Na sessão de perguntas de uma palestra que ministramos, surgiu uma questão muito pertinente e que gerou esse post sobre oratória.
Na sessão de perguntas de uma palestra que ministramos, surgiu uma questão muito pertinente e que gerou esse post sobre oratória.
Se você acompanha nossos materiais gratuitos ou mesmo o nosso blog, com certeza já conferiu inúmeras dicas de oratória e linguagem não verbal para transmitir mais credibilidade na hora de falar em público.
Aplicar a pausa, fazer contato visual, não utilizar sempre o mesmo tom de voz, manter o peito aberto, sorrir, não ficar pendulando o corpo, se movimentar com moderação, evitar gestos bruscos… ufa! São tantas técnicas que devem ser aplicadas, que você vira um verdadeiro robô, não é?
Foi exatamente essa a pergunta que nos trouxe até aqui:
“Gostei muito de tudo o que vi, principalmente das técnicas, mas confesso que fiquei meio assustado com a quantidade de coisas que preciso aplicar. Se eu precisar pensar em tudo isso na hora de me apresentar, ou viro um robô, ou esqueço completamente o meu conteúdo.”
Sim, são muitas as técnicas e para você conseguir colocá-las em prática, precisará escolher e desenvolver uma por uma.
Sempre que tocamos no assunto performance de apresentador, não por acaso ressaltamos a importância do treino.
Para ele ser ainda mais eficiente e ajudar você a colocar as técnicas aprendidas em ação, sugerimos que se filme ao treinar. Essa será a melhor maneira de identificar qual o seu maior GAP, ou seja, qual a técnica mais necessária para aplicar.
Uma vez escolhida, pratique-a sempre. Na conversa do café, no papo com a mãe, na mesa de bar e em todos os momentos que estiver se comunicando e lembrar da tarefa.
Não se preocupe em parecer forçado, pois quanto mais você praticar, mais natural ela fica e quando menos espera, está não só dominando, como praticando inconscientemente. Será como respirar.
Feito isso, grave-se novamente e identifique a próxima.
E a próxima.
Faça o exercício de praticar novos comportamentos. Você perceberá que as pessoas não só estarão prestando mais atenção em você como dando mais credibilidade à sua mensagem.
Quer saber mais sobre como falar em público?
Acesse nossa área de conteúdos gratuitos e baixe os e-book que te interessar ou, então, participe dos nossos cursos de comunicação!