Você já imaginou ter apenas 2 minutos para convencer alguém sobre uma ideia? Essa proposta pode parecer absurda, mas a verdade é que, com o mundo digital, lidamos com necessidades desse tipo o tempo todo.
Você já imaginou ter apenas 2 minutos para convencer alguém sobre uma ideia? Essa proposta pode parecer absurda, mas a verdade é que, com o mundo digital, lidamos com necessidades desse tipo o tempo todo.
As interações estão cada vez mais rápidas e concorridas. Para chamar a atenção de um público nas redes sociais, por exemplo, é imprescindível se destacar, ter o “algo a mais” que as pessoas tanto procuram.
As habilidades de persuadir e emocionar caminham juntas quando o assunto é convencimento. Com poucos minutos disponíveis, então, o discurso precisa ser assertivo e impactante. O desafio de convencer alguém em um período curto pode ser aplicado a diversas formas de comunicação e produções de conteúdo.
Uma das técnicas utilizadas para convencer alguém em 2 minutos é o storytelling. Baseado nos mesmos elementos que os escritores e cineastas usam para criar obras de entretenimento, o storytelling é uma ferramenta que ajuda a criar narrativas e contar histórias envolventes.
Em tradução livre, storytelling significa “contar histórias” e o objetivo da técnica é proporcionar caminhos para a escrita cativante. Mesmo um conteúdo extremamente relevante precisa ter uma estratégia de apresentação ao público.
Utilizar os elementos do storytelling é o que torna o seu conteúdo único dentre outros. O que conta é a união de uma boa escrita, com a autenticidade de quem produziu o conteúdo e uma história bem contada ao público.
O envolvimento que criamos ao ler um bom livro ou assistir a um bom filme é uma mistura de emoção, surpresa, conexão, empatia, identificação e diversos outros sentimentos.
Ao utilizar as ferramentas de storytelling, conseguimos trazer todos esses mesmos sentimentos a apresentações de negócios, posts digitais, palestras, aulas ou qualquer outro conteúdo. A ideia é levar o público para uma jornada, em uma história com começo, meio e fim. Também é possível utilizar apenas alguns elementos do storytelling para criar um conteúdo, sem necessariamente desenvolver uma narrativa completa, com personagens, ambientação e conflitos.
O primeiro e mais importante elemento do storytelling é a mensagem, que precisa ser relevante e capaz de marcar a vida das pessoas por muito tempo. A história ou mensagem é a base de tudo. Se esse elemento não for bem desenvolvido, dificilmente a apresentação da narrativa vai ser memorável a longo prazo.
A personagem (ou personagens) da história é outro elemento indispensável para criar sua narrativa. É por meio do comportamento, situações e interações que envolvem essa personagem que a mensagem será transmitida ao público.
Já a ambientação é responsável por criar o lugar onde se passa a história. Esse elemento é interessante para criar um clima e dar referências para a imaginação, possibilitando que a plateia se envolva com os detalhes da história.
Outro elemento que compõe o storytelling é o conflito central pelo qual o personagem passa. A narrativa costuma ser baseada em um conflito que precisa ser superado e, a partir disso, constrói-se uma jornada, em que o personagem começa a história de um jeito e termina de outro. A superação do conflito leva a uma lição de vida positiva.
Por fim, destacamos a Jornada do Heroi, que é um padrão narrativo criado por Joseph Campbell e está presente nas histórias mais famosas dos dias de hoje. Os filmes da Pixar são um bom exemplo de conteúdos baseados na Jornada do Heroi.
A habilidade de contar boas histórias, utilizando o storytelling, é um dos pilares fundamentais da comunicação de alta performance. Antes mesmo de pensar na apresentação de um conteúdo, o início da produção precisa ser a mensagem, com um roteiro e narrativa envolventes.
Pensando nisso, a SOAP produziu cursos completos que transformam as habilidades comunicativas por meio do storytelling. Visite nosso site e conheça nossos treinamentos!