Descubra a importância dessas duas habilidades no ambiente de trabalho
Comunicação interpessoal e intrapessoal são dois conceitos distintos, embora as palavras sejam parecidas. Eles dizem respeito a quem se destina a mensagem: ao outro ou a si mesmo.
Enquanto a comunicação interpessoal refere-se à troca entre duas ou mais pessoas — podendo ocorrer de forma verbal ou não verbal —, a comunicação intrapessoal ocorre internamente, dentro do indivíduo.
Características da comunicação interpessoal:
Características da comunicação intrapessoal:
Ambos os tipos de comunicação são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional, cada um desempenhando papéis únicos na maneira como interpretamos e interagimos com o mundo ao nosso redor
A comunicação interpessoal é um processo bidirecional que não apenas engloba a fala, mas também a linguagem corporal, expressões faciais, tom de voz e até o silêncio. Alguns exemplos incluem:
A comunicação intrapessoal é unidirecional e é fundamental para o autoconhecimento, regulação emocional e desenvolvimento pessoal, influenciando diretamente a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. Alguns exemplos que ilustram isso:
Tanto a comunicação interpessoal quanto a intrapessoal são importantes no ambiente de trabalho. Elas influenciam na qualidade das relações profissionais e na produtividade.
Esse fato sobre a comunicação interpessoal não é nenhuma novidade para quem acompanha a SOAP. Sabemos que a efetividade nas nossas trocas molda a forma como somos vistos e a eficiência das empresas.
Mas por que a comunicação intrapessoal (interna) também importa?
Acontece que refletir sobre suas próprias atitudes, comportamentos e metas, leva a maior autoconsciência e autogestão. E essas características vão impactar diretamente na forma como nos posicionamos.
Pessoas conscientes de si mesmas compreendem suas próprias emoções, pontos fortes, fraquezas e o impacto de suas ações sobre os outros. A autoconsciência permite que uma pessoa reconheça quando está sob estresse ou quando suas emoções podem afetar seu desempenho, por exemplo.
Por isso, a habilidade de se comunicar efetivamente consigo mesmo também é sobre autoconhecimento. E isso ajuda na tomada de decisões conscientes, no gerenciamento do estresse e na manutenção do foco e da motivação.
Além disso, a comunicação intrapessoal serve como alicerce para aprimorar as habilidades de comunicação interpessoal. Indivíduos que compreendem e gerenciam bem seus próprios pensamentos tendem a ser mais empáticos, assertivos e eficientes na comunicação com os outros.
A comunicação interpessoal pode ser classificada de várias maneiras, dependendo de diferentes critérios como o meio utilizado, o contexto da comunicação. Mas podemos citar as duas principais:
A comunicação verbal, que utiliza palavras (faladas ou escritas) para transmitir mensagens. Inclui conversas face a face, chamadas telefônicas, reuniões, apresentações, e-mails, cartas e mensagens instantâneas.
A comunicação não verbal, que é a transmissão de mensagens sem o uso de palavras. Isso inclui linguagem corporal (como gestos e expressões faciais).
Reserve tempo regularmente para refletir sobre suas experiências, sentimentos e comportamentos. Pergunte a si mesmo por que você reage de certas maneiras e o que pode aprender com suas experiências.
Escrever sobre seus pensamentos, sentimentos e as lições aprendidas durante o dia pode ajudar a processar suas experiências e aumentar seu nível de autoconsciência.
Essas práticas ajudam a melhorar a consciência do momento presente, permitindo-lhe observar seus pensamentos e sentimentos sem julgamento, o que pode melhorar significativamente a comunicação intrapessoal.
Aprenda a identificar, entender e gerenciar suas próprias emoções. Isso envolve reconhecer como suas emoções afetam seus pensamentos e comportamentos e usar essa consciência para agir de forma mais positiva.
Receber feedback de amigos, familiares ou colegas de trabalho pode fornecer insights valiosos sobre como você se percebe versus como os outros o percebem, o que pode melhorar sua autoconsciência.
Aprenda escuta ativa: prestar atenção, não interromper, mas também demonstrar interesse no que o interlocutor está dizendo e, de fato, buscar atendê-lo.
Tente entender os sentimentos, pensamentos e perspectivas dos outros. Colocar-se no lugar do outro pode ajudar a melhorar a qualidade da comunicação e a fortalecer as relações.
Seja claro e direto na sua comunicação. Especialmente em contextos de trabalho, busque ser assertivo em feedbacks, mensagens, reuniões, apresentações etc.
Saiba como dar e receber feedback de maneira construtiva. Expresse apreciação pelos pontos fortes, mas também ofereça sugestões de melhoria de maneira respeitosa.
Trabalhe em suas próprias inseguranças e áreas de desenvolvimento, como a capacidade de lidar com críticas ou controlar o estresse, o que pode impactar negativamente sua comunicação.
Desenvolver todas essas habilidades que mencionamos acima é o primeiro passo para melhorar sua comunicação interpessoal. Para isso, não existe receita mágica: é necessário estudar.
Tendemos a cair no erro de achar que, pelo fato de que a comunicação é algo natural e instintivo para o ser humano, não seja necessário desenvolvê-la. No entanto, treinar comunicação é necessário para ser mais assertivo nos relacionamentos interpessoais (e no intrapessoal).
A comunicação interpessoal é menos despretensiosa do que parece e explorar seu potencial pode transformar suas relações profissionais. É isso que mostramos no treinamento SOAP Comunicação Interpessoal.
O curso in company aborda conceitos de comunicação fundamentais para profissionais que pretendem obter melhores resultados em suas interações a partir de técnicas de Neurociência e Programação Neurolinguística (PNL).
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