Saber estabelecer limites é importante para a saúde mental e para a produtividade no trabalho
Você já perdeu uma aula importante ou cancelou um compromisso com amigos? Já perdeu uma apresentação do filho porque aceitou uma demanda maior do que podia suportar? Muitas vezes, isso acontece porque não sabemos como dizer “não” ao chefe de maneira educada e assertiva.
O medo de perder o emprego – especialmente em tempos de crise econômica – ou de ser visto como um colaborador pouco comprometido pode nos levar a aceitar mais do que conseguimos manejar.
Essa incapacidade de estabelecer limites claros pode levar ao esgotamento mental. Uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que 43% dos entrevistados dizem que estão sobrecarregados no trabalho e 31% sofrem pressão por resultados e metas.
Antes de tudo, é importante que você não se sinta pressionado a responder de imediato. Esse é um dos pontos fundamentais para quem deseja aprender a dizer não de forma educada. Isso não se aplica apenas a líderes ou gestores, mas também a outras situações no ambiente de trabalho.
Por isso, considere a urgência e a importância da tarefa. Pergunte-se a si mesmo se realmente não pode cumprir a demanda ou se é uma questão de organização.
E para não deixar o seu chefe no vácuo enquanto avalia a situação, você pode dizer: “Entendo que essa tarefa é importante, mas preciso avaliar minha carga de trabalho atual para garantir que posso entregar com qualidade.”
Se você está se sentindo com uma sobrecarga no trabalho e seu chefe quer adicionar mais tarefas à sua lista, é justo perguntar quais de suas responsabilidades devem ser priorizadas.
Uma alternativa é dizer: “Vamos entender juntos o que é mais importante pra agora? Existe algo que eu possa colocar em segundo plano ou que seja feito por outra pessoa?”
Procure não usar um tom impaciente ou frustrado. Afinal, você não está simplesmente expressando como se sente, mas ajudando seu chefe a avaliar o que é realista.
Evite desculpas excessivas e mantenha a calma, sem precisar dar muitas voltas ao ter que recusar uma tarefa. Certifique-se de que sua recusa seja explícita e esteja aberto ao diálogo para encontrar soluções alternativas.
Ser direto ao dizer “não” ao chefe constrói uma reputação de confiança e integridade no ambiente de trabalho.
Por isso, use uma uma linguagem assertiva, mas respeitosa. Você pode dizer: “Agradeço a confiança, mas neste momento não consigo assumir essa tarefa adicional”.
Se for possível, ofereça alternativas viáveis ao dizer não para o seu chefe. Isso mostra que você deseja contribuir de outras maneiras, mesmo que não possa assumir a tarefa solicitada.
E você pode responder assim: “Entendo a importância dessa tarefa. Mas, no momento, tenho outras demandas que estão com os prazos apertados. Posso sugerir uma alternativa? Talvez delegar essa tarefa para outro membro da equipe que tenha disponibilidade ou podemos reavaliar a urgência e estabelecer um prazo mais flexível para a conclusão.”
Você também pode ter uma atitude proativa, oferecendo-se para ajudar de outra maneira. Por exemplo: “Eu não consigo fazer isso agora, mas posso reunir a equipe para encontrar uma solução alternativa.”
Estabelecer limites saudáveis com o chefe traz uma série de benefícios para o funcionário e para a dinâmica geral do ambiente de trabalho. Veja alguns deles a seguir:
No dia a dia do trabalho, comunicar-se de forma assertiva faz toda a diferença. É simples: quando você expressa suas ideias e necessidades de maneira clara e respeitosa, tudo flui melhor e isso evita mal-entendidos e conflitos desnecessários.
Além disso, ser assertivo ajuda a estabelecer limites saudáveis, o que é importante para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Vale lembrar que uma comunicação assertiva não é uma comunicação agressiva. Pelo contrário, ser uma pessoa assertiva é entender que você precisa praticar a empatia, lembrando-se sempre de quem está do outro lado recebendo a mensagem.
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