Veja 6 tipos de apresentações corporativas para usar em 2024

Existem diferentes tipos de apresentações corporativas, mas você sabe qual se adequa melhor ao seu perfil?

Treinamento SOAP
26/01/2024
7 min. de leitura
Reading Time: 7 minutes

Ao longo da trajetória profissional, uma pessoa provavelmente terá que lidar com um ou vários tipos de apresentações corporativas, ou seja, momentos para mostrar aos clientes, gestores, investidores e demais colaboradores informações relevantes sobre um projeto.    

Uma apresentação pode ter diferentes finalidades. Pode ser a venda de um produto ou uma ideia, ou até mesmo a divulgação de um resultado almejado pela empresa, por exemplo. Para cada objetivo, existe um tipo de apresentação ideal. 

Se bem elaborada, a apresentação chama a atenção dos ouvintes, ajuda a causar boa impressão e garante mais credibilidade ao profissional. 

Para se destacar nesse momento, além de um bom storytelling, é preciso ter atenção ao visual dos slides e até mesmo à sua postura ao se apresentar. Todos os detalhes fazem diferença para impactar o público.  

Neste artigo, apresentamos os melhores tipos de apresentações corporativas e damos algumas dicas sobre como se preparar para este momento.  

Estratégias para impactar o público durante uma apresentação  

O domínio das técnicas de apresentação é muito importante no trabalho. Se apresentar em público é algo recorrente no contexto profissional e ninguém quer correr o risco de travar diante de sua plateia.   

O primeiro passo é entender como as habilidades de comunicação são essenciais para demonstrar seu preparo para momentos decisivos.    

Por isso, antes de partir para os tipos de apresentações corporativas, veja como se preparar para impactar seu público e conectar-se com ele de forma eficaz:  

Faça um planejamento  

Para ter uma apresentação de impacto é preciso planejá-la. A construção de cada etapa requer atenção e dedicação. Isso evita muitos erros durante o percurso.  

Para montar seu planejamento, tenha em mente o que irá falar, o tempo de apresentação e quem será seu público. Responda essas questões e avalie seu objetivo e formas de alcançá-lo.  

Defina como quer se posicionar  

Nesta etapa, você precisa identificar maneiras de se diferenciar, aumentar seu poder de persuasão e como pode colaborar com o projeto ou a empresa.   

Lembre-se de transmitir sua mensagem com confiança, positividade e profissionalismo.  

Analise o público-alvo  

Conforme já mencionado, conhecer o público-alvo certamente vai facilitar a forma como você interage com a audiência e reduz sua ansiedade no momento da apresentação. Além disso, ajudará a estruturar o conteúdo e a sua abordagem.  

Considere o contexto da apresentação  

O contexto também tem ligação com o planejamento da apresentação corporativa. Qual é a atual situação da empresa? A apresentação dialoga com o momento atual e é relevante para as pessoas ali presentes? Responda essas perguntas para adequar a apresentação.  

Atraia a atenção do ouvinte  

Em geral, as pessoas não têm muita paciência para ouvir discursos por um longo período. Por isso, é essencial que você procure interagir com o público de maneira objetiva.   

Também incentive a troca de informações e a interação durante e após a apresentação. No mundo dos negócios, compartilhar opiniões ajuda a avaliar os pontos positivos e negativos de um projeto, serviço ou produto.   

Liste e aproveite os recursos disponíveis  

Os recursos visuais são relevantes na comunicação, mas tenha moderação ao utilizá-los. Por vezes, quando um recurso é usado de forma exagerada, seu sentido acaba se perdendo e, em vez de agregar, prejudica o resultado final.  

Desenvolva a criatividade na hora de incorporar esses elementos na sua apresentação. Vale usar fotos, vídeos, áudios, ilustrações e slides. Observe o conteúdo mais adequado para sua apresentação e escolha as soluções que vão contribuir para o desenvolvimento das suas ideias.  

Outra dica importante é não ficar dependente de materiais de apoio. Como o próprio nome sugere: eles são apenas um suporte para a apresentação.  

Dê atenção à identidade visual 

O design é um dos principais elementos da sua apresentação. Afinal, os elementos visuais são o primeiro ponto de contato com sua audiência.  

Criar uma unidade visual com títulos, subtítulos, fontes, cores e tamanho de texto padronizados é fundamental. 

Leia também: 5 dicas para criar uma identidade visual de apresentação alinhada à da sua empresa 

Atenção ao conteúdo 

Crie um bom storytelling para o seu conteúdo. O ideal é iniciar com uma breve contextualização sobre a proposta da apresentação, para aos poucos ir introduzindo as informações importantes. Mas cuidado para não se estender demais e tornar a apresentação cansativa. 

Outro ponto importante é não usar textos longos demais nos slides. Opte por frases curtas e alguns tópicos que sirvam de apoio à sua fala.  

Leia também: 15 templates gratuitos para apresentações profissionais. Baixe agora!

Cada tipo de apresentação corporativa tem um objetivo

Principais ferramentas de apresentações corporativas  

Após trabalhar em suas estratégias, o próximo passo é conhecer os principais tipos de ferramentas para a produção de uma apresentação corporativa. São elas que vão te ajudar a organizar as ideias de forma mais clara e realizar uma excelente apresentação!  

PowerPoint  

O queridinho da vanguarda! O PowerPoint é o software mais popular usado para fazer apresentações. De estagiários a gestores, todos já utilizaram pelo menos uma vez na vida.   

Essa ferramenta permite que você comece uma apresentação do zero ou a partir de um modelo já existente. Os modelos dão um norte de como as informações podem ficar organizadas (o que facilita — e muito — a vida).  

Comece criando ou editando um modelo que se encaixe no conteúdo que pretende apresentar. Aplique o tema, mude cores, títulos, texto e todo design do arquivo.   

Dica: evite usar blocos de texto muito grandes e opte por parágrafos claros, curtos e objetivos.  

Canva 

O Canva se tornou a plataforma preferida do momento por permitir a criação de apresentações corporativas visualmente bonitas, fáceis e chamativas.   

Na plataforma você encontra ícones, templates, infográficos, relatórios, documentos e mais uma infinidade de opções para compor sua apresentação.   

E o melhor: a versão gratuita já oferece uma grande variedade de opções. Mesmo não sendo um profissional de design gráfico, é possível fazer verdadeiros milagres no Canva de forma prática, profissional e intuitiva.  

Prezi   

O Prezi é uma ferramenta para produzir apresentações inovadoras, dinâmicas e não lineares. Nele é possível criar, por exemplo, mapas mentais de impacto e visualmente ricos.  

Diferentemente do PowerPoint, no Prezi não existe uma ordem em que o conteúdo é apresentado, ele possui uma forma própria de fazer com que você navegue pelas informações inseridas.   

Google Slides  

Precisa de uma ferramenta que seja simples e permita compartilhamento em grupo? O Google Slides é perfeito para você!   

A plataforma é muito semelhante ao PowerPoint, mas se destaca por ser online – facilitando que várias pessoas possam acessar e editar um arquivo ao mesmo tempo. Além de ser um jeito simples de deixar seu projeto sempre salvo no Google Drive.  

Keynote  

A ferramenta da Apple para criar apresentações de efeito de forma simples já vem instalada na maioria dos aparelhos da marca. A ferramenta conta com recursos que facilitam a reprodução de apresentação de slides e o compartilhamento dos arquivos.   

Outro detalhe muito apreciado pelos usuários é a possibilidade de fazer ilustrações e gráficos utilizando a Apple Pencil (a “caneta” da marca).  

Leia também: Como se preparar para perguntas em apresentações? 

6 melhores tipos de apresentações corporativas  

Existem diversos tipos de apresentações no mundo empresarial. Há aquelas que detalham algum tipo de dado, performance, ideias, enquanto outras focam em resultado. Separamos os seis tipos mais comuns no ambiente de trabalho para você conhecer. Veja:  

#1. Apresentação de produtos  

Essencial para que outras pessoas possam conhecer um novo produto ou serviço da empresa. Seu objetivo é mostrar o conceito por trás da ideia, os benefícios, como funciona, para quem serve, entre outros detalhes.   

#2. Apresentação de negócios  

A apresentação de negócios tem um propósito claro: apresentar um projeto ao cliente. Nela você precisa evidenciar todo seu potencial e poder de convencimento, além de expor detalhes sobre seu negócio e posicionamento de mercado.  

Essa apresentação pode ser utilizada em diferentes eventos, como convenções, palestras, workshops e até mesmo em reuniões.  

#3. Apresentação de resultados  

Nessa apresentação, você pode evidenciar toda sua estratégia de crescimento, resultados gerais e propostas para o futuro da empresa por meio de gráficos, tabelas, infográficos, entre outras informações relevantes.  

A apresentação de resultados, quando favoráveis, é o momento ideal para falar sobre os pontos positivos do seu projeto, marca ou negócio.   

#4. Apresentação comercial  

Fundamental para que as pessoas conheçam um serviço oferecido, o potencial da sua empresa, os diferenciais e soluções que atendam a necessidade do público.   

#5. Apresentação de dados 

Os dados se tornaram mais importantes que nunca para as empresas. É por meio deles que as organizações podem conhecer melhor seus consumidores, seus concorrentes, as oscilações do mercado e até comparar o progresso dos negócios. 

Por isso, esse é o tipo de apresentação ideal para quem deseja compartilhar números, pesquisas ou análises para reforçar a relevância de uma ideia ou uma ação específica. 

Leia também: Data Storytelling: como contar boas histórias com dados e gráficos? 

#6. Apresentação para investidores 

Por fim, conquistar ou manter um bom relacionamento com os investidores é fundamental. É importante que eles acompanhem de perto como seus aportes estão sendo utilizados e se estão, de fato, gerando lucro. 

A apresentação para investidores pode servir para apresentar uma proposta, resultado ou até explicar detalhes sobre um futuro lançamento. 

Como criar uma apresentação corporativa incrível  

Você já aprendeu a preparar uma apresentação desde o planejamento até a mão na massa. Agora, o próximo passo é começar a produzir suas próprias apresentações e aperfeiçoá-las cada vez mais.   

Veja algumas dicas que podem te auxiliar na hora de criar os materiais de apoio da sua apresentação:  

  • Busque inspiração de layout nas redes sociais, blogs e em sites como Behance, Pinterest ou Dribbble;  
  • Evite inserir muito texto nos slides para não sobrecarregar o leitor com muitas informações;  
  • Invista tempo para produzir algo original. Apesar dos modelos prontos facilitarem a vida em uma emergência, o ideal é usar sua criatividade para produzir uma nova apresentação;  
  • Se preferir os modelos prontos, busque um tema de design que se encaixe com a identidade visual de sua empresa e favoreça seu conteúdo;  
  • Utilize imagens de boa qualidade para enriquecer seu conteúdo;  
  • Use uma imagem de fundo para tornar a apresentação mais atraente, mas cuidado com o excesso;  
  • Escolha, no máximo, duas fontes diferentes para seus slides, e mantenha um padrão para o tamanho de títulos e parágrafos;  
  • Limite a tabela de cores para que não atrapalhem a transmissão da mensagem;  
  • Revise todo conteúdo antes do dia da apresentação. Um simples erro de português pode prejudicar seu desempenho e todo esforço dedicado;  
  • Os ícones são sempre bem-vindos. Eles são elementos visuais perfeitos para representar e organizar informações;  
  • Não insira muitos gráficos e imagens em um mesmo slide;  
  • Não complique! Se está com dificuldade, faça o básico bem-feito.  

A SOAP te ajuda a criar apresentações de alto impacto  

Lembre-se que uma apresentação criativa e de alto impacto pode te levar mais longe. Além de fazer com que seu nome seja conhecido, a sua marca ou projeto também podem ter mais visibilidade.   

Se você ou seu time precisa de ajuda para atrair, impactar e emocionar a sua audiência, conte com a SOAP.  No dia 17 de junho, em São Paulo Capital, será realizado um workshop intensivo sobre Apresentações para pessoas físicas e pequenos times.

Aprenda a criar um roteiro de apresentação com uma boa estratégia. Nesse workshop você vai aprender a:​

  • Identificar e eliminar os principais erros em apresentações​;
  • Estruturar um diagnóstico assertivo ​da apresentação​;
  • Criar narrativas relevantes e adequadas ao contexto da sua audiência​;
  • Conduzir a audiência em direção​ ao seu objetivo.


Posts Relacionados

Como usar ChatGPT para criar apresentações no PowerPoint?

Apresentações
31/05/2024
leia agora

13 mulheres inspiradoras e seus melhores discursos

Apresentações
29/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França