5 filmes com os melhores storytellings em 2023

Além do entretenimento: filmes inspiram e transformam a capacidade de contar histórias de forma envolvente

Treinamento SOAP
22/12/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Quem não gosta de uma história cativante que prende a atenção do início ao fim, não é mesmo? E se você acompanha o blog da SOAP, com certeza já viu conteúdos sobre a importância de construirmos narrativas envolventes para contar histórias. Por isso, separamos uma lista de filmes com o melhor do storytelling em 2023.  

Storytelling é a narração criativa e envolvente de histórias. Um dos principais objetivos é fazer com que o público se identifique e se conecte com a história que está sendo contada.  

Para isso, certos elementos são essenciais, como:  

  • Personagens que gerem identificação com o público;  
  • Um conflito que será resolvido; e 
  • Conexões emocionais.  

Para que toda história ganhe vida nas telinhas sendo um sucesso, é importante também contar com um roteiro bem desenvolvido. 

Que conhecer algumas boas referências para desenvolver ainda mais esse processo criativo? Neste texto, apresentamos os 5 filmes com o melhor storytteling em 2023, segundo seleção feita pelos colaboradores da SOAP.  

1 – Elementos 

A animação da Pixar retrata uma sociedade extraordinária, chamada Cidade Elemento, onde os personagens são divididos em comunidades, cada uma representada por um elemento da natureza — ar, terra, fogo e ar.  
 
A trama central gira em torno da amizade de Faísca, uma jovem esquentada (literalmente) que é feita do elemento fogo, e do Gota, um rapaz observador e tranquilo feito de água.  

Ao longo da história, os dois precisam lidar com as incompatibilidades entre seus elementos e descobrir uma forma de ficarem juntos. 

Os personagens são complexos, mas bem desenvolvidos e, embora não sejamos feitos de apenas água ou de fogo, conseguimos nos identificar com o conflito emocional e com as questões sociais enfrentadas por eles. 

Além disso, o filme aborda valores universais e humanos como aceitação, a importância de entender as diferenças e o perdão.  

2 – Barbie  

Não poderíamos deixar de citar um dos lançamentos mais esperados de 2023: Barbie. O filme foi um sucesso, com arrecadação de 155 milhões de dólares nos Estados Unidos e mais 182 milhões de dólares ao redor do mundo

O segredo por trás do sucesso? A colaboração da Warner Bros com a Mattel que combinou um combo perfeito: storytelling, branding e nostalgia.  

O filme da boneca mais famosa do mundo foi bem estruturado, leve e trouxe uma mensagem clara e objetiva: quebrar o estereótipo da mulher-boneca perfeita.  

Além disso, Mattel e Warner Bros construíram narrativas com exemplos de comportamentos e reflexões da atualidade. Tudo, claro, recheado de ótimo humor. 

3 – Reptile 

Falamos que histórias precisam ser envolventes, não é? Mas nem sempre o melhor storytelling é aquele que segue fielmente a cronologia tradicional — início, meio e fim.  

E isso acontece em Reptile. A trama é um suspense policial em que um detetive tenta solucionar o caso do assassinato brutal de uma jovem.  

Parece uma trama mais do mesmo, porém Reptile consegue gerar curiosidade em relação ao desenrolar da história, captando e retendo a atenção do espectador durante todo o filme.  

A história impulsiona a vontade de solucionar o mistério apresentado no roteiro.  

Nossa dica é: ao assistir, preste atenção aos detalhes.  

4 – The Killer  

E vem mais suspense por aí! De David Fincher, diretor de Clube da Luta e outros filmes aclamados, The Killer acompanha a jornada de um assassino profissional durante um trabalho específico.  

De imediato, o thriller quebra a sua expectativa, gerando o interesse em saber o que vai acontecer na cena seguinte. E essa brincadeira ocorre, ainda, em diversos momentos da trama.  

Sabe aquela sensação de efeito pós-créditos em que você ainda continua paralisado? Os roteiristas da SOAP confirmaram: com The Killer você vai continuar olhando para tela enquanto os créditos sobem, digerindo o que acabou de assistir.  

5 – Air: a História por trás do Logo 

Você já deve ter ouvido fala sobre a linha de tênis Air Jordan, da Nike. Certo? Somente em 2022, os modelos assinados pelo jogador de basquete representaram 5,1 bilhões de dólares em venda. Mas como começou essa história de sucesso? 

O filme Air: a História por trás do Logo traz os bastidores e início da parceria do jogador de basquete, Michael Jordan, com a Nike. A narrativa evidencia que, por trás de uma marca de sucesso, há uma história rica e complexa.  

Dirigido por Ben Affleck, o longa narra as negociações entre a família de Jordan com a Nike em torno de uma parceria que revolucionou o mundo do basquete.  

O storytelling foca na figura de Sonny Vaccaro, interpretado por Matt Damon. Ele foi o responsável pela criação da linha de tênis Nike para Michael Jordan no final de 1984, quando o jovem astro do basquete jogava pelo Chicago Bulls. 

No decorrer da história, segredos, desafios e inovações são revelados. Vale a pena assistir.  

Em votação popular no Instagram da SOAP, o filme Air: a História por trás do Logo ficou em primeiro lugar com o melhor storytelling de 2023.  

Bônus: melhores séries com storytelling em 2023 

O ano de 2023 foi um verdadeiro presente para os amantes do audiovisual. E as séries não ficaram pra trás. Por isso, a SOAP não poderia deixar de listar também as séries com o melhor storytelling do ano. Confira: 

1 – One Piece, da Netflix  

One Piece: A Série é a nova adaptação live-action de um dos mangás mais famosos do mundo. A série conseguiu se manter fiel ao anime, agradando muitos fãs e também o público que não conhecia a história dos Piratas do Chapéu de Palha.  

“Acho que a Netflix conseguiu desenvolver bem um anime marcado pelos milhões de episódios em uma temporada, que ficou superatrativa de assistir, deixando um super gostinho de quero mais”, disse um dos roteiristas da SOAP. 

2 – Os Outros, da Globoplay 

A Globoplay vem emplacando ótimas séries. E não foi diferente com Os Outros, que aborda a dificuldade de diálogos entre vizinhos de um condomínio e as consequências da intolerância.  

A trama, que tem como plano de fundo a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, trabalha temas sensíveis, como individualismo, com muita naturalidade, fazendo com que os espectadores se coloquem no lugar dos personagens, mesmo em situações extremas.  

3 – The Last Of Us, da HBO  

The Last Of Us bateu recorde na HBO e foi uma das séries de maior sucesso dos últimos tempos — ficando atrás da audiência apenas de Game of Thrones.  

O drama baseado em um jogo se passa em um futuro pandêmico, quando os seres humanos estão à beira da extinção.  

E sua narrativa é envolvente: em um primeiro momento parece ser só mais uma série sobre um mundo apocalíptico, mas se desdobra na construção de uma relação sensível entre os personagens.  

Cinema e storytelling: onde nascem as bases para a narrativa cinematográfica? 

O cinema, desde a sua invenção, tem sido um terreno fértil para o storytelling. Filmes como Tempos Modernos, dirigido por Charlie Chaplin, são clássicos exemplos do poder de contar histórias que transcendem as palavras. 

Nesse clássico, a linguagem visual e simbólica é usada para ilustrar as complexidades da era industrial e as lutas humanas em meio à mecanização.  

Outro exemplo marcante é Nosferatu, dirigido por F. W. Murnau, que ainda no cinema silencioso conta uma história de horror inesquecível. Aqui, a ausência de diálogo é compensada pela expressividade visual, criando uma atmosfera de terror gótico.  

Murnau utiliza a narrativa para transmitir uma crescente tensão durante a trama, explorando emoções sem depender exclusivamente das palavras.  

Ambos os filmes pioneiros não apenas lançaram as bases para a narrativa cinematográfica, mas também destacaram como o storytelling no cinema pode transcender barreiras linguísticas, alcançando um impacto emocional duradouro. 

Não importa se é um drama, uma comédia leve ou um thriller de tirar o nosso fôlego, as emoções desempenham um papel fundamental na construção de uma história envolvente. 

Leia também: 7 principais técnicas de storytelling que você precisa conhecer 

Quer aprender a construir um storytelling envolvente? A SOAP te ajuda!  

Descubra os segredos por trás de um storytelling surpreendente! No treinamento SOAP Storytelling você e sua equipe terão a oportunidade de dominar a arte de cativar a sua audiência por meio de histórias.  

Desde técnicas para reter a atenção do público, até a criação de narrativas emocionantes que podem ser aplicadas a diversos contextos, como campanhas, vídeos, lives, podcasts e lançamentos de produtos.  

Confira o que tem no nosso treinamento corporativo:  

  • Experiências ao vivo, com muita troca e interação com o facilitador; 
  • Workshop baseado em metodologias ativas = mão na massa; 
  • Engajamento dos participantes antes e depois do treinamento. 

E o que você e sua equipe vão aprender com nossos conteúdos: 

  • Histórico do storytelling no mundo e sua importância para a vida social; 
  • Aplicabilidade e UX no universo das histórias; 
  • Panorama: do objetivo à moral da história; 
  • Conquistando a audiência pelas emoções, com base na neurociência. 

Tem interesse ou quer saber mais detalhes sobre o treinamento? Entre em contato com os nossos especialistas!  



Posts Relacionados

Quais os melhores treinamentos para o mercado de trabalho em 2024?

Treinamento
27/02/2024
leia agora

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?

Treinamento
16/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França