Para não errar a escolha da fonte você precisa entender o objetivo e a mensagem que quer transmitir ao público
Ao criar uma apresentação profissional é preciso levar em consideração vários aspectos, desde o conteúdo até o visual. Na hora de montar os slides, escolher as fontes corretas é uma etapa importante, mas muitas vezes esquecida.
O processo de escolhas das fontes para uma apresentação não envolve selecionar a mais bonita ou elegante. Isso porque as fontes têm um papel importante na legibilidade do conteúdo e na transmissão da mensagem ao público.
O uso de fontes adequadas garante, por exemplo, uma experiência de leitura suave e agradável, permitindo que a atenção do espectador se concentre no conteúdo e não na dificuldade de decifrar as palavras.
Por outro lado, fontes mal escolhidas podem causar fadiga visual, tornando a leitura cansativa e desafiadora para o público.
Entender as diferentes categorias de fontes disponíveis e como cada uma pode impactar na apresentação é fundamental. Aqui estão algumas categorias mais comuns de fontes:
As fontes com serifa são caracterizadas por pequenos traços presentes nas extremidades das letras. Essas serifas podem ser sutis ou mais proeminentes, dependendo do estilo da fonte.
Elas são uma escolha popular para apresentações que buscam transmitir uma sensação de credibilidade e sofisticação, uma vez que elas estão associadas a uma aparência mais tradicional, formal e clássica.
Já as fontes sem serifa não têm traços adicionais nas letras. Elas são conhecidas por sua aparência mais moderna, limpa e simples. Por isso, podem ser aplicadas em apresentações com contextos em que a clareza e simplicidade são prioridades.
As fontes manuscritas ou script são similares a uma caligrafia feita à mão. Elas podem adicionar um toque pessoal e informal à apresentação, transmitindo uma sensação de autenticidade.
No entanto, é importante usá-las com moderação, uma vez que o excesso pode acabar prejudicando a leitura e o profissionalismo da apresentação.
As fontes decorativas são estilizadas e, muitas vezes, temáticas. Geralmente elas são usadas para chamar atenção para títulos ou elementos específicos da apresentação.
Devido à sua extravagância, as fontes decorativas devem ser utilizadas com cautela e apenas em contextos apropriados para evitar distrair ou sobrecarregar a leitura do público.
Por isso, ao selecionar fontes para uma apresentação, considere a mensagem que deseja transmitir. Escolher fontes adequadas reforça o que você quer passar, mas também cria uma apresentação visualmente impactante e coesa.
Leia também: O que a linguagem corporal pode dizer durante uma apresentação em público?
A seguir, veja algumas das fontes mais populares e usadas em apresentações profissionais:
Vamos começar por uma das mais conhecidas, a Arial. Ela é uma fonte reconhecida por sua clareza e legibilidade. Há diversos tamanhos e categorias, sendo o uso ideal tanto para textos maiores em slides, bem como para cabeçalhos e títulos.
Já a Calibri é uma fonte moderna e elegante, projetada para ser facilmente legível em telas digitais ou em impressões. Sua aparência limpa a torna adequada para apresentações que exigem um visual profissional e contemporâneo.
Conhecida por sua legibilidade em diferentes dispositivos e tamanhos de tela, a fonte Roboto é versátil e moderna. Ela é ideal para títulos de slides, legendas em gráficos e texto em apresentações digitais.
Precisa colocar uma nota no rodapé ou produzir materiais de suporte impressos? A Helvetica pode ser uma ótima escolha! Ela é uma fonte clássica e reconhecida por sua simplicidade e neutralidade, sendo adequada para apresentações em diferentes contextos, desde corporativas até acadêmicas.
E se você precisar fazer uma apresentação com maior volume de informações, tabelas e listas, a Verdana pode ser sua aliada!
Ela é uma fonte projetada para dar legibilidade em tamanhos pequenos, tornando-a ideal para apresentações que serão visualizadas em telas menores, como notebooks ou celulares.
Uma das dúvidas mais comuns é: como não errar na escolha das fontes para uma apresentação?
Primeiro, você precisa entender o objetivo e a mensagem que quer transmitir ao público. Nesse sentido, explorar conceitos do design, como modernidade, seriedade, elegância ou descontração, por exemplo, pode servir para estabelecer o tom que deseja passar.
Além disso, priorizar a legibilidade e a compreensão do conteúdo, ao invés da estética por si só, é muito importante. Certifique-se de que a fonte escolhida seja facilmente legível, especialmente quando projetada em tela durante a apresentação.
Nesse contexto, as fontes sem serifas geralmente se destacam devido à sua simplicidade e clareza, tornando-as uma escolha preferencial para garantir uma comunicação eficaz.
Seguindo essas dicas, você vai escolher a fonte ideal que não apenas atenda aos critérios do seu projeto, mas também otimize o seu conteúdo e contribua para uma apresentação mais fluída e memórável.
Sabemos que contar histórias de forma impactante é importante para vender ideias. Mas também entendemos que isso requer muito mais do que uma boa narrativa. É necessário traduzir as necessidades e expectativas do público em uma apresentação envolvente e persuasiva.
Nas consultorias da SOAP criamos apresentações que não apenas cativam, mas que inspiram. Com um time especializado, combinamos técnicas de storytelling e visual e compreendemos as necessidades do público para ajudar você a desenvolver uma estratégia de impacto.
Tem interesse? Entre em contato com um de nossos especialistas.