Você se preocupa em como aumentar a criatividade do seu time? A produção de conteúdo se tornou parte da rotina das empresas, o que fez a criatividade subir alguns degraus entre as soft skills e hard skills mais importantes.
Você se preocupa em como aumentar a criatividade do seu time? A produção de conteúdo se tornou parte da rotina das empresas, o que fez a criatividade subir alguns degraus entre as soft skills e hard skills mais importantes.
Essa soft skill é cada vez mais necessária quando vamos criar projetos profissionais, preparar apresentações ou, até mesmo, publicar um post nas mídias sociais. Mas como deixar de ter apenas um momento ou outro de inspiração e produzir novas ideias sistematicamente?
Neste conteúdo, trouxemos um passo a passo de como aumentar a criatividade e deixar de contar com a sorte na produção de conteúdo. Continue a leitura!
O ponto de partida é nutrir o cérebro com novas referências e pontos de vista. Livros, vídeos, palestras, podcasts e afins, reúna o máximo de materiais sobre os desafios e situações mais comuns na sua área.
Também vale a pena buscar conhecimentos de outras disciplinas. Por exemplo, um post nas redes sociais pode se beneficiar de noções de Psicologia das Cores, assim como conhecer as ferramentas do Powerpoint traz mais opções para ser criativo nas apresentações.
Outro cuidado é buscar trabalhos similares ao que você pretende executar. Aqui, o objetivo é fazer a engenharia reversa, perguntando-se por que a pessoa optou pelo elemento “A”, “B” ou “C” na apresentação, postagem, texto etc.
À medida que entende as ideias por trás de diversas referências, seu repertório vai ficar mais enriquecido, e você tem como aumentar a criatividade.
Saber absorver as informações do ambiente também é uma boa forma de aumentar a criatividade. Podemos dizer que a criatividade acontece em duas etapas:
No primeiro momento, estamos abertos a ampliar as ideias disponíveis. Vamos observar o problema, falar com as pessoas envolvidas, buscar referências, sempre em busca de diferentes contribuições.
Depois, já com essa expansão, colocamos os pensamentos no papel e começamos a filtrar as ideias, convergindo para aquilo que será aplicado. É um processo que pode acontecer de forma individual ou em grupo, tendo essas duas fases.
Ter novas abordagens para as atividades pode ser uma boa maneira de estimular a criatividade. Aliás, podemos usar métodos e técnicas para que a equipe colabore na resolução dos problemas, em vez de contar com ações isoladas.
Uma ferramenta bastante utilizada é o brainstorming. Nele, todos os participantes colocam suas ideias sem julgamentos. Só após, existe a avaliação e ponderação daquilo que foi discutido.
Outra prática interessante é a matriz CSD. Aqui, procuramos classificar as informações disponíveis sobre um tema em três grupos:
É algo que pode ser aplicado tanto a roteiros quanto a elementos visuais. Por exemplo, poderíamos ter certeza sobre o layout de uma apresentação, mas estar em dúvidas sobre a melhor composição de cores, pesquisando a esse respeito.
Por fim, uma boa maneira de conectar as ideias com criatividade é usar os mapas mentais. Neles, o tema é centralizado na folha de papel, e criamos trilhas que vão nos levar até os subtópicos e informações sobre o conteúdo.
Lembre-se de que você pode testar várias opções de apresentação, projeto, roteiro, layouts de posts etc. Em vez de ficar preso a uma única ideia, vale a pena experimentar até encontrar, na prática, aquela que apresentou os melhores resultados.
Até aqui, é possível enxergar claramente que a criatividade pode surgir da pesquisa, estudo de diferentes pontos de vista, técnicas e métodos de trabalho. Nesse sentido, assim como outras habilidades, podemos realizar capacitações para desenvolver essas skills.
Na SOAP, temos treinamentos in company para estimular o pensamento criativo nas empresas, tendo em vista uma comunicação mais eficiente. Dois bons exemplos são o Storytelling e SOAP visual.
Na SOAP Storytelling, os profissionais aprendem as técnicas e ferramentas para contar histórias cativantes. Essas narrativas podem ser aplicadas em diferentes tipos de conteúdo, como apresentações profissionais, campanhas publicitárias, textos e posts nas mídias sociais.
Já o SOAP Visual apresenta as ferramentas e o pensamento de design para não designers. Qualquer profissional pode melhorar seu repertório com ferramentas para ser mais criativo ao preparar uma apresentação profissional, e o treinamento ensina as técnicas necessárias.
Saber como aumentar a criatividade é um passo importante para produzir conteúdos inovadores e conquistar a atenção do público. Por isso, é uma habilidade em que vale a pena dedicar tempo e esforço, sendo um excelente alvo para o desenvolvimento de pessoas nas empresas.
Confira os treinamentos corporativos da SOAP e encontre a capacitação ideal para desbloquear o potencial criativo do seu time!