Há muitos exemplos de hard skills e soft skills importantes para os profissionais alcançarem seus objetivos.
Há muitos exemplos de hard skills e soft skills importantes para os profissionais alcançarem seus objetivos. Por isso, o desenvolvimento deve estar na lista de prioridades.
Profissionais e empresas devem buscar capacitações conforme as suas necessidades. Afinal, aprender continuamente tanto agrega valor ao negócio como facilita o crescimento de carreira.
Logo abaixo, você encontra uma série de exemplos para entender o que são skills profissionais de uma vez por todas. Não deixe de conferir!
Os exemplos de hard skills e soft skills estão por toda parte:
Em síntese, as hard skills podem ser traduzidas como habilidades técnicas ou vocacionais. Em alguns contextos, o termo também é utilizado para se referir às competências com este perfil.
Por sua vez, as soft skills são as habilidades comportamentais. Outros nomes utilizados são habilidades (ou competências) humanas, interpessoais ou relacionais.
As habilidades técnicas são requisitos básicos para realizar o trabalho. Muitas vezes, são aquelas que identificam a profissão, vindo daí o sinônimo “vocacional”.
O conhecimento das regras da língua portuguesa é um ótimo exemplo. A partir dele, conseguimos produzir discursos, artigos, comunicados, dentro de um padrão.
Perceba que não estamos falando de textos criativos, persuasivos ou estilosos. A hard skill traz o essencial para concluir tarefas como escrita, revisão e correção.
Na tradução, percebemos essa característica mais nítida. O tradutor precisa conhecer as regras de ambos os idiomas, expressões equivalentes, sentidos e significados das palavras.
Outro exemplo é a gestão financeira. Fazer orçamentos, documentar gastos, projetar o fluxo de caixa são algumas das ações dentro dessa competência técnica.
Por fim, o desenho técnico é um exemplo das engenharias. Diversos tipos de engenharia exigem que o profissional faça representações de projetos, como produtos, edifícios e máquinas.
As habilidades comportamentais são menos ligadas a uma função. Além disso, melhoram o desempenho das hard skills e de atividades que dependem de relacionamento humano.
A comunicação é um claro exemplo de soft skill. Ela pode ser usada em diferentes contextos, além de ser implementada por canais verbais e não verbais.
Perceba que, nos exemplos de hard skills, tradutores, escritores, administradores e engenheiros podem se beneficiar de uma boa comunicação.
Por outro lado, uma competência como desenho técnico ou gestão financeira está mais restrita a tarefas específicas.
Qualquer profissional pode ter mais destaque se souber como construir vínculos com outras pessoas, como com seus colegas, clientes e líderes. É nitidamente algo mais flexível e ligado ao comportamento humano, que orientado para cumprir tarefas, normas e padrões.
A negociação também é uma soft skills, trazendo bastante flexibilidade. Também é um caso em que percebemos a otimização de outras competências, como vender, resolver conflitos, liderar equipes, entre outras.
Por fim, a persuasão seria a capacidade de convencer as pessoas com apelos racionais ou emocionais. Ela também consegue funcionar com diversas competências, como a negociação e comunicação já citadas.
Caso esteja em dúvida sobre onde buscar boas capacitações, recomendamos a consulta aos cursos da SOAP. Aqui, você encontra capacitações para o aspecto comportamental para ser um profissional capaz de se comunicar em diferentes contextos, como discursos, apresentações, reuniões, pitchs.
Nas formações como Storytelling, Soap Data Storytelling e SOAP Slides, você aprende verdadeiros métodos e ferramentas para serem aplicados em discursos, narrativas e linguagem visual.
Já o Comunique-se, SOAP Comunicação Interpessoal e Soap Elevator Pitch desenvolvem as habilidades de Inteligência emocional, persuasão, negociação, capacidade de se expressar, entre outras técnicas, são vistas nessas capacitações.
Os exemplos hard skills e soft skills esclarecem as diferenças entre os tipos de habilidades profissionais. Porém, mais importante que classificar cada competência, é fazer boas capacitações e aprender continuamente.
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