Do e-mail corporativo até aplicativos de mensagens, e muito mais
Sabemos que colaboradores capacitados dentro da empresa fazem grande diferença competitiva de qualquer negócio. Para mantê-los informados, engajados e comprometidos com os resultados da companhia, os gestores podem utilizar as ferramentas de comunicação interna.
Com o aumento do trabalho remoto, usar estratégias adequadas para otimizar a comunicação empresarial interna é fundamental para o bom funcionamento dos projetos das corporações.
Ao conectar pessoas dentro e fora da instituição, é possível diminuir os problemas de comunicação entre os diferentes setores da empresa.
Segundo a Towers Watson, as companhias que utilizam uma estratégia efetiva de comunicação interna têm desempenho 3,5 vezes melhor que seus concorrentes.
Ainda, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 63% das empresas pensam que a comunicação interna é um dos processos mais importantes em um ambiente corporativo.
Sabendo disso, criamos este conteúdo para você saber o que são e como funcionam às dez ferramentas mais utilizadas pelas empresas para resolver esse problema. Vamos lá?
A comunicação interna é um processo cujo objetivo é transmitir e compartilhar dados e informações. Além de prezar pela interação entre o negócio e os colaboradores.
Atualmente, o termo “interna” ultrapassa as instalações físicas da empresa. Um dos motivos dessa nova interpretação foi a pandemia da COVID-19. Ela fez com que as empresas mudassem a maneira de trabalhar para manter a produção.
Logo, o que era necessário para evitar o aumento de casos da doença, hoje já é tendência e até mesmo estratégia de negócio.
Entretanto, para atingir pessoas que trabalham na modalidade remota devem ser adotadas ferramentas de comunicação, diferente das usadas dentro dos estabelecimentos.
A importância da comunicação interna é bem clara: evitar os problemas de comunicação dentro das corporações. Afinal, como diz o dito popular, “roupa suja se lava em casa”.
Nesse contexto, se internamente a empresa não alcança um diálogo eficiente, como conseguirá se comunicar com seus clientes e parceiros de negócios? Uma comunicação não transparente é responsável pela insatisfação dos colaboradores e, com o tempo, reflete e atinge o público externo.
As ferramentas de comunicação interna são mecanismos físicos ou digitais criados para levar as informações relevantes para os diferentes setores das empresas. Elas funcionam de maneira escrita, falada ou por meio de imagens.
Conheça agora as 10 ferramentas de comunicação interna mais utilizadas pelas empresas atualmente.
O e-mail é uma das ferramentas voltada para conteúdos formais ou informais, podendo conter informações importantes ou rápidas e rotineiras.
Vale ressaltar que devido à sua pluralidade de informações e fontes, ele não deve ser usado como a única ferramenta de comunicação.
A TV Corporativa online é uma tendência entre todos os outros meios de comunicação disponíveis. Basicamente, a empresa oferece um canal de TV exclusivo aos colaboradores.
Essa ferramenta pode ser usada para incrementar campanhas de endomarketing, ações de gamificação, avisos, treinamentos e outras iniciativas.
As TVs são posicionadas em lugares estratégicos na empresa e exibem vários tipos de conteúdo durante todo o dia.
Também conhecido como jornal de parede ou jornal mural, ele é uma das ferramentas de comunicação interna mais antigas. No entanto, ainda é bastante usado nas organizações.
Os murais devem ser instalados em locais de grande circulação para que os textos e imagens sejam de fácil acesso a todos os colaboradores.
A intranet interliga departamentos e unidades por meio de uma rede de computadores com acesso limitado aos colaboradores. É uma das melhores ferramentas de comunicação interna, pois guarda as informações em um só lugar, nos servidores, e serve como um acervo de arquivos.
Os aplicativos fazem parte das novas ferramentas de comunicação interna que surgiram para acompanhar as mudanças trazidas pela transformação digital.
Com eles, a comunicação entre os colaboradores é mais fácil, principalmente em empresas com funcionários que viajam ou trabalham em escritórios sem acesso a computadores.
Os aplicativos podem ser usados na:
Alguns dos aplicativos mais usados nas organizações são:
Além deles, há também os aplicativos/programas de chamadas de vídeo que permitem a realização de conferências com um número maior de usuários, como o Skype, Zoom, Google Duo e o Cisco Webex Meetings.
Existe, ainda, o WhatsApp que, apesar de ser uma ferramenta de comunicação pessoal, é usado em muitas empresas, em grupos menores. As empresas adicionam os colaboradores em listas de transmissão para envio de informações importantes.
Junto à TV corporativa, a rede social corporativa é uma das ferramentas de comunicação interna que virou tendência.
Ela permite a colaboração de todos os funcionários, favorecendo a comunicação horizontal e aproximando áreas diferentes da empresa.
Alguns exemplos de aplicativos dessa ferramenta são:
O jornal ou revista impressa parecem ferramentas de comunicação interna ultrapassadas. Entretanto, ainda são usadas em muitas empresas ou indústrias que não aderiram à sua distribuição por meio digital.
O recomendado é que o jornal foque em notícias e acontecimentos que não perderam a validade, pois isso evita que ele seja descartado imediatamente.
As reuniões ou eventos corporativos podem acontecer de duas maneiras distintas. Confira quais são elas:
Reunião e eventos presenciais são o meio tradicional de reunir colaboradores de diferentes setores da empresa com seus líderes e administradores em uma audiência.
Já as reuniões ou eventos por videoconferência tiveram seu auge com a pandemia da COVID-19 e o trabalho remoto.
O manual do colaborador é uma ferramenta de comunicação útil, principalmente quando é entregue no seu momento da admissão. Por meio dele o recém-contratado conhece as normas da empresa, bem como os seus direitos e deveres.
O formulário de sugestões é uma ferramenta de comunicação democrata, afinal qualquer colaborador pode opinar sem ao menos ser identificado. Dessa maneira, evitam-se constrangimentos e riscos de retaliações.
Como você viu nesse conteúdo, são muitas as ferramentas de comunicação interna que podem ser usadas nas empresas, porém não é somente uma questão de quais utilizar e sim de garantir que a mensagem chegue de forma clara a quem precisa, seja um grupo ou todos os colaboradores.
A escolha das ferramentas de comunicação dependerá dos objetivos que se deseja alcançar com essas ações, do perfil dos seus colaboradores e da cultura da sua empresa.
Como somos diferentes, cada um prefere um tipo de conteúdo. Por isso, o ideal é que a mensagem seja transmitida em diversas modalidades de ferramentas de comunicação interna. Essa ação aumenta as chances das informações não se perderem e chegar ao destino proposto.
Conhecer as ferramentas de comunicação interna é apenas o primeiro passo para implementar um fluxo de informações eficiente entre os colaboradores. Para que isso seja, de fato, possível, estratégia é fundamental.
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