Comunicação agressiva: entenda o que é e como ela pode causar problemas nas empresas

A comunicação é uma das essential skills para quem trabalha com pessoas.

Treinamento SOAP
08/02/2023
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A comunicação é uma das essential skills para quem trabalha com pessoas. É por meio dela que expressamos nossas vontades, intenções e necessidades. 

Assim, saber se expressar com clareza, objetividade e empatia é fundamental dentro do ambiente organizacional.

Por outro lado, empresas que praticam a comunicação agressiva costumam sofrer com colaboradores estressados, clima organizacional ruim e alta taxa de turnover. 

Deve-se lembrar que o exercício das atividades laborais já é bastante desafiador. Por isso, aprender a se comunicar de forma assertiva e inteligente faz toda a diferença. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando esse conteúdo!

Conheça a importância de uma boa comunicação nas equipes

Muitas vezes a habilidade de saber se comunicar é negligenciada. No entanto, essa é uma ferramenta poderosa. Com seu apoio, a pessoa se torna capaz de expressar seus sentimentos, assim como acessar e persuadir outras pessoas.

Um bom comunicador tem o poder de reduzir conflitos, pacificar ambientes, aproximar pessoas e contornar mal-entendidos. Da mesma forma, é fundamental para fornecer feedbacks negativos com o menor impacto possível e evitar crises.

Por outro lado, o oposto também acontece. Quem não presta atenção no que fala ou age de qualquer jeito, pode criar desconforto, passar mensagens erradas e até mesmo arruinar o clima organizacional.

Porém, as consequências de uma comunicação agressiva não param por aí. Ela tende a se espalhar e resultar em quedas na produtividade, performance e até mesmo em problemas de saúde. Comprometendo seus lucros.

Entenda o que é a comunicação agressiva

Como o próprio nome sugere, a comunicação agressiva é pautada em um tipo de linguagem tanto verbal quanto de expressão corporal caracterizada pela hostilidade e exaltação.

As pessoas que se comunicam dessa forma tendem a ser ríspidas, ácidas, com gestos exagerados, entonação de voz alterada e usam essa estratégia para manipular as demais e ganhar por meio da “força”.

Essa modalidade geralmente é bastante impositiva e tem pouco espaço para troca e argumentação. Quem está do outro lado geralmente se sente acuado e inseguro, ou então se irrita e desconta em outro colega, formando um círculo bastante nocivo.

Veja algumas das principais características de quem se comunica dessa forma. 

  • expressão facial fechada – estão sempre mal-humoradas e sérias;
  • falam de forma hostil e são adepta do sarcasmo para intimidar e diminuir os outros – são ríspidas com os colegas e usam o deboche para desmerecer o desempenho do colega;
  • gesticulam de forma exagerada – ao chamar a atenção de alguém, gesticulam muito e de forma agressiva;
  • tendem a falar como se fossem superiores – agem como se os outros colegas ou subordinados fossem inferiores a si próprio;
  • são grosseiras na forma de falar – quando vão pedir algo ou dar um feedback são grosseiras e confundem isso com honestidade;
  • são inflexíveis – acham que estão certas e abrem pouco espaço para o diálogo;
  • se exaltam com facilidade – se irritam facilmente e tem reações exageradas com qualquer falha ou quando alguém pergunta a mesma coisa mais de uma vez, por exemplo;
  • tem dificuldade de ouvir – não aceitam a opinião alheia.

Confira as consequências da comunicação agressiva na sua empresa

É muito comum encontrar pessoas que se comunicam de forma agressiva dentro das empresas. Isso é extremamente prejudicial tanto para a convivência quanto para os seus resultados.

Dependendo da gravidade do caso, isso pode levar ao adoecimento, queda na produtividade e turnover. Confira algumas das principais delas a seguir.

Falta de engajamento

Quando os líderes praticam uma comunicação agressiva, é comum que isso contamine o resto da equipe, já que a pessoa agredida tende a descontar isso em seu subordinado e assim sucessivamente.

Além disso, o colaborador passa a fazer apenas o estritamente necessário e não se envolve nos processos. O que compromete o engajamento e a produtividade.

Aumento do turnover

A rotatividade de funcionários é sempre prejudicial para a empresa. Processos de recrutamento e seleção são caros; também existem muitos gastos com treinamento.

Se o colaborador não fica tempo suficiente na empresa, você precisa estar sempre treinando alguém novo, fazendo com que perca tempo e dinheiro.

Confrontos constantes

Os conflitos são bastante comuns e fazem parte do dia a dia das empresas. Eles permitem que pessoas com diferentes posicionamentos possam se comunicar e evoluir.

Por outro lado, os confrontos são extremamente prejudiciais. Eles se resumem a brigas e a necessidade de provar a qualquer preço o próprio ponto de vista. 

Esse tipo de problema raramente se restringe ao caso que está sendo discutido e acaba resultando em uma inimizade e até mesmo boicotes.

Adoecimento

Hoje em dia muito se fala em saúde mental no ambiente corporativo. Empresas que não se preocupam em manter a comunicação violenta podem sofrer com colaboradores estressados, acuados e consequentemente adoecidos.

Além de comprometer a produtividade, isso ainda aumenta o número de afastamentos e prejudica sua imagem no mercado, afastando profissionais talentosos.

Problemas judiciais

Todo mundo tem direito de ingressar em juízo para defender seus direitos. Contudo, quando o colaborador gosta da empresa e é engajado, geralmente dá preferência a resolver essas questões de forma amigável.

Por outro lado, aqueles que se sentem agredidos e maltratados, não hesitam em propor ações, gerando dores de cabeça e prejuízos financeiros.

Veja como evitar a comunicação agressiva no seu time

A comunicação agressiva é um problema recorrente dentro do ambiente empresarial. Ela pode ser resultado da personalidade do colaborador e até mesmo de problemas externos que estejam passando. Porém, é possível aplicar medidas para reduzir o problema.

Atue com firmeza

Uma das melhores maneiras de lutar contra a comunicação agressiva é ser firme e assertivo. Procure falar de forma respeitosa, porém sem deixar se se impor.

Ainda que a outra parte esteja descontrolada, mantenha o equilíbrio e use a inteligência emocional para usar as palavras certas e contornar o conflito. Demonstre que com atitude agressiva a outra pessoa não vai conseguir o que quer com você.

Abra espaço para o diálogo

A troca de informações é fundamental para uma boa comunicação para a carreira. Portanto, abra espaço para que todos possam dar suas opiniões e expressar o que pensam, como frustrações e desejos.

Para que isso funcione, é adequado que a pessoa sinta confiança. Dessa forma, nada de usar isso contra ela no futuro.

Em um espaço em que o colaborador agressivo se sinta ouvido e respeitado, vai ser mais fácil receber um feedback de forma produtiva.

Ouça com atenção

Muitas vezes um comunicador agressivo é uma pessoa que tem dificuldade em expressar seu descontentamento ou suas frustrações.

Por isso, procure praticar a escuta e dê espaço para que a pessoa possa falar sobre o que a aflige. Tende, entende e se coloca no lugar dela. Demonstre empatia e solidariedade, ainda que não concorde com suas razões.

O respeito e a valorização são muito importantes para neutralizar pessoas reativas dentro do ambiente de trabalho e pode ser o primeiro passo para uma mudança de postura.

Ofereça feedbacks

Saber se comunicar com clareza e eficiência é essencial para o sucesso profissional. Nem sempre sua equipe vai se comportar da forma que deseja, e erros podem acontecer com qualquer um.

Por isso, oferecer feedbacks de forma assertiva é algo de grande relevância! Reconhecer pontos fortes e apontar fragilidades com respeito e empatia reduz ruídos e aumenta a produtividade. Afinal, cada um vai saber exatamente o que precisa fazer para se tornar melhor.

A comunicação agressiva é extremamente nociva dentro de uma empresa. Por isso, é sempre conveniente promover a assertividade. 

Felizmente, essas são habilidades que podem ser desenvolvidas por meio de ferramentas como a SOAP no Alvo e SOAP comunicação interpessoal.

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