Storytelling: como convencer alguém em 2 minutos

Você já imaginou ter apenas 2 minutos para convencer alguém sobre uma ideia? Essa proposta pode parecer absurda, mas a verdade é que, com o mundo digital, lidamos com necessidades desse tipo o tempo todo.

Treinamento SOAP
16/02/2022
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Você já imaginou ter apenas 2 minutos para convencer alguém sobre uma ideia? Essa proposta pode parecer absurda, mas a verdade é que, com o mundo digital, lidamos com necessidades desse tipo o tempo todo. 

As interações estão cada vez mais rápidas e concorridas. Para chamar a atenção de um público nas redes sociais, por exemplo, é imprescindível se destacar, ter o “algo a mais” que as pessoas tanto procuram. 

As habilidades de persuadir e emocionar caminham juntas quando o assunto é convencimento. Com poucos minutos disponíveis, então, o discurso precisa ser assertivo e impactante. O desafio de convencer alguém em um período curto pode ser aplicado a diversas formas de comunicação e produções de conteúdo.

Uma das técnicas utilizadas para convencer alguém em 2 minutos é o storytelling. Baseado nos mesmos elementos que os escritores e cineastas usam para criar obras de entretenimento, o storytelling é uma ferramenta que ajuda a criar narrativas e contar histórias envolventes. 

fundo preto com os personagens "Wood e Garfinho" de Toy Story ao fundo e o seguinte texto: "Afinal o que é Storytelling"

O que é storytelling? 

Em tradução livre, storytelling significa “contar histórias” e o objetivo da técnica é proporcionar caminhos para a escrita cativante. Mesmo um conteúdo extremamente relevante precisa ter uma estratégia de apresentação ao público. 

Utilizar os elementos do storytelling é o que torna o seu conteúdo único dentre outros. O que conta é a união de uma boa escrita, com a autenticidade de quem produziu o conteúdo e uma história bem contada ao público. 

Por que o storytelling é importante? 

O envolvimento que criamos ao ler um bom livro ou assistir a um bom filme é uma mistura de emoção, surpresa, conexão, empatia, identificação e diversos outros sentimentos. 

Ao utilizar as ferramentas de storytelling, conseguimos trazer todos esses mesmos sentimentos a apresentações de negócios, posts digitais, palestras, aulas ou qualquer outro conteúdo. A ideia é levar o público para uma jornada, em uma história com começo, meio e fim. Também é possível utilizar apenas alguns elementos do storytelling para criar um conteúdo, sem necessariamente desenvolver uma narrativa completa, com personagens, ambientação e conflitos. 

Alguns elementos das boas histórias 

O primeiro e mais importante elemento do storytelling é a mensagem, que precisa ser relevante e capaz de marcar a vida das pessoas por muito tempo. A história ou mensagem é a base de tudo. Se esse elemento não for bem desenvolvido, dificilmente a apresentação da narrativa vai ser memorável a longo prazo.

A personagem (ou personagens) da história é outro elemento indispensável para criar sua narrativa. É por meio do comportamento, situações e interações que envolvem essa personagem que a mensagem será transmitida ao público.

Já a ambientação é responsável por criar o lugar onde se passa a história. Esse elemento é interessante para criar um clima e dar referências para a imaginação, possibilitando que a plateia se envolva com os detalhes da história. 

Outro elemento que compõe o storytelling é o conflito central pelo qual o personagem passa. A narrativa costuma ser baseada em um conflito que precisa ser superado e, a partir disso, constrói-se uma jornada, em que o personagem começa a história de um jeito e termina de outro. A superação do conflito leva a uma lição de vida positiva.

Por fim, destacamos a Jornada do Heroi, que é um padrão narrativo criado por Joseph Campbell e está presente nas histórias mais famosas dos dias de hoje. Os filmes da Pixar são um bom exemplo de conteúdos baseados na Jornada do Heroi. 

Storytelling como pilar da comunicação de alta performance 

A habilidade de contar boas histórias, utilizando o storytelling, é um dos pilares fundamentais da comunicação de alta performance. Antes mesmo de pensar na apresentação de um conteúdo, o início da produção precisa ser a mensagem, com um roteiro e narrativa envolventes. 

Pensando nisso, a SOAP produziu cursos completos que transformam as habilidades comunicativas por meio do storytelling. Visite nosso site e conheça nossos treinamentos!



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