Como identificar se o time tem problemas de comunicação?

Como anda a comunicação empresarial na sua empresa? O seu time está com problemas de comunicação? Vale questionar se em sua equipe, todas as pessoas têm liberdade para expor insatisfações, se existe alinhamento de expectativa do líder com os funcionários, ou os feedbacks são uma via de mão dupla, por exemplo.

Treinamento SOAP
24/02/2017
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Como anda a comunicação empresarial na sua empresa? O seu time está com problemas de comunicação? Vale questionar se em sua equipe, todas as pessoas têm liberdade para expor insatisfações, se existe alinhamento de expectativa do líder com os funcionários, ou os feedbacks são uma via de mão dupla, por exemplo.

Caso a resposta a essas questões seja negativa, dificilmente os negócios estão fluindo como deveriam. Isso pode afetar mais gente do que você imagina. A má comunicação de um líder pode influenciar não só a entrega dos colaboradores, mas o clima organizacional.

Fundo preto com abismo e duas pessoas de cada lado e o seguinte texto em rosa "Infográfico gratuito - Principais dificuldades de comunicação".

Para te ajudar a identificar se o seu time está com problemas de comunicação, vamos listar alguns sinais neste artigo. Acompanhe!

Dicas para identificar se o time tem problemas de comunicação

Você pede “x” e seu funcionário entrega “y”

Vamos imaginar a seguinte situação: um líder passa um projeto a alguém de sua equipe e ressalta que o trabalho precisa ser concluído em dois dias. Quando recebe o material, percebe que o que foi entregue está completamente diferente do solicitado. De quem é a culpa?

Pode ser sim do líder por :

  • ter explicado apressadamente a demanda;
  • não ter deixado claro como o colaborador deveria proceder;
  • não contar quais passos deveriam ser seguidos para cumprir o prazo;
  • não explicou o motivo da urgência.

Como consequência a essa falha de comunicação, o funcionário não conseguiu atingir as expectativas do chefe. Rogerio Chequer, sócio da SOAP, diz que “se o responsável pelo time não é um comunicador eficiente, quem está embaixo dele não saberá qual é o objetivo do trabalho”.

Picuinha entre pares

Vamos imaginar que acabou de ser decretada uma nova norma na empresa. Por apenas ter sido divulgada na Intranet — de forma não muito clara —, boatos acerca dos possíveis beneficiados pela recente norma e dos que se prejudicarão estão circulando. A informação ainda nem foi pessoalmente divulgada para a equipe, mas já está havendo conflito entre os funcionários. Quem é o responsável por essa situação? O líder.

Sempre dizemos isso: informar é diferente de comunicar!

É papel da liderança ser transparente e verdadeiro para manter o time informado. Para evitar confusão, suas decisões devem ser objetivamente esclarecidas, e ele deve estar disponível para ouvir possíveis queixas.

Funcionários que fogem de reuniões presenciais

Uma reunião decisiva com um cliente está chegando. Qual a reação de um funcionário quando ele é designado a fazer uma apresentação profissional como representante da empresa?

Caso ele e grande parte da equipe fiquem infelizes ao cumprir funções como essa, seu time tem um problema de comunicação corporativa — que pode ser causado pelo receio do julgamento, ou pelo medo de falar em público.

A boa notícia é que esse medo é trabalhável. Em nosso curso SOAP Confiança, apresentamos técnicas que ajudam as pessoas a não serem controladas por suas emoções em situações como essas.

Quando os funcionários têm medo de falar com o chefe

Um funcionário precisa falar para o líder que um projeto não aconteceu como deveria. A falta de coragem o faz demorar para tomar a iniciativa. Chegado o momento da verdade, o estresse toma conta do líder. O resultado é uma fala agressiva e sem empatia com o funcionário. Por conta disso, o medo dele se agrava.

Isso impacta como os outros colaboradores percebem o chefe, prejudicando uma comunicação transparente entre líder e liderado.

A dificuldade de se colocar no lugar do outro é comum em equipes com problema de comunicação.

Funcionário pavio curto

A falta de empatia pode, inclusive, vir por parte dos liderados. Colaboradores com pouca paciência para conversar com a equipe ou escutar feedbacks negativos são um exemplo disso. São os famosos funcionários “pavio curto”. Por ter uma visão de mundo limitada às suas crenças, eles falam agressivamente e tornam o ambiente de trabalho extremamente desagradável.

Esses são apenas alguns dos indicadores de uma má comunicação interpessoal. Para evitá-los, é função do líder:

  • transmitir as informações com clareza;
  • dar feedbacks;
  • ter uma escuta ativa;
  • alinhar suas expectativas com os funcionários.

Por sua vez, os liderados devem ter abertura e se sentir à vontade para colocar seus pontos de vista. O Rogerio ainda acrescenta:

“A comunicação é capaz de mudar a percepção das pessoas. Influencia altamente na empolgação do colaborador no trabalho. Ninguém trabalha só com o que gosta. As pessoas ficam mais ou menos empolgadas no trabalho não só por aquilo que fazem, mas também por como se sentem. E uma boa comunicação pode influenciar positivamente o sentimento da equipe”.

Se você identificou algum desses pontos em sua equipe, fique tranquilo, pois é possível aprimorar todos eles. Na SOAP, oferecemos treinamentos para ajudar empresas e lideranças a otimizarem a comunicação organizacional, conheça nossos cursos corporativos e impulsione os resultados da sua empresa!



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