do artigo.  

Mas antes, precisamos conversar sobre como funciona uma BOA apresentação. 

Como fazer uma boa apresentação de negócios? 

Uma boa apresentação é aquela em que o apresentador consegue expressar suas ideias com clareza, reter a atenção da audiência e elevar sua credibilidade.  

Para isso, é necessário ter uma comunicação assertiva e linguagem corporal adequada. Esses dois aspectos são fundamentais e merecem total atenção de profissionais. 

O desempenho numa apresentação de negócios pode ser determinante para abertura de novas oportunidades no ambiente corporativo. Além disso, ele vai determinar se as pessoas vão acatar suas ideias ou não.  

Por isso, não há dúvidas que apresentações merecem atenção em sua execução. Existem algumas boas práticas para podem implementadas, como: 

  • Planejar o seu discurso; 
  • Estruturar previamente sua narrativa, com início, meio e fim; 
  • Usar frases de impacto positivo;  
  • Dominar o assunto tratado;  
  • Ter uma boa apresentação visual (slides criativos);  
  • Trabalhar sua imagem pessoal; 
  • Usar linguagem não verbal adequada; 
  • Comunicação assertiva
  • Ser bem articulado ao falar etc.  

O primeiro tópico é, provavelmente, o mais importante de todos. Isso porque o planejamento diz respeito a todo resto: planejar a estrutura da apresentação, planejar os slides, planejar a roupa que vai usar, os tópicos que vai falar etc.  

Depois disso, é hora de efetivamente montar o seu discurso. Faça isso tendo domínio total do assunto abordado, especialmente se for uma apresentação que tem como objetivo convencer a audiência de algo (como a apresentação de um novo plano de Marketing, por exemplo).  

É nesta hora que as frases corretas podem ajudar! 

10 frases para melhorar o desempenho em apresentações de negócios 

A seguir, listamos dez frases de impacto positivo e que podem melhorar o seu desempenho em apresentações de negócios.  

“Bom dia/ boa tarde/ boa noite/ sejam bem-vindos”  

Parece óbvio, mas na hora do nervosismo muitas pessoas esquecem dos cumprimentos básicos. Além de introduzir o discurso, eles transmitem humildade e educação para a audiência.  

Um “bom dia” alegre e entusiasmado é capaz de fazer as pessoas criarem simpatia por você instantaneamente e, consequentemente, prestarem mais atenção. Acredite! 

“Ao final da apresentação, vocês saberão/ conseguirão/ compreenderão…” 

Um bom gatilho para reter a atenção das pessoas é entregar a elas o benefício antes do desafio. Em outras palavras, inicie sua apresentação já deixando todos cientes do que eles poderão tirar de bom dela.  

Por exemplo: “Me deem 30 minutos e ao final desta apresentação eu terei mostrado como vamos dobrar o faturamento do projeto em apenas dois meses.” 

“Esta apresentação está dividida em…” 

Em alguns casos, prevenir a audiência sobre a estrutura da apresentação também pode funcionar como um gatilho de atenção.  

Assim, todos saberão o que esperar e ficarão situados em que momento do discurso estão. Isso também ajuda a reduzir o nível de ansiedade das pessoas.  

“Esta é a parte mais importante…” 

Depois de alguns minutos de discurso, é natural que a atenção das pessoas disperse. Neste momento, é hora de usar frases que funcionam como um estalar de dedos, que chamem a atenção de volta para você, como: 

“Esta parte é incrível…” 

“Vocês ficarão surpresos com o que vou dizer agora…” 

Logicamente, introduza esse tipo de expressão quando puder cumprir com a expectativa. Diga algo relevante em seguida. 

“Como vemos neste gráfico…” 

Você com certeza criou slides incríveis para a sua apresentação e não vai querer que eles passem despercebidos. Então chame atenção para eles quando necessário.  

Se você for um ótimo interlocutor (e temos certeza de que é), as pessoas ficarão hipnotizadas e com olhos em você. Mas principalmente em exposições de dados, elas compreenderão melhor olhando seus gráficos.  

Inclusive, esse recurso pode também ser um gatilho para chamar atenção de quem está disperso. 

“Eu proponho…” 

Muitas apresentações corporativas têm o intuito de convencer alguém (ou um grupo) sobre uma ideia, uma solução, um novo projeto. Por isso, é importante firmeza nos argumentos.  

Ao invés de falar frases como “seria interessante” ou “acho que”, adote termos mais diretos como: “eu proponho tal medida”, “o melhor caminho, de acordo com os dados que levantei, é…” 

“Com isso, seremos capazes…” 

Assim como no início da apresentação, ao longo da exposição de dados é importante propor ações e mostrar como elas podem ajudar com o resultado esperado.  

Dado + ação proposta + efeito esperado = argumentação completa.  

Por isso, expressões como “com isso seremos capazes de…” ou “dessa forma, conseguiremos eliminar” possuem força no discurso. Elas finalizam uma argumentação completa.  

“Temos potencial” 

Em apresentações de negócios cujo objetivo é levar um time a promover algum tipo de mudança, é fundamental deixar claro que você acredita no potencial da audiência.  

Nesse momento, é uma boa prática apresentar dados que apontem bons resultados do time. Além de demonstrar gratidão, fará todos acreditarem que estão prontos para o próximo desafio. 

“Alguém tem dúvidas ou sugestões?” 

É verdade que em alguns tipos de apresentações, principalmente aquelas com intuito mais expositivo (como um TED Talks inspiracional, por exemplo), abrir espaço para dúvidas não é tão relevante. 

Mas em apresentações de negócios, sempre vale a pena. Questionar a audiência sobre dúvidas mostra que você está aberto e pode ser a oportunidade de provar que domina o assunto.  

Pedir sugestões também pode ser interessante em alguns casos, pois demonstra abertura para troca de ideias.  

“Obrigado!” 

Agradecer a audiência é fundamental. Afinal, as pessoas gastaram minutos ou horas para ouvir o que você tinha a dizer.  

Grupo em uma apresentação de negócios
É importante agradecer a audiência pela atenção e escuta

Demonstre gratidão e, se possível, coloque-se à disposição com uso de call to action (CTA). “Agradeço por terem escutado” ou “muito obrigado, estou à disposição para quem quiser discutir mais ideias após esta apresentação”.  

5 frases para EVITAR em suas apresentações 

Se, por um lado, existem frases que podem funcionar como ótimos gatilhos para o desempenho de apresentações de negócios, outras podem ter um efeito negativo.  

Vale destacar que se deixar escapar algumas dessas não é o fim do mundo.  

Vícios de linguagem, por exemplo, devem ser evitados, mas eles se chamam vícios por um motivo: acabam escapulindo quando estamos desatentos. Se isso acontecer, siga discursando com firmeza.  

Mas em um cenário ideal, algumas expressões e frases devem ser evitadas como as listadas a seguir. 

“Vamos começar com…” 

As pessoas sabem que você está começando. É tentador, mas não seja redundante avisando algo óbvio.  

Todos gostam de objetividade e redundâncias são inimigas da objetividade.  

 “Por último, mas não menos importante…”  

Expressões clichês fazem as pessoas bocejarem. Elas são óbvias e, principalmente se repetidas várias vezes, tornam o discurso entediante.  

Evite frases como: 

  • “Por último, mas não menos importante”; 
  • “Luz no fim do túnel”; 
  • “Antes de mais nada” etc. 

“Eu acho que…” 

Cuidado com esta frase, especialmente se ela se referir a alguma conclusão. “Achar” alguma coisa pode transmitir a ideia de falta de domínio das informações. 

Na maioria das vezes, apresentações têm o objetivo de apresentar alguma solução, convencer alguém, propor ideias. Então o ideal não é achar, mas sim ter certeza.  

Isso não quer dizer que seja necessário adotar um tom arrogante. Mas é importante evitar transmitir insegurança. 

 “Há anos atrás…” 

Pleonasmos caem na mesma regra de evitar redundâncias. São expressões que repetem uma ideia mais de uma vez em si mesmas. Acabamos de usar um. Percebeu? 

“Repetem uma ideia mais de uma vez”. Se repete, é mais de uma vez, então não se faz necessário reforçar.  

Outros exemplos de pleonasmos são “há anos atrás”, “fato verídico”, “como falado anteriormente” etc. 

“Anticonstitucionalissimamente condenável” 

Falar difícil massageia o ego. Por isso é tentador usar palavras como “anticonstitucionalissimamente”, mas elas só servem para inviabilizar ou dificultar a compreensão.  

Algumas palavras podem ser mal compreendidas mesmo que sejam de conhecimento geral, pelo simples fato de serem grandes demais e sonoramente complexas.  

Então, sempre que possível, evite termos como “anticonstitucionalissimamente”, “desconstitucionalização” e afins.  

Estratégias para montar apresentações profissionais 

Ficou bem claro que uma simples frase pode ter um impacto enorme em apresentações de negócios. Além disso, existem aspectos que podem elevar seus discursos a um nível profissional, como por exemplo: 

  • Entender o real interesse da audiência; 
  • Ter visão sobre quais problemas precisam ser resolvidos; 
  • Dominar o assunto abordado; 
  • Saber como persuadir os outros sobre o que você propõe; 
  • Criar slides visualmente atrativos; 
  • Estruturar informações de forma coerente; 
  • Ter uma boa oratória
  • Transmitir credibilidade etc.  

Você sabe como fazer cada um desses tópicos funcionar?  

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