Planejamento de comunicação para 2024: saiba como elaborar

Pensar as ações de comunicação é um passo indispensável para empresas que querem evoluir em seus resultados

Treinamento SOAP
30/12/2023
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2024 já é uma realidade! Para o ano que se inicia, é fundamental elaborar o planejamento de comunicação para garantir a eficácia e relevância das estratégias adotadas pelas empresas. 

A comunicação é um aspecto essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Por isso, é importante pensar em um planejamento para essa área, assim como para o setor de finanças, vendas, recursos humanos, entre outros. 

Uma pesquisa conduzida em 2019 pelo Project Management Institute (PMI) constatou que 64% das empresas no Brasil enfrentaram problemas na hora de se comunicar. Até mesmo empresas renomadas, como Nestlé e HP, foram analisadas no estudo e não ficaram imunes a esses desafios. 

Além disso, conforme apontado por um relatório da Society for Human Resource Management (SHRM), organizações com cerca de 100 colaboradores têm uma perda média de US$420 mil por ano devido a falhas na comunicação. 

Muitas empresas acabam negligenciando o planejamento de comunicação e as consequências podem se manifestar em vários aspectos, como por exemplo: 

  • Desalinhamento de mensagens;  
  • Falha na distribuição de informações; 
  • Comprometimento da cultura organizacional;  
  • Impacto no relacionamento com os fornecedores. 

Por isso, um planejamento estratégico de comunicação promove diversos benefícios para as empresas, contribuindo de forma significativa para seu sucesso, eficiência e sustentabilidade.  

De acordo com Patrick Canuto, consultor educacional e especialista em experiências de aprendizagem da SOAP, “a comunicação estratégica é uma abordagem que visa transmitir a mensagem de forma planejada e eficaz, com o objetivo de alcançar resultados mensuráveis”.  

Portanto, um bom planejamento de comunicação é capaz de estabelecer uma conexão mais sólida e autêntica com o público, impactando positivamente em diversos aspectos durante o ano.  

Post its grudados na parede com o planejamento de comunicação para uma empresa em 2024

O que é um planejamento de comunicação para empresas?  

O planejamento de comunicação é mais do que uma simples ferramenta estratégica. Ele serve como um guia que orienta como uma empresa deve se comunicar durante o ano.  

Desde a definição de metas até a escolha dos canais de comunicação, o planejamento é a peça-chave para estabelecer uma presença sólida e eficaz no mercado.  

No dia a dia, um bom planejamento de comunicação pode facilitar a tomada de decisões, estruturar a rotina e demonstrar o diferencial da empresa.  

Além disso, vale lembrar que uma estratégia de comunicação possui diferentes frentes e, por isso, o plano pode incluir comunicação interna e comunicação externa, gestão de crise, tom de voz da marca, etc.  

A seguir, falaremos sobre duas frentes do plano de comunicação: interna e externa. 

Comunicação interna x Comunicação externa: quais as diferenças?

Na tabela a seguir, confira as principais diferenças entre a comunicação interna e externa:  

 
Características 
 
Comunicação Interna  
 
Comunicação Externa  
 
Definição 
 
Processo de troca de informações dentro da organização entre os colaboradores. 
 
 
Compreende a troca de informações entre a organização e seu ambiente externo (clientes, fornecedores, mídia, etc.) 
 
 
Objetivo 
Fortalecer a cultura organizacional, alinhar metas e estratégias, motivar funcionários. Construir e sustentar a imagem da empresa, conquistar novos clientes, fidelizar os que já existem, gerar interesse público. 
 
Público-Alvo 
Funcionários, gestores, equipes internas. Clientes, fornecedores, investidores, mídia, público em geral. 
 
Abordagem de Linguagem 
Pode ser mais informal e direta, adaptada à cultura organizacional. Geralmente mais formal, seguindo os padrões definidos para comunicação corporativa e marketing. 
 
Conteúdo 
Informações sobre metas, políticas internas, eventos da empresa, reconhecimento de funcionários. Mensagens de marketing, informações sobre produtos/serviços, posicionamento da marca, notícias relevantes sobre a empresa para o mercado. 
 
Canais Comuns 
E-mails, intranet, reuniões internas, murais, newsletters internos. Mídias sociais, sites corporativos, releases de imprensa, publicidade, eventos. 
 
Exemplos de Ferramentas 
Intranet, e-mails corporativos, reuniões de equipe. Redes sociais, websites corporativos, entrevistas na mídia, campanhas publicitárias. 

Dicas para um bom planejamento de comunicação para 2024   

Mas como elaborar um bom planejamento de comunicação na prática? Confira a seguir: 

Entenda quem é o seu público  

Ao iniciar um planejamento de comunicação, é essencial definir qual é o público que você quer atingir e entender quem é ele. Faça perguntas como:  
 
– Quais são suas reais necessidades?   
– O que eu pretendo comunicar?  
– Quais são as suas preferências de comunicação?  

Ao direcionar os esforços para conhecer essas preferências, necessidades e comportamentos, as empresas podem personalizar suas estratégias de maneira mais impactante. 

Defina as metas e indicadores de desempenho  

A definição de objetivos claros é a base de qualquer planejamento de comunicação. Seja o aumento de engajamento, fortalecimento de imagem da empresa ou até mesmo para impulsionar as vendas.  

Uma das metas conhecidas entre as empresas, por exemplo, é o ROI. Também conhecido como Retorno Sobre Investimento, ele é o indicador essencial para comprovar quais resultados estão dando certo e o que precisa ser reanalisado.  

Além do ROI existe outro indicador, o share of voice. É ele que mostra a fatia correspondente às menções da marca nos meios de comunicação — nas mídias sociais, jornais, revistas, rádios, etc. Ou seja, retrata a participação da comunicação da empresa no mercado como um todo. 

Invista em novas soluções e capacitações 

No planejamento de comunicação, também é recomendado fazer um levantamento em relação a ferramentas, serviços e capacitações para funcionários.  

Todos os anos, mais ferramentas são lançadas para aprimorar a comunicação, e por isso vale fazer o levantamento delas para se atualizar.  

A inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT já são realidade e não devem ser ignoradas, por exemplo. Elas, inclusive, podem ajudar no processo de elaboração do planejamento.  

Quer construir um planejamento de comunicação? A SOAP pode ajudar!  

Se sua empresa precisa de um planejamento de comunicação para 2024 e não sabe como elaborar, a SOAP pode te ajudar.  

Com o treinamento SOAP Estratégia de Comunicação, você e sua equipe vão aprender a:  

  • Compreender a importância de uma estratégia de comunicação eficaz; 
  • Reconhecer seus principais elementos e conceitos sobre o tema; 
  • Definir o público-alvo e classificar os canais de comunicação mais adequados; 
  • Elaborar seu planejamento e implementar sua estratégia de comunicação; 
  • Avaliar e medir resultados para mapear a eficácia da estratégia, com foco em melhoria contínua. 

Tem interesse ou quer saber mais detalhes sobre o treinamento? Entre em contato com os nossos especialistas!   



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