Final de ano é o momento de preparar o orçamento para os próximos meses.
Final de ano é o momento de preparar o orçamento para os próximos meses. Mas a tarefa não é fácil. A realidade que se vê na maioria das empresas é uma disputa entre muitas áreas por uma verba finita. Sendo assim, como fazer para convencer o comando da empresa de que a sua ideia merece o investimento?
Chamamos os roteiristas da SOAP para nos ajudar com a resposta. Neste blogpost, eles contam os segredos do roteiro perfeito para conquistar a confiança dos gestores e garantir aprovação do budget em apresentações para seu projeto genial tornar-se realidade.
Da mesma forma que um jornalista estuda sua fonte antes de uma entrevista, ou um profissional estuda seu cliente para apresentar uma proposta de negócio, em uma reunião de aprovação de orçamento, não pode ser diferente. Quando você idealiza um projeto, deve levar em consideração se está alinhado com os objetivos da empresa e com os planos do gestor. As políticas institucionais não podem ser desprezadas. Além disso, considere também o capital da sua empresa e sempre aposte em projetos viáveis.
“Sempre pense: o que importa para o meu gestor? Quais interesses temos em comum? O que a empresa ganha disponibilizando um orçamento maior para a minha área? Esses questionamentos precisam ser feitos.”
Filipe Coelho – Roteirista da SOAP
Se a sua empresa está apostando em inovação e tecnologia, não adianta você propor algo mais arcaico. Ou, então, se o objetivo do gestor é o crescimento da área de marketing, não foque em propostas para gestão de pessoas. Tenha em mente sempre os objetivos da empresa e do chefe.
Em uma apresentação, nada melhor do que ser surpreendente para encantar. Por isso, uma ideia de início da apresentação do budget é mostrar o objetivo desse projeto e os resultados que serão conquistados com ele. Por exemplo, se a sua proposta é aumentar o retorno de investimentos da empresa, comece a apresentação com uma projeção em gráfico dos resultados que podem ser obtidos no fim de 2020, se o seu projeto for aprovado.
“Eu começaria mostrando uma ‘fotografia’ de tudo o que a área teria realizado ao final do projeto. E mostraria que, para obter tais resultados, seria necessário o investimento.”
Cassiano Branquinho – Roteirista e redator da SOAP
Nesse momento é importante mostrar confiança. Você é a pessoa que mais precisa acreditar no seu projeto. Detalhe o impacto que seu plano irá trazer.
Depois de encantar os olhos do seu chefe com o resultado esperado da sua proposta, apresente COMO ela será executada e, principalmente, demonstre “paixão” pelo projeto. Mostre que pensou em cada detalhe, que acredita em cada etapa e que elas não surgiram de forma aleatória. Destaque que tudo o que é proposto é também viável. Para isso, não esqueça de estipular valores, atuação de colaboradores e prazos.
Para dizer o “sim” que você tanto almeja, sua audiência precisa de argumentos sólidos e diretos para ser convencida. Apresente as características e os benefícios do seu projeto. É importante detalhar e mostrar o valor agregado que sua ideia trará para a empresa.
“É sempre importante ter domínio sobre o que se fala. Prove por A+B que, sem esse dinheiro, problemas poderão ocorrer.”
Filipe Coelho – Roteirista da SOAP
Apresentadas as metas e estratégia de execução, é hora de demonstrar que o dinheiro necessário para todo esse processo não é apenas um cifrão entre os gastos, mas um investimento para o crescimento da empresa. Um dos caminhos para receber o sinal verde é mostrar como a falta desses investimentos pode gerar custos. Mostre o que pode acontecer se esses valores não forem disponibilizados.
“Apresente um projeto que exige recursos para sua realização, e não apenas um orçamento que precisa ser liberado. Se levar até os gestores um simples budget, ou seja, um valor a ser gasto, eles tentarão se livrar dessa despesa. Mostre como esse número pode agregar valor.”
Cassiano Branquinho – Roteirista e redator da SOAP
Agora que já mostramos o caminho ideal para convencer o gestor a aprovar o seu budget, use essas dicas para conquistar o SIM para o seu projeto. E não se esqueça de nos contar se deu certo, ok? Boa sorte 🙂