Seja em uma pequena empresa, seja em um grande negócio, os bons líderes têm o papel de coordenar e motivar seu time para garantir que as metas — mesmo as mais agressivas — sejam alcançadas com a participação e mérito de todos.
Seja em uma pequena empresa, seja em um grande negócio, os bons líderes têm o papel de coordenar e motivar seu time para garantir que as metas — mesmo as mais agressivas — sejam alcançadas com a participação e mérito de todos.
Experiência, pulso firme, voz ativa… Todas essas são habilidades importantes para bons líderes, mas nenhuma se sustenta se não houver uma boa comunicação. Mas como reconhecer se um líder sabe se comunicar bem?
Neste artigo, ajudaremos você a reconhecer os bons profissionais de sua empresa e a melhorar sua capacidade de liderança. Acompanhe!
A comunicação, tanto a verbal como a não-verbal, é um processo que faz parte da vida humana. Logo, no trabalho, isso não seria diferente.
A relação entre comunicação e liderança se torna ainda mais importante no momento em que é papel do líder orientar uma equipe, acompanhar atividades e passar mensagens e informações importantes.
Assim, é fundamental que o líder consiga passar confiança para seu time e transmita conhecimentos de forma clara e respeitosa.
Da mesma forma, no mundo corporativo, bons líderes são aqueles que motivam, inspiram e influenciam positivamente sua equipe. Isso só é possível por meio de uma comunicação efetiva e eficaz.
Quais são, afinal, os elementos que marcam a comunicação de bons líderes? Conheça-os a seguir!
A primeira habilidade característica de bons líderes é o quanto ele conhece sobre si mesmo. É importante conhecer o estado emocional, forma de pensar e fluxo de ideias para ter a percepção da melhor forma de acessar o outro.
Entender seu interior ajuda nas relações externas e nas situações que surgem no ambiente profissional.
Por exemplo, quando está comunicando algo ao seu time e alguém o questiona, não é a pessoa que está te desafiando, e sim você que está se sentindo desafiado.
Quando esse processo é internalizado e entendido, a comunicação e a forma de ver o externo se faz de modo mais fácil e empático.
O engajamento se dá de duas formas: pela estratégia da comunicação e pelo objetivo da mensagem. Ou seja, como e por quê.
Apresente à sua equipe as causas e as consequências do trabalho. Se uma fábrica de cosméticos vai lançar um novo produto, isso deve ser comunicado para o time de produção por que esse produto está sendo fabricado e como impacta o trabalho deles.
O líder sempre mostra preocupação com os liderados e suas opiniões. Quando a equipe se sente parte de um ambiente e de um projeto, ela se engaja para atingir os objetivos, e as conquistas se tornam de todos.
Esse é o maior indicador de que um líder não está se comunicando bem. Ao coordenar o trabalho de muitas pessoas é normal que, no meio do caminho, surjam alguns problemas. Metas não batidas e equipe desmotivada são um alerta.
Nesse momento, o líder entra em ação. Os primeiros questionamentos devem ser:
Em situações extremas, cada indivíduo enxerga uma frente de solução. Mediar essa relação e alinhar os pontos de modo que todos olhem para o mesmo caminho é o que diferencia o líder na diluição desses conflitos.
Manter o canal aberto quer dizer proporcionar um espaço em que questionamentos, ideias e opiniões da equipe para o líder são bem-vindos.
Realizar reuniões de feedback pode ser um caminho para que toda a equipe apresente seus pontos de vista e, de forma empática, alinhe os objetivos e as ações.
Saiba com quem está falando. Em uma equipe existem diversos perfis de comunicadores, dos mais objetivos aos mais analíticos ou controladores. Conheça eles e encontre uma linguagem adequada a cada perfil.
Porém, quando falamos de grandes empresas, é necessário estabelecer uma linguagem “universal” que se conecte com esses diversos tipos de interlocutores.
Nesse momento, o líder deve rastrear sua audiência e trazer o modelo predominante, sempre buscando pontos em comum no público.
Parece impossível, mas os sentimentos de segurança, pertencimento e reconhecimento pessoal, são ótimos exemplos de aspectos que demonstram o valor que aquele interlocutor tem na sua companhia.
Não adianta o líder ter todas as formações técnicas se não construir uma conexão emocional com sua audiência.
Coloque-se no lugar do outro, dê importância ao que seus liderados sentem e pensam. Além de abrir um canal com seu time, é importante que eles se sintam parte daquele ambiente. Olhe nos olhos, pergunte o nome e mostre-se interessado pelo que está sendo dito.
Um bom líder não se prende ao seu interior. Ele se guia pelos objetivos da empresa e pelas necessidades do outro.
Não há nada que desmotive mais uma equipe que o retrabalho. Acompanhe cada fase dos projetos, sempre checando seu andamento e questionando a equipe sobre as dificuldades.
É melhor apontar um erro e corrigi-lo no decorrer do processo do que percebê-lo apenas no final e ter de corrigir todo o trabalho.
O papel do líder não é estar apenas à frente, mas ao lado dos seus liderados, sempre tendo atenção ao que pode ser melhorado e deve ser elogiado e reconhecido.
Pesquisas apontam que 50% das pessoas pedem demissão de seus empregos por causa da chefia. Logo, contar com bons líderes comunicadores é também reter talentos e investir em um clima organizacional saudável e positivo para todos.
Esses elementos, um time de talentos e um ambiente de trabalho agradável, são indispensáveis para a produtividade e para atingir altos níveis de performance.
Não à toa, empresas que são conhecidas por serem boas para trabalhar são mais competitivas, demonstram melhores resultados e se destacam pela inovação.
A liderança aliada à comunicação tem um grande papel nisso. Bons líderes conseguem inspirar boas relações entre as pessoas e contribuem para entregar uma série de vantagens para o negócio como:
Como vimos, ter bons líderes comunicadores gera impactos diretos no faturamento e na competitividade de uma empresa. Além de conseguir lucrar mais, os empreendimentos também têm a oportunidade de minimizar custos e evitar erros e desperdícios.
Afinal, uma equipe bem orientada e acompanhada por um líder comunicador consegue desempenhar suas tarefas com mais foco, evitando perda de prazos, inatividade, retrabalho e outras questões que atrapalham o fluxo do trabalho e ainda podem gerar desgastes com o cliente final.
Se comunicar é um ato essencial no trabalho e na vida. Poder passar uma mensagem de forma eficiente e saber influenciar e ensinar pessoas por meio da palavra e da comunicação têm um alto potencial.
Por isso, bons líderes conhecem o poder da comunicação para manter equipes engajadas e unidas e conseguir entregar mais valor para os resultados da empresa e para os clientes.
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Com metodologias ativas e inovadoras, a SOAP ajuda líderes a dominar técnicas de comunicação, aprimorar habilidades e entender como manter um time de profissionais comprometido e colaborativo.
Neste treinamento, líderes vão entender como ter uma comunicação de alto desempenho para fazer a diferença na empresa e na rotina de seus colaboradores.
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