Saiba como desenvolver o pensamento criativo e pensar em ideias fora do tradicional
Na rotina de trabalho, é comum ter muitos problemas para resolver. Quem nunca “quebrou a cabeça” para solucionar desafios complexos?
Não há como escapar. Todo profissional tem problemas para enfrentar no seu dia a dia. Mas o que diferencia é a forma de lidar com a situação e propor uma solução. É aí que a criatividade entra.
Existem algumas possibilidades para resolver problemas do trabalho de forma criativa, ou seja, enxergar além das soluções óbvias que a maioria das pessoas propõe.
Ser criativo aqui trata-se de desafiar convenções e questionar suposições tradicionais, abandonar caminhos previsíveis. A boa notícia é que não precisa ser um artista nato para ter ideias criativas, é possível desenvolver e exercitar essa habilidade.
Com pensamento criativo, é possível pensar em soluções inovadoras e destacar-se profissionalmente. Para isso, veja quatro passos para desenvolver essa habilidade tão valorizada no mercado de trabalho atual:
Ao resolver problemas do trabalho, o primeiro passo é olhar para esse desafio por diferentes ângulos. O que gerou essa problemática? Qual o impacto? Quais são as soluções possíveis? O que todo mundo faria para solucionar essa situação? O que posso propor de diferente?
Esse exercício pode revelar soluções que não seriam aparentes à primeira vista.
Sim, é difícil sair da zona de conforto. Mas isso não leva a grandes resultados. Por esse motivo, não tema o que é novo.
Esteja disposto a tentar novas ideias, mesmo que pareçam arriscadas. Por mais estranha que uma ideia possa parecer, não a descarte de primeira. Permita-se pensar de forma mais livre. Muitas vezes é daí que surgem as melhores soluções.
Fale com profissionais de diferentes áreas, consulte colegas de trabalho, amigos, faça pesquisas. Isso é importante para ter referências na proposição de ideias.
Misturar conceitos de áreas distintas pode gerar soluções inovadoras que transcendem as abordagens tradicionais.
Nossa quarta dica é, talvez, a mais importante. Diante de tantas distrações e também da pressão que a rotina de trabalho proporciona, quando estiver diante de um problema complexo para resolver esteja verdadeiramente focado.
Estar presente ajuda a focar e canalizar a criatividade, aprofundar-se em possibilidades e avaliá-las sem distrações.
Na teoria tudo pode parecer fácil, mas só é possível ver a eficácia na prática. Para ajudar profissionais na resolução de problemas, a SOAP desenvolveu uma Matriz de Criatividade.
Composta por três etapas, ela é recomendada para qualquer pessoa que precise resolver problemas de forma eficaz e inovadora.
Nesta primeira etapa, ambos os lados do cérebro são utilizados para resolver problemas de forma criativa. Ela ajuda a gerar uma ampla gama de ideias.
Ao identificar um problema, o hemisfério esquerdo do cérebro é usado para defini-lo e analisá-lo. Depois disso, vem a geração de ideias, no hemisfério direito, explorando novas possibilidades.
Na lateralização, liste todas as ideias que vieram à sua cabeça, faça brainstorming, pesquisas e tenha referências para sair do óbvio.
Depois de lateralizar e escrever todas as ideias possíveis, desde as mais tradicionais até as mais absurdas, chegou o momento de refinar as ideias.
Considere todas elas e analise uma por uma. Procure desenvolvê-las até que se tornem soluções viáveis e eficazes.
A terceira etapa pode ser a mais difícil. É o momento de abandonar opções que, depois do aprofundamento, não se mostraram eficazes ou promissoras.
Faça um filtro até definir quais soluções serão colocadas em prática. Isso envolve mais do que a teoria, é preciso ver o orçamento disponível, o material necessário e quais as condições e prazos para entregar o resultado.
Com tudo analisado, escolha a solução mais adequada e criativa.
Ao longo de todo o processo, é importante ter uma comunicação clara e assertiva entre os membros da equipe para que todos consigam chegar ao objetivo comum.
Explore uma escuta ativa, se permita escutar as opiniões e ideias do outro. Essa troca é importante para incentivar o pensamento criativo. Uma pessoa pode ter uma ideia boa, mas um grupo de pessoas pode potencializá-las e colocá-las em prática.
Atualmente, a inteligência artificial (IA) virou uma aliada na busca de informações, refinamento de dados, automatização de tarefas, dentre outras muitas funcionalidades.
As ferramentas de inteligência artificial podem ser aliadas na resolução de problemas de forma criativa, oferecendo novas perspectivas e acelerando processos.
O ChatGPT, por exemplo, plataforma desenvolvida pela Open AI, pode ser uma boa opção para superar os bloqueios criativos.
Não sabe por onde começar? Peça ajuda ao ChatGPT.
No seu prompt, explique detalhadamente qual é o seu problema, a área que você atua, e solicite que o ChatGPT pense em ideias fora do tradicional.
Ele irá listar uma série de ideias. Claro que a ferramenta vai propor opções viáveis e outras nem tanto. Por isso, é importante o aprofundamento e também o desapego, etapas da Matriz SOAP de Criatividade vista acima.
De qualquer forma, o ChatGPT pode ser um ponto de partida para propor outras soluções.
Leia também: 21 prompts para você contar histórias usando o ChatGPT
Como explorado ao longo do texto, é possível despertar e desenvolver pensamento criativo para resolução de problemas e elaboração de soluções inéditas.
A SOAP lançou o treinamento corporativo Pensamento Criativo’, ideal para profissionais que queiram se destacar no mercado, buscando inovação no cotidiano e aprimorando a comunicação de suas ideias.
Independentemente da área de atuação, cargo ou nível de experiência, a criatividade é a habilidade que o ajudará a se sobressair no dia a dia.
No treinamento SOAP Pensamento Criativo são abordadas as seguintes temáticas, com muita mão na massa:
Quer saber mais sobre este treinamento? Então entre em contato com um de nossos especialistas.