Dicas para se destacar nas apresentações da faculdade

Ao “bixo” com carinho: Finalmente, você venceu.

Treinamento SOAP
12/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Ao “bixo” com carinho: Finalmente, você venceu. Anos de cursinho, a indecisão sobre qual profissão escolher, a pressão dos pais para decidir o seu futuro. Tudo isso ficou para trás: agora você é universitário. Porém, faculdade não é só diversão e, como diria o Tio Ben do Homem Aranha, “com grandes poderes, grandes responsabilidades” e isso inclui as apresentações da faculdade.

Entre as coisas mais importantes da vida acadêmica, um momento em que você precisa mandar bem é durante a apresentação de trabalhos. Um trabalho bem-apresentado conquista:

  • admiração dos professores;
  • nota que você precisa;
  • simpatia dos amigos de classe.

Por isso, escrevemos este conteúdo para trazer alguns conceitos que usamos na SOAP para você utilizar nas apresentações da faculdade.

Sabemos que no dia-a-dia você não terá um budget, tendo que conciliar os estudos com um estágio e ainda precisará administrar os conflitos no grupo. Tudo isso ficará bem mais simples se for norteado por algumas perguntas básicas e que podem te ajudar nesses momentos decisivos.

(Acredite: aquele meio ponto perdido por não ter falado mais alto pode salvar o seu semestre). Antes de abrir o Wikipédia, que tal passar por esses passos? Continue a leitura!

Dicas para apresentações da faculdade

Objetivo

Não me diga que seu objetivo é ganhar um 10. Do contrário, por que você acha que uma turma inteira prestará atenção em você e não no WhatsApp? É importante que esse seja o seu primeiro passo: ter claro o objetivo de sua apresentação.

Para isso, faça perguntas, como:

  • “Por que eu estou falando isso?”;
  • “Quem eu quero convencer? Do quê?”;
  • “O que eu quero dividir com esse pessoal?”;
  • “O que quero que eles pensem, sintam ou façam quando eu terminar?”.

Isso vale para a exposição de um plano de mídia na publicidade, defender uma corrente na psicologia, falar sobre a importância de determinado músculo na educação física… e por aí vai!

Ambiente

Quantos já se deparam com “Professor, o computador não está lendo o pen drive!” (Acredito que essa seja uma versão moderna de “O cachorro comeu a minha lição de casa!”).

É importante que você verifique antecipadamente o ambiente de sua apresentação:

  • teste o equipamento (áudio, vídeo, luzes etc.);
  • faça backup do conteúdo;
  • veja se os slides conseguem ser lidos mesmo à distância.

Fazendo esse checklist anteriormente você ganhará tempo, transmitir confiança e não precisará passar por situações constrangedoras que apenas aumentarão o seu nervosismo.

Tempo

Sabe aquele amigo do grupo que começa a falar como se não houvesse amanhã? Que entra no detalhe, do detalhe, do detalhe? Que divaga no assunto e todos se perguntam “do que ele está falando?”.

O tempo que você tem deve ser bem administrado, porque ele fará toda a diferença em manter a atenção da sua audiência.

E, como você pode fazer isso? Ensaiando, ensaiando e ensaiando.

Algumas dicas para esse momento:

  • use um tempo menor que o disposto para sua apresentação. Por exemplo, se você conta com 20 minutos, tente fazer tudo em 15. Utilizes os outros 5 para apresentar-se, introduzir a sua apresentação, abrir para perguntas etc;
  • gaste tempo no que realmente merece destaque. Lembre-se de que você já definiu qual é o objetivo de sua apresentação, agora, você precisa levantar argumentos e fatos que levem sua audiência a esse objetivo. “Time is Money”. E, nesse caso, nota!

Audiência

Quem é o professor com quem falará? É o amigão da galera? O que reprova por meio ponto? O que passa um fantástico resumo antes de uma avaliação? Uma dica que sempre funciona é tentar descobrir mais sobre o perfil da sua audiência e tentar incorporar elementos que dialoguem com ela.

Como fazer isso:

  • antes de sua apresentação, observe o comportamento da sua audiência;
  • verifique o contexto em que está inserido e tente utilizar algo do ambiente para “quebrar o gelo” durante a apresentação;
  • pesquise os perfis de sua audiência nas redes sociais e utilize ganchos para a sua apresentação. Por exemplo, se você sabe que a sua professora é mãe de garotas, por que não utilizar um gancho com algo relacionado a isso? Ou ainda, se o professor já trabalhou em alguma empresa do mercado, tente usar algum case relacionado a essa empresa. Você ficará surpreso quando descobrir que aquele professor durão compartilha fotos de gatinho no Facebook.

Perfil do apresentador

Por último, pense em você! Faça uma análise sincera do seu perfil e use-a nas apresentações da faculdade. Utilize o seu bom humor, o seu jeito questionador, o seu amor pela matéria, o seu relacionamento com os amigos de sala… seja você mesmo!

Muitas vezes, o que difere sua apresentação das demais não são slides bonitos e, sim, você mesmo! Os slides são apenas suporte para o conteúdo que você estudou e está dentro de você.

Independentemente da sua área de formação, é possível inovar, destacar-se e fazer apresentações memoráveis na faculdade. Se você começar a seguir esses passos agora, com certeza, terá melhor preparação e desenvolvimento para enfrentar uma banca de TCC, mas esse já é outro capítulo.

Quer ler mais conteúdos como esse? Então, siga as nossas redes sociais e continue aprimorando suas apresentações na faculdade. Estamos no InstagramFacebookLinkedIn e Youtube!

Fundo preto com homem de barba branca e camisa branca segurando um microfone e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - 9 dicas para ensaiar para sua apresentação".


Posts Relacionados

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França