Relacionamento, resultados, confraternização, metas, planejamento.
Relacionamento, resultados, confraternização, metas, planejamento. Os propósitos e objetivos das convenções e apresentações de eventos corporativos são muitos e variados. A única coisa em comum entre eles é que, inevitavelmente, todos terão apresentações audiovisuais — quase todas em PowerPoint.
Infelizmente, muitas serão chatas, outras intermináveis e algumas ainda realizarão a proeza de serem chatas e intermináveis.
Mas realmente precisa ser assim? Até quando esse momento tão importante para a empresa, a comunicação com seus colaboradores, será visto por eles como uma espécie de “prisão” de algumas horas, apenas antecedendo o coffee break ou o show do evento?
Realmente não precisa ser assim. Não deve ser assim. Aqui na SOAP, nunca fazemos assim.
O primeiro questionamento que fazemos aos nossos clientes sempre é: qual informação você quer passar? Acredite, mesmo em apresentações de resultados e metas, cheias de números e dados há um objetivo único, uma ideia central a ser transmitida — “Fomos bem este ano!”; “As metas serão maiores no ano que vem”; e, por que não? “Quem alcançar os resultados anuais terá uma bonificação maior”.
Por isso, confira a seguir algumas dicas para destacar as apresentações de eventos corporativos!
Identificar os objetivos, a mensagem chave e organizar as ideias é o primeiro passo. Se você já identificou o objetivo da apresentação, considere agora o seguinte: é possível contar uma história a partir dos dados disponíveis? Calma, não precisa ter personagem, clímax, pausa dramática, etc. Seja modesto! Preocupe-se apenas em apresentar o conteúdo de modo organizado, com uma linha lógica: começo, meio e fim.
Agora, se, além de apresentar de forma interessante um assunto, você realmente quer se diferenciar dos outros palestrantes, anote aí: eleja um tema! Nada mais impactante do que construir uma apresentação a partir de um tema. Um trabalho temático é garantia de audiência ligada em você o tempo todo.
Ao definir tema e uma história a ser contada, é hora de traçar um roteiro interessante para evitar que nenhum dado importante fique de fora. Sua apresentação será um grande momento corporativo e o conteúdo apresentado ficará na memória das pessoas por muito tempo. E que fique, claro, esse é o resultado a ser alcançado.
Conectar as pessoas com histórias, personagens e situações com as quais se identificam pode ser a melhor forma de gerar impacto positivo na audiência.
Quer um exemplo? Em uma apresentação de resultados anuais de uma grande empresa de cosméticos, o tema escolhido foi o Oscar. No dia do evento, os apresentadores trajavam smoking (os homens) e vestido (as mulheres). Os melhores vendedores do ano receberam réplicas da famosa estatueta. A criação visual dos slides era toda em cima desta temática e os capítulos foram divididos em categorias como “melhor performance de vendas”, “maior vilão” (os concorrentes, claro) e “melhor lançamento do ano” (para novos produtos). A apresentação foi um sucesso de público.
Ou seja, para complementar o tema escolhido para sua apresentação, abuse da decoração, figurino, objetos. Crie a chamada “mise en scène”, que nada mais é que uma boa ambientação sobre o tema escolhido.
Um visual diferente é a solução perfeita para destacar a sua apresentação das demais em um evento, seminário ou reunião, garantindo que o seu conteúdo seja marcante para aquela audiência.
Roteiro e história definidos; questões visuais e de ambientação escolhidas. O que falta? A etapa mais importante: o apresentador.
Somente com seu discurso bem ensaiado é que você irá capturar a atenção da audiência e, acima de tudo, transmitir segurança sobre aquilo que está falando. Um bom treino, em ambiente controlado (ex: sala de reunião) é a garantia de uma apresentação eficaz. Uma boa apresentação depende quase que exclusivamente do apresentador, mesmo sem nenhum apoio audiovisual nem ambientação.
Se achar válido, chame colegas ou pessoas da sua equipe e faça uma simulação. A primeira evidência de que sua apresentação poderá ser bom é se o roteiro funciona só no discurso. Afinal, quem convence e conquista a confiança é o apresentador.
Lembre-se: o PowerPoint deve servir apenas como um apoio visual, para ajudar o apresentador a ser mais didático e aumentar a chance de retenção da atenção.
Se você quer realmente se destacar em apresentações de eventos corporativos, a SOAP é especialista em comunicação e pode te ajudar. Nossa paixão é criar histórias corporativas com temas que saiam da rotina e cativem a audiência. Visite nosso site e saiba qual a melhor solução para sua convenção, seja ela a criação das apresentações, a estratégia de comunicação do evento como um todo ou até o treinamento dos apresentadores!