Confira os benefícios de realizar um curso de oratória 

O curso de Oratória desenvolve nossa capacidade de falar em público.

Treinamento SOAP
26/07/2022
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

O curso de Oratória desenvolve nossa capacidade de falar em público. Portanto, conseguimos lidar com diversos contextos de comunicação nas empresas.

As habilidades ligadas à Oratória estão sendo cada vez mais exigidas no ambiente de trabalho. Quase todas as funções dependem de uma boa comunicação, pois é o que permite que as pessoas trabalhem em equipe e atinjam resultados em conjunto.

Neste conteúdo, explicamos por que vale a pena desenvolver essas habilidades de comunicação. Continue a leitura!

Quando fazer um curso de Oratória

O curso de Oratória é indicado para quem tem medo de falar em público ou deseja melhorar o desempenho diante de uma audiência. Mesmo que uma pessoa tenha mais facilidade que outra, a maioria vai conseguir evoluir ao conhecer as ferramentas e técnicas.

Elas podem ser aplicadas no dia a dia dos ambientes empresariais, por exemplo:

  • reuniões;
  • entrevistas de emprego;
  • apresentações;
  • campanhas;
  • eventos corporativos;
  • aulas em treinamentos.

Quando pensamos em bons oradores, talvez a primeira imagem que venha à mente seja de uma pessoa diante de uma plateia. Contudo, a Oratória é fundamental no dia a dia, em que precisamos nos comunicar com grupos de pessoas o tempo todo.

Para quem é indicado

A capacitação em Oratória terá um grande impacto para quem nunca falou em público. Afinal, será possível compreender o processo de comunicação diante de uma audiência, bem como aprender o caminho para ter um bom desempenho.

Além disso, certas funções estão particularmente conectadas com a necessidade de falar bem:

  • líderes e gestores;
  • vendedores;
  • palestrantes;
  • advogados;
  • profissionais de relações públicas;
  • profissionais de RH;
  • professores e facilitadores.

A busca por capacitação pode ser uma iniciativa do profissional ou da empresa. Um bom exemplo são os vendedores e os profissionais do departamento jurídico, em que o curso de Oratória está conectado com as necessidades de qualquer membro do time. Portanto, são uma excelente alternativa de treinamento.

O que você aprende no curso de Oratória

O curso de Oratória desenvolve uma série de habilidades humanas, que serão úteis dentro e fora do palco. Veja o que você verá em uma boa formação.

Retórica

Aprendemos a usar o discurso para o convencimento. Nesse sentido, a Retórica complementa as técnicas de Oratória, cuidando da forma como devemos nos comunicar para impactar a audiência.

Argumentação

Também organizamos o raciocínio em argumentos mais consistentes. Aliás, hoje é muito comum que essa argumentação aconteça com o auxílio de dados durante a apresentação.

Persuasão

O curso de Oratória costuma tomar emprestado os conhecimentos sobre o funcionamento da mente humana. Neles, tentamos entender como é o processo de convencimento, as técnicas e gatilhos mentais que podem ser utilizados.

Linguagem corporal

A preparação envolve, ainda, toda a parte de comunicação não verbal. Movimentos do corpo, ocupação de espaço, postura, tudo isso é assunto da Oratória.

Autoconfiança

Por fim, existe a construção da Inteligência Emocional para você estar confortável diante do público.

Você pode se aprofundar e tirar dúvidas gratuitamente sobre esses temas na Maratona de Comunicação da SOAP!

Os benefícios do curso de Oratória

Quem participa de um curso de Oratória consegue bastante destaque profissional. Falar bem é uma habilidade que, sem dúvidas, faz a diferença no contexto empresarial. Além disso, você aumentará sua autoconfiança, autoconhecimento, transmitindo uma mensagem clara e objetiva com alta performance e controle das suas emoções.

Conquistar a confiança do público

Em diversas situações, precisamos conquistar a confiança e aprovação do público. Apresentar os resultados em uma reunião, oferecer um novo projeto, vender um produto da empresa, motivar uma equipe de colaboradores, há incontáveis exemplos.

Acessar novas oportunidades de carreira

Também conquistamos novas oportunidades de carreira. É possível, por exemplo, usar as competências e experiências para oferecer cursos e workshops online, podendo atingir um grande número de pessoas — o que torna a carreira escalável.

Ser um líder mais eficaz

Outra possibilidade são os cargos de liderança. Cada vez mais, o líder não apenas é alguém que tem um bom desempenho individual, mas que consegue coordenar e auxiliar a performance da equipe. Para isso, falar bem é muito importante.

Vender ideias, projetos, produtos e serviços

Enfim, a Oratória pode ajudar em todas as situações que precisamos vender uma ideia, produto, serviço etc. Aqui na SOAP, você encontra opções tanto para empresas como para capacitar profissionais que buscam o crescimento de carreira.

O SOAP Apresentador prepara colaboradores e equipes para empregarem a Oratória nas atividades profissionais, como reuniões, pitchs e apresentações. Já o Super! Oratória é um programa para pessoas que entendem a importância de falar bem e adquirirem essas habilidades, considerando o crescimento de carreira.

Você encontra boas opções para se desenvolver ou capacitar as pessoas da sua empresa. Hoje, a Oratória é cada vez mais relevante no contexto profissional, e vale a pena investir em uma formação completa.

Conheça a escola SOAP e confira o que você vai aprender no curso Super! Oratória e aproveite também para desenvolver os talentos da sua empresa através do treinamento SOAP Apresentador!

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"


Posts Relacionados

Por que falar em público te coloca em uma posição de liderança?

Liderança
27/03/2024
leia agora

Como melhorar a dicção com 5 dicas

Oratória
12/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França