Como utilizar a comunicação assíncrona de forma eficaz no trabalho

Entre os desafios mais comuns dos líderes, a comunicação é um dos principais — sobretudo quando existe o distanciamento físico.

Treinamento SOAP
27/05/2021
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Entre os desafios mais comuns dos líderes, a comunicação é um dos principais — sobretudo quando existe o distanciamento físico. 

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), a digitalização do diálogo interno, trabalho remoto e reforço no contato com a liderança são tendências, que obrigam as organizações a entender a comunicação assíncrona.

Esse modelo de se comunicar é utilizado a todo momento nas empresas, mas ganhou uma importância ainda maior quando nos vimos em um cenário de pandemia. Entender como utilizar a comunicação assíncrona de forma eficiente agrega valor ao trabalho das lideranças. A seguir, você verá mais sobre o assunto.

Vem com a gente e fique por dentro de como utilizar a comunicação assíncrona!

O que é e como funciona a comunicação assíncrona?

A comunicação assíncrona envolve duas ou mais pessoas que não estão no mesmo ambiente de diálogo ao mesmo tempo. Ou seja, não acontece em tempo real e depende da disponibilidade de ambos os participantes para que os objetivos de comunicação sejam conquistados.

Um bom exemplo de comunicação assíncrona é o treinamento online gravado. Disponível em uma plataforma, onde o participante tem a flexibilidade de assistir ao conteúdo e realizar as atividades quando quiser. 

O horário que cada colaborador vai consumi-lo pode variar de acordo com a agenda, mas todos terão o mesmo aprendizado.

Ela também acontece no envio de um e-mail ou de uma mensagem nos aplicativos de comunicação, ou redes sociais. 

O colaborador pode ver cinco minutos após o recebimento, horas ou até dias depois. Pois, em alguns casos, em locais mais remotos pode haver a dificuldade de conexão com a internet.

Comunicação síncrona x comunicação assíncrona

A comunicação síncrona é aquela que acontece em tempo real. Essa é a modalidade em que emissores e receptores conversam presencialmente, ou via ferramentas online, mas estão presentes no assunto em um mesmo momento. 

Ela acontece em reuniões de feedback, apresentações profissionais, palestras na empresa, entre outros.

Os benefícios da comunicação síncrona são amplos. Por exemplo, ela está bastante relacionada à urgência. 

Quando há necessidade de um retorno imediato, deixar um recado não é a melhor das alternativas. Porém, há casos em que os participantes podem não ver valor nesse imediatismo.

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Quais são os principais benefícios da comunicação assíncrona?

Comunicar de maneira não presencial e fora do sincronismo entre os participantes tem suas vantagens. Conheça agora os benefícios da comunicação assíncrona:

  • registro de informações;
  • transparência;
  • melhora da produtividade;
  • flexibilidade na gestão do tempo;
  • promove o planejamento;
  • contratação de novos talentos.

Veja como funciona cada um desses benefícios da comunicação assíncrona.

Registro de informações

Com a comunicação assíncrona, temos documentação registrada e disponível para consultas. 

Em um diálogo que acontece em tempo real, por exemplo, a pessoa pode esquecer o que foi falado ou desconversar quando for cobrado posteriormente. Isso não acontece em um e-mail de follow up, que tem os registros gravados.

Transparência

A transparência que o negócio adquire com a prática da comunicação assíncrona é eficiente para líderes e liderados. 

Os colaboradores podem se organizar melhor com feedbacks recebidos, instruções, solicitações, enquanto a empresa garante entregas no prazo, entre outros.

Melhora da produtividade

A melhora da produtividade ocorre porque podemos dizer que os colaboradores se tornam autodidatas, pois sabem onde buscar instruções. 

Entenda melhor, e-mails e treinamentos online estarão sempre disponíveis para que o colaborador acesse no momento mais oportuno de seu dia. 

Assim, não quebra uma rotina de trabalho o tempo para falar ao telefone com os superiores, consumir os conteúdos de desenvolvimento ou pedir informações.

Flexibilidade na gestão do tempo

A comunicação assíncrona colabora com a flexibilidade na gestão do tempo das organizações. 

Isso acontece porque os colaboradores têm mais tempo para responder questões ou acompanhar treinamentos. Essa é uma vantagem que pode evitar os desentendimentos das respostas rápidas.

Promove o planejamento

Quando a empresa usa a comunicação assíncrona aproveitando os seus benefícios, os colaboradores conseguem planejar as suas atividades. 

Isso é importante para evitar stress, pois determinadas reuniões e treinamentos presenciais podem atrasar a rotina dos trabalhadores.

Contratação de novos talentos

O trabalho a distância é uma modalidade que caiu nas graças dos empresários e trabalhadores. 

Com isso, não há mais barreiras para a contratação de novos talentos. Principalmente, nesses casos, a comunicação assíncrona é a ferramenta mais eficaz, pois pode ser utilizada desde os primeiros contatos até a efetivação do funcionário na organização.

Como otimizar a comunicação assíncrona no trabalho?

Com a adoção do home office acelerada pela pandemia, a comunicação assíncrona tornou-se uma realidade ainda mais próxima dos profissionais. 

Os desafios pegaram alguns trabalhadores de surpresa, sobretudo ao nível de liderança. Afinal, como gerenciar os colaboradores de longe? E como manter diálogos eficientes com toda a equipe?

É interessante conhecer as boas práticas desse tipo de comunicação nas empresas para tirar o melhor proveito de qualquer forma de diálogo. 

Essa preocupação se reforça principalmente diante do cenário em que a grande tendência é a continuidade do trabalho remoto após o fim da pandemia, conforme revela a Agência Brasil.

Sendo assim, conheça dicas importantes para implantar a comunicação assíncrona no trabalho:

  • faça uma contextualização;
  • saiba aguardar retorno no tempo da pessoa;
  • use os canais mais indicados de comunicação;
  • treine as equipes;
  • avalie o processo.

Entenda cada uma das nossas dicas para adotar a comunicação assíncrona com maiores detalhes.

Faça uma contextualização

Em casos de deixar uma mensagem no chat ou enviar um e-mail com solicitações, ou cobranças, lembre-se de oferecer contexto. 

As pessoas têm seus problemas, aflições e tarefas com que se preocupar, e costumam conversar com colegas e superiores sobre diversos assuntos. Nesse sentido, é importante situá-la no assunto a ser abordado.

O bom líder é aquele que possibilita o crescimento de seus liderados. Por isso, uma boa prática de comunicação assíncrona, nesse quesito, é enviar e-mail de follow up ao final de reuniões — seja ela a respeito de um comunicado, mudança de estratégia e proposta de metas, seja sobre o feedback oferecido e próximos passos para o profissional.

Nesse e-mail, vale uma introdução (“conforme conversado em reunião, na qual ficou estabelecido que…”). 

O colaborador terá essa lembrança para colocar em prática, enquanto o líder reúne a documentação para análises de desempenho — seja na melhoria de performance, seja na queda de produtividade ou descumprimento de combinados.

Saiba aguardar retorno no tempo da pessoa

Como vimos, uma das principais características da comunicação assíncrona é a ausência de urgência. 

Então, caso procure as ferramentas de mensagem para um assunto de extrema importância, terá que aguardar o tempo da pessoa. Não há como cobrar que ela esteja 100% disponível para a resposta.

Isso não quer dizer que o colaborador está desinteressado ou improdutivo. Ele pode estar em meio a uma reunião com cliente, por exemplo, em que, para metas e afazeres, é mais urgente que o seu assunto. Nesses casos, vale buscar a comunicação síncrona.

Use os canais mais indicados de comunicação

Até aqui, passamos por comunicação assíncrona realizada por e-mail, rede social de mensagens, chats de empresa, entre outros. 

Vale lembrar que cada uma dessas ferramentas é indicada para um tipo de diálogo. Algo mais simples e menos urgente pode ser dito em conversas informais, enquanto assuntos sérios demandam a documentação e formalidade.

Na posição de gestor, seja qual for a área de atuação, vale considerar as ferramentas ideais para treinamentos também. 

Sendo parte essencial ao desenvolvimento de equipes, é preciso escolher boas plataformas com suporte e a aprendizagem significativa de que o colaborador necessita.

Treine e eduque as equipes

Fornecer educação por meio de treinamentos é uma das melhores maneiras das organizações alcançarem seus objetivos. Portanto, treine as equipes para que elas saibam utilizar com eficiência cada uma das ferramentas de comunicação utilizadas na empresa.

Avalie o processo

Avalie periodicamente o processo de comunicação assíncrona adotado na empresa. Faça pesquisas com os colaboradores e com os seus clientes. Em seguida, analise os resultados dos feedbacks e corrija as incoerências.

Quais são as principais ferramentas no processo da comunicação assíncrona?

A tecnologia disponibiliza vários aplicativos para facilitar o ato de comunicação verbal e não verbal no trabalho. As empresas perceberam a eficácia desses softwares e adotaram os mais eficientes para a comunicar de maneira assíncrona.

Algumas empresas costumam confundir as ferramentas de comunicação com as de planejamento. Para evitar confusão devemos entender como funcionam esses softwares.

Ferramentas de comunicação de mensagens

As ferramentas de comunicação têm como função principal enviar mensagens ou fazer reuniões e conferências.

Conheça agora as principais ferramentas no processo da comunicação assíncrona ideais para a de informações e mensagens:

  • e-mails;
  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • chats internos;
  • Slack;
  • SPE;
  • Zoom;
  • Hangouts.

Ferramentas de planejamento e gestão

As ferramentas de planejamento e gestão são uma maneira de se comunicar de modo assíncrono. No entanto, elas são plataformas para as pessoas colocarem as mãos na massa, ou seja, executarem tarefas compartilhadas em seus cartões.

Confira algumas das principais ferramentas de planejamento:

  • Trello;
  • Notion;
  • JIRA;
  • Asana;
  • Evernote.

Então, esperamos que a comunicação assíncrona tenha ainda mais importância para você de agora em diante. Apostar em boas práticas nesse quesito é benéfico para todas as partes envolvidas. 

Quando bem-feita, evita desentendimentos, ruídos de comunicação, entre outros desencontros. Considere sempre os objetivos do diálogo e, com isso, as ferramentas e níveis de formalidade compatíveis.

Gostou do conteúdo? Para obter melhores resultados no relacionamento entre equipes e com os profissionais em geral, complemente a leitura com o nosso post sobre comunicação síncrona.



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