Pensar as ações de comunicação é um passo indispensável para empresas que querem evoluir em seus resultados
2024 já é uma realidade! Para o ano que se inicia, é fundamental elaborar o planejamento de comunicação para garantir a eficácia e relevância das estratégias adotadas pelas empresas.
A comunicação é um aspecto essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Por isso, é importante pensar em um planejamento para essa área, assim como para o setor de finanças, vendas, recursos humanos, entre outros.
Uma pesquisa conduzida em 2019 pelo Project Management Institute (PMI) constatou que 64% das empresas no Brasil enfrentaram problemas na hora de se comunicar. Até mesmo empresas renomadas, como Nestlé e HP, foram analisadas no estudo e não ficaram imunes a esses desafios.
Além disso, conforme apontado por um relatório da Society for Human Resource Management (SHRM), organizações com cerca de 100 colaboradores têm uma perda média de US$420 mil por ano devido a falhas na comunicação.
Muitas empresas acabam negligenciando o planejamento de comunicação e as consequências podem se manifestar em vários aspectos, como por exemplo:
Por isso, um planejamento estratégico de comunicação promove diversos benefícios para as empresas, contribuindo de forma significativa para seu sucesso, eficiência e sustentabilidade.
De acordo com Patrick Canuto, consultor educacional e especialista em experiências de aprendizagem da SOAP, “a comunicação estratégica é uma abordagem que visa transmitir a mensagem de forma planejada e eficaz, com o objetivo de alcançar resultados mensuráveis”.
Portanto, um bom planejamento de comunicação é capaz de estabelecer uma conexão mais sólida e autêntica com o público, impactando positivamente em diversos aspectos durante o ano.
O planejamento de comunicação é mais do que uma simples ferramenta estratégica. Ele serve como um guia que orienta como uma empresa deve se comunicar durante o ano.
Desde a definição de metas até a escolha dos canais de comunicação, o planejamento é a peça-chave para estabelecer uma presença sólida e eficaz no mercado.
No dia a dia, um bom planejamento de comunicação pode facilitar a tomada de decisões, estruturar a rotina e demonstrar o diferencial da empresa.
Além disso, vale lembrar que uma estratégia de comunicação possui diferentes frentes e, por isso, o plano pode incluir comunicação interna e comunicação externa, gestão de crise, tom de voz da marca, etc.
A seguir, falaremos sobre duas frentes do plano de comunicação: interna e externa.
Na tabela a seguir, confira as principais diferenças entre a comunicação interna e externa:
Características | Comunicação Interna | Comunicação Externa |
Definição | Processo de troca de informações dentro da organização entre os colaboradores. | Compreende a troca de informações entre a organização e seu ambiente externo (clientes, fornecedores, mídia, etc.) |
Objetivo | Fortalecer a cultura organizacional, alinhar metas e estratégias, motivar funcionários. | Construir e sustentar a imagem da empresa, conquistar novos clientes, fidelizar os que já existem, gerar interesse público. |
Público-Alvo | Funcionários, gestores, equipes internas. | Clientes, fornecedores, investidores, mídia, público em geral. |
Abordagem de Linguagem | Pode ser mais informal e direta, adaptada à cultura organizacional. | Geralmente mais formal, seguindo os padrões definidos para comunicação corporativa e marketing. |
Conteúdo | Informações sobre metas, políticas internas, eventos da empresa, reconhecimento de funcionários. | Mensagens de marketing, informações sobre produtos/serviços, posicionamento da marca, notícias relevantes sobre a empresa para o mercado. |
Canais Comuns | E-mails, intranet, reuniões internas, murais, newsletters internos. | Mídias sociais, sites corporativos, releases de imprensa, publicidade, eventos. |
Exemplos de Ferramentas | Intranet, e-mails corporativos, reuniões de equipe. | Redes sociais, websites corporativos, entrevistas na mídia, campanhas publicitárias. |
Mas como elaborar um bom planejamento de comunicação na prática? Confira a seguir:
Ao iniciar um planejamento de comunicação, é essencial definir qual é o público que você quer atingir e entender quem é ele. Faça perguntas como:
– Quais são suas reais necessidades?
– O que eu pretendo comunicar?
– Quais são as suas preferências de comunicação?
Ao direcionar os esforços para conhecer essas preferências, necessidades e comportamentos, as empresas podem personalizar suas estratégias de maneira mais impactante.
A definição de objetivos claros é a base de qualquer planejamento de comunicação. Seja o aumento de engajamento, fortalecimento de imagem da empresa ou até mesmo para impulsionar as vendas.
Uma das metas conhecidas entre as empresas, por exemplo, é o ROI. Também conhecido como Retorno Sobre Investimento, ele é o indicador essencial para comprovar quais resultados estão dando certo e o que precisa ser reanalisado.
Além do ROI existe outro indicador, o share of voice. É ele que mostra a fatia correspondente às menções da marca nos meios de comunicação — nas mídias sociais, jornais, revistas, rádios, etc. Ou seja, retrata a participação da comunicação da empresa no mercado como um todo.
No planejamento de comunicação, também é recomendado fazer um levantamento em relação a ferramentas, serviços e capacitações para funcionários.
Todos os anos, mais ferramentas são lançadas para aprimorar a comunicação, e por isso vale fazer o levantamento delas para se atualizar.
A inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT já são realidade e não devem ser ignoradas, por exemplo. Elas, inclusive, podem ajudar no processo de elaboração do planejamento.
Se sua empresa precisa de um planejamento de comunicação para 2024 e não sabe como elaborar, a SOAP pode te ajudar.
Com o treinamento SOAP Estratégia de Comunicação, você e sua equipe vão aprender a:
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