Confira 6 desafios de comunicação empresarial e como superá-los

Após a pandemia, os desafios de comunicação nas empresas ganharam outra roupagem.

Treinamento SOAP
06/03/2023
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Após a pandemia, os desafios de comunicação nas empresas ganharam outra roupagem. Agora, os times precisam lidar com as formas de interação à distância, novas ferramentas e tipos de ruídos de comunicação.  

É claro que ruídos de comunicação sempre existiram. Mas a transformação do trabalho nos últimos anos, especialmente após o distanciamento social provocado pela Covid-19, gerou necessidades diferentes para manter a interação entre colaboradores de forma eficaz. 

Não é à toa que hoje a comunicação lidera o ranking de habilidades mais desejadas pelos recrutadores. É o que aponta um levantamento da ZipRecruiter, que elenca as top 10 soft skills buscadas no mercado: 

  1. Comunicação; 
  1. Relacionamento com o cliente; 
  1. Planejamento; 
  1. Gestão de tempo; 
  1. Gerenciamento de projetos; 
  1. Pensamento analítico; 
  1. Adequação às normas do compliance; 
  1. Trabalho independente; 
  1. Relacionamento interpessoal; 
  1. Flexibilidade. 

Ao mesmo tempo em que a comunicação é uma soft skill altamente desejável, ela é também uma das que mais faltam nos profissionais. 

Junto com a capacidade de decisão e apoio, a comunicação lidera as listas de habilidades raras tanto em líderes, como em colaboradores. 

6 desafios de comunicação empresarial 

Antes de falar sobre os desafios propriamente, é importante lembrar que a comunicação empresarial pode ser dividida em diversas áreas: comunicação interna, comunicação externa, institucional, de marketing, entre outras.  

Cada uma dessas áreas tem suas particularidades e desafios, mas todas visam a construção e manutenção da reputação da empresa, além da promoção de seus produtos ou serviços.  

A seguir, listamos alguns dos principais desafios de comunicação encontrados em empresas. Veja: 

Estratégia e planejamento 

Talvez um dos maiores desafios de comunicação nas empresas, especialmente em comunicação interna, seja a falta de planejamento e estratégias eficientes.  

Embora seja uma das skills mais relevantes do mercado, gestores ainda negligenciam essa demanda na hora de treinar seus times.   

Mas a comunicação interna merece tanta atenção quanto outras áreas da empresa, como a financeira ou de marketing. Afinal, a forma como ela será conduzida determinará a reputação da marca dentro e fora do escritório.  

Alcance e engajamento 

Especialmente nas empresas com equipes à distância, o alcance pode ser um grande desafio de comunicação.  

Se os gestores não estiverem atentos, colaboradores remotos podem não ser impactados pela comunicação da empresa ou serem impactados em menor escala.  

Isso pode gerar graves consequências, como desmotivação, diminuição do engajamento. Também pode deixar o profissional se sentindo destacado da organização, como se não fizesse parte.  

Além, é claro, do fato prático: ele pode cometer erros em processos por não estar a par do que foi combinado com as demais pessoas. 

Mesmo em times presenciais, o alcance deve ser observado, garantindo que os comunicados, as reuniões, os relatórios etc, estejam atingindo todos os setores. 

Assertividade 

Ruídos na comunicação são desafios em todos os aspectos da vida e na trajetória corporativa não é diferente. Eles podem arruinar um time, um planejamento e os processos.  

Por isso, é importante que colaboradores e líderes conheçam estratégias de comunicação assertiva. Ou seja, que saibam se comunicar de forma clara e eficiente, seja presencialmente ou à distância.  

Aqui novamente é importante destacar a necessidade de cuidados específicos em equipes remotas, pois os desafios de assertividade são ainda maiores neste caso. Afinal, as pessoas não terão a linguagem não verbal, tudo deve ser comunicado de forma verbal. 

Integração entre equipes 

O alinhamento entre times é fundamental para que a empresa possa alcançar seus objetivos de forma consistente. No entanto, falhas de comunicação podem impedir que os times sejam integrados e consigam trocar entre si de forma eficiente.  

Equipe reunida para discussão de ideias
Uma comunicação eficiente entre as equipe gera mais resultados para a empresa

A empresa que consegue implementar uma dinâmica de comunicação eficiente não somente entre os colaboradores de um time, mas também entre os diversos times, tem mais chances de sucesso nos processos e resultados.  

Uso adequado de ferramentas 

O mercado atual oferece uma infinidade de ferramentas para comunicação corporativa, desde aplicativos de mensagens instantâneas até plataformas completas para construção de times e comunidades.  

Porém, o uso adequado dessas ferramentas ainda é um desafio. O simples cadastro dos colaboradores em plataformas como o Slack ou semelhantes, por exemplo, não é o suficiente para estabelecer uma comunicação estratégica.  

É necessário treinar os times para o uso adequado de cada funcionalidade, quando utilizar comunicação síncrona ou assíncrona e como se comunicar assertivamente por meio desses aplicativos.  

Capacitação 

De acordo com a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, realizada pela Ação Integrada Agência de Comunicação em parceria com a Aberje, para 70% das empresas o maior desafio da comunicação entre times é engajar gestores como comunicadores. 

Na metade das respondentes, o líder é o principal canal da empresa com os colaboradores, ou seja, o meio direto de interação com o restante do ecossistema. Por isso, é fundamental que essas pessoas sejam capacitadas para se comunicarem assertivamente.  

No entanto, muitas empresas ainda negligenciam a necessidade de treinamentos de comunicação, tanto para líderes como para colaboradores. Isso provoca um efeito cascata: gestores que se comunicam mal formam times que se comunicam mal. 

Como superar os desafios de comunicação empresarial? 

Para superar os desafios de comunicação empresarial interna, é preciso adotar uma abordagem estratégica e sistemática. Ou seja, não basta contar com o senso geral, é necessário adotar medidas para tornar a comunicação mais efetiva. 

Algumas das principais estratégias para superar esses desafios incluem: 

Criar uma cultura  

É importante que a empresa fomente uma cultura que valorize a comunicação como uma parte importante do processo. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, palestras e campanhas internas de conscientização. 

Além disso, gestores precisam estar preparados e capacitados para gerar senso de confiança em seus times, para que seus supervisionados se sintam confiantes para se expressar, trocar ideias e engajar. 

Utilizar diferentes canais 

Cada colaborador pode ter preferência por diferentes canais de comunicação, como e-mail, intranet, redes sociais corporativas, comunicados impressos, reuniões presenciais, entre outros.  

É importante utilizar todos os recursos possíveis: ferramentas síncronas e assíncronas, visuais e não visuais. Além disso, é importante estabelecer regras para a utilização de cada um, a fim de evitar o mau uso dessas ferramentas. 

Estabelecer metas claras e mensuráveis 

Também como já mencionado, a comunicação interna é uma área que merece atenção como qualquer outra dentro da empresa. Por isso é importante definir objetivos claros para ela, assim como acontece em outros planejamentos corporativos. 

Isso deve ser feito estabelecendo indicadores para medir o sucesso da estratégia implementada, como: níveis de engajamento, de ruídos na comunicação identificados, motivação dos colaboradores, aumento ou diminuição de retrabalhos etc. 

Isso permite que a empresa avalie o desempenho da comunicação interna e identifique oportunidades de melhoria. 

Fornecer feedbacks regulares 

Se o gestor não disser ao colaborador como está seu desempenho, ele deduzirá sozinho. Isso pode provocar distorções e ruídos de comunicação, desmotivar uma equipe inteira ou até mesmo causar uma sucessão de erros em processos.  

Por esse motivo, os gestores devem fornecer feedbacks regulares aos colaboradores, reconhecendo as suas contribuições e orientando-os em relação às áreas que precisam de aprimoramento. 

Promover a transparência 

Uma empresa transparente em relação às suas ações e decisões, permite que os colaboradores se sintam mais envolvidos e engajados com o negócio.  

Logicamente, existem dados e informações que nem sempre cabem a todos saber. Mas os times são parte de um corpo maior (a empresa) e precisam se sentir integrados ao processo.  

Então faz a diferença manter todas as pessoas a par dos objetivos e estratégias da empresa, no curto, médio e longo prazo. Isso pode até mesmo permitir que pessoas de diferentes setores contribuam com ideias e aumentem a integração geral.  

Consequências de uma má gestão da comunicação corporativa 

Os desafios da comunicação empresarial podem ser difíceis de lidar. Em alguns casos, mais do que simplesmente implementar novas ferramentas, será necessário investir tempo e capital para capacitar os times e desenvolver uma nova cultura de engajamento.  

Porém, deixar de lado esse aspecto do negócio pode ser ainda mais custoso, gerando uma série de consequência negativas, como: 

  • Conflitos internos entre colaboradores e gestores, provocados por ruídos de comunicação;  
  • Queda da produtividade, devido à falta de clareza e objetividade nas instruções e metas;  
  • Perda de oportunidades de negócios;  
  • Baixa motivação dos colaboradores, que podem se sentir desvalorizados e ficar desengajados;  
  • Dificuldade em reter talentos, já que os colaboradores buscarão outras empresas onde se sintam mais valorizados e bem-informados;  
  • E até mesmo prejuízos financeiros, especialmente em casos de falhas na comunicação com clientes, fornecedores e parceiros. 

Treinamentos para melhorar a comunicação empresarial 

Uma das formas de superar os desafios de comunicação da empresa é manter gestores e colaboradores capacitados.  

A capacitação permite que todos estejam alinhados com a cultura e os valores da empresa, além de serem capazes de se comunicar de forma eficaz.  

A SOAP tem diferentes treinamentos de comunicação para times corporativos, ensinando habilidades como: 

  • Liderança; 
  • Como fazer apresentações; 
  • Storytelling; 
  • Comunicação assertiva; 
  • Ferramentas digitais; 
  • Netiquita e muito mais. 

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