Comunicação

Feedback e Feedforward — desenvolva seus times com essas duas técnicas

Os empresários que se tornaram bem-sucedidos descobriram que uma das maneiras de obter sucesso em suas organizações é a comunicação.

Treinamento SOAP
19/07/2021

Os empresários que se tornaram bem-sucedidos descobriram que uma das maneiras de obter sucesso em suas organizações é a comunicação. Saber comunicar com as equipes são as práticas das técnicas de feedback e feedforward.

Dar retorno dos comportamentos positivos ou negativos e incentivar as equipes a expressarem seus sentimentos e habilidades, são maneiras de engajar as pessoas.

Por esse motivo elaboramos este artigo. Aqui, vamos esclarecer o significado dos conceitos de feedback e feedforward, mostrar a suas diferenças e dar recomendações de como implantar os dois em seu negócio. Acompanhe!

O que é feedback?

O feedback é a resposta que os colaboradores recebem dos seus gestores acerca de seus desempenhos nas suas tarefas. Ele é parte integrante das estratégias de comunicação organizacional. Quando as suas avaliações são positivas é denominado como feedback positivo. Nesse caso o avaliado é comunicado em que está no caminho certo.

No entanto, é necessário esclarecer que isso não é razão para que o colaborador se acomode e se torne passivo. Já o feedback negativo é um retorno que demonstra que as atitudes ou procedimentos do trabalhador não estão sendo feitos da maneira esperada pela organização.

Deve ser transmitido de maneira construtiva para que não seja entendido como apenas crítica. Além disso, o ideal é que essa técnica de comunicação seja feita de maneira contínua. Nesse caso, é denominada como Continuous Feedback and Recognition (CFR).

Traduzindo da língua inglesa para a portuguesa teremos feedback contínuo e reconhecimento. Dessa maneira, o feedback aplicado com a estratégia CFR é uma comunicação que se torna parte da cultura da empresa.

Sendo assim, não deve ser feito apenas em momentos de muitos acertos ou erros. Aconselha-se que seja feito no período máximo de um ano.

O que é feedforward?

Feedforward é uma técnica de comunicação organizacional que tem a função de fazer os colaboradores das empresas avançarem. O objetivo dessa técnica é fazer eclodir os talentos e habilidades dos indivíduos.

Por meio do feedforward os colaboradores são levados a aproveitar o presente e a criar objetivos para o futuro. Um dos principais mecanismos usados nessa técnica é o desenvolvimento do autoconhecimento.

O ideal é que a liderança crie incentivos para que os colaboradores fiquem mais estimulados, se tornem mais criativos e com vontade de crescer. Conheça algumas maneiras de engajar as pessoas:

  • aumento de salário;
  • progressão de carreira;
  • sorteio de viagens;
  • melhoria de planos de saúde e aposentadoria;
  • premiações por novas ideias;
  • pagamento de cursos de especialização.

Qual a diferença entre feedback e feedforward?

A diferença entre o feedback e o feedforward está no momento em que a técnica é aplicada. Quando é o resultado de um procedimento ou atitude que já aconteceu consideramos que a comunicação seja um feedback.

Quando os gestores trabalham no presente e no futuro eles estão trabalhando com a estratégia de feedforward. A grande vantagem é que grande parte dos feedbacks negativos serão evitados.

Como juntar o feedback e o feedforward?

Juntar o feedback e o feedforward é uma estratégia eficiente e necessária para as organizações. Isso porque elas se completam, pois, os resultados das atividades passadas refletem no futuro das empresas.

Listamos os principais procedimentos para que as empresas consigam unir os benefícios do feedback e do feedforward em suas comunicações. Entenda quais são eles e o que deve fazer.

Avaliar comportamentos passados

Todo comportamento ou procedimento deve ser considerado e avaliado para definir se os seus resultados trazem impactos positivos ou negativos para o negócio. Nesse caso percebemos claramente a técnica do feedback.

Identificar as causas

A identificação das causas é necessária nos eventos negativos para o negócio. Pois, são claramente prejudiciais para qualquer empreendimento. Muitas delas são resolvidas com simples mudanças de atitudes dos líderes e dos liderados.

Propor um plano de ação

Para implantar as técnicas de feedback e feedforward é necessário criar um plano de ação tanto para elas quanto para os procedimentos e técnicas inerentes às atividades da empresa. Portanto, devem ser estipulados os períodos de concretização das atividades.

Criar oportunidades para que os colaboradores se expressem

A empresa deve criar canais que possibilitem que os colaboradores expressem suas ideias. Essa é uma maneira de demonstrar que as técnicas feedback e feedforward não têm a intenção de imposição.

E sim, possibilitar atitudes com base em proatividade. Então, com base no conhecimento que obteve das técnicas de feedback e feedforward, não perca tempo em implantá-los ou aprimorá-los em sua empresa.

Tendo em vista as suas vantagens para o desenvolvimento pessoal e em grupo das equipes do empreendimento.

Gostou do assunto? Além do blog, continue com a gente nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube. Até breve!

Posts Relacionados

O que é rapport? Conheça essa importante ferramenta de persuasão

Comunicação
09/08/2021
leia agora

Storyselling: a arte de contar histórias que vendem

Comunicação
16/07/2021
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França