Com metas definidas para o início do ano, os profissionais buscam os resultados esperados.
Com metas definidas para o início do ano, os profissionais buscam os resultados esperados. No meio do caminho, porém, o CFO percebe que é preciso ajustar as metas e uma crise pode exigir corte de custos. Além disso, a entrada de um novo competidor no mercado sobe a barra de exigência de todo um setor.
O passo seguinte é atualizar os funcionários sobre essa decisão. Comunicar que eles terão de ser mais dedicados e, às vezes, agressivos em seu trabalho. Como fazer isso e evitar que as pessoas se sintam desmotivadas para iniciar um novo processo?
Neste artigo, trouxemos dicas de como comunicar as mudanças de metas para a equipe de modo que todos permaneçam motivados e alinhados ao novo projeto. Acompanhe!
Uma saída é montar um plano de comunicação empresarial. Caso a meta afete a empresa inteira, comunicar todas as pessoas em simultâneo, do analista ao diretor, não é a melhor opção. O ideal é que, primeiramente, aqueles que ocupam o topo da pirâmide sejam comunicados — isso é, diretores, gerentes e supervisores.
Quando houver a certeza de que esses setores estão alinhados com a nova meta, o restante da companhia terá suporte na hora de receber a notícia. Dessa forma, facilita-se o engajamento da equipe.
Na SOAP, trabalhamos apresentações de conteúdo verdadeiro. Por apresentação, não estamos falando em exibir slides para seus funcionários. A partir do momento em que você fala para um público, está fazendo uma apresentação. A primeira dica, portanto, é: vá direto ao ponto. Tentar enrolar os funcionários só contribui para o crescimento de ruídos na comunicação que, por sua vez, podem levar à queda de produtividade.
Em uma situação em que a alteração de meta acontece por questões internas, ou seja, mudanças da própria empresa, e não do mercado, valorizar o esforço da equipe, deixando claro que ele não foi em vão, ajuda a fortalecer a autoestima das pessoas.
Ao sentirem-se reconhecidas e amparadas, a tendência é que se engajem nas causas da companhia. Nesse cenário, é mais difícil ter espaço para desmotivação. Em seguida, compartilhe os fatos e argumentos verdadeiros que levaram ao novo direcionamento.
Já que, ao mostrar o porquê daquela meta não ser condizente com a atual situação da empresa, você não impõe a nova realidade, mas, sim, dá a oportunidade de as pessoas chegarem sozinhas à mesma conclusão.
Caso sejam condições externas à empresa que tenham exigido a modificação dos planos — como uma crise econômica, ou alguma mudança política que impacte diretamente a companhia —, comunique diretamente os colaboradores sobre o contexto. Transparência é o alimento da confiança. Explique, detalhadamente, como o mercado estava no momento da determinação da meta e como ele mudou. Mais uma vez: diga objetivamente quais acontecimentos provocaram essa mudança.
Uma dificuldade que pode surgir na hora de falar com a equipe é a resistência. Normal. Uma das maiores desafios de qualquer ser humano é lidar com mudanças. As pessoas podem se sentir inseguras. Afinal, o que garante que essa nova meta é atingível? Essa é uma resposta que você precisa ter se quiser ganhar aliados. Explique o caminho que percorreu para chegar ao novo objetivo.
Uma opção para diminuir a resistência é marcar uma reunião para ouvir dúvidas e sugestões dos colaboradores. É importante que você se prepare para sanar todas as questões e comprovar que a nova meta é atingível. Assim:
Além disso, faça um exercício de escuta. Talvez, o seu time levante algum ponto que você não havia pensado. Certifique-se de que todos estão alinhados ao novo projeto e que sairão da conversa mais motivados do que entraram.
Na hora de falar, seja conciso, claro e simples. Não faça rodeios pensando em amenizar o impacto das notícias. Evite usar termos técnicos para mostrar seu conhecimento. Além de soar arrogante, isso pode comprometer a retenção da mensagem pela audiência.
Ainda, preste atenção à sua voz. Essa é uma ferramenta que auxilia no envolvimento da audiência e no ganho de credibilidade, ajudando a causar impacto positivo. Veja mais algumas dicas fundamentais:
Com um plano de comunicação adequado, preparo técnico e uma boa performance, motivar a equipe será consequência. Veja como os treinamentos da SOAP podem te ajudar a melhorar a comunicação empresarial!