Um dos maiores desafios de multinacionais é lidar com as características particulares de cada país onde atuam.
Um dos maiores desafios de multinacionais é lidar com as características particulares de cada país onde atuam. Foi para solucionar isso que uma das maiores empresas de tecnologia do mundo nos procurou.
Nos Estados Unidos, sede da empresa, o treinamento de comunicação da equipe de vendas é realizado com o apoio de uma consultoria norte-americana. Porém, aqui no Brasil, a estratégia não estava dando certo. O perfil de negociação do cliente brasileiro é diferente, e os resultados dos treinamentos estavam insatisfatórios. A empresa precisava realizar adaptações para a cultura local urgentemente.
Sendo assim, a empresa saiu em busca de um parceiro que reunisse habilidades específicas: domínio da área de treinamentos e, ao mesmo tempo, compreensão das necessidades culturais da empresa naquele momento. A SOAP, como referência em consultoria em comunicação e com uma origem brasileira, tornou-se a opção ideal para auxiliar nesse processo de adaptação.
Durante seis meses, foram realizadas diversas reuniões de alinhamento entre as equipes da SOAP e da empresa. Também ajudamos a adaptar os materiais que seriam utilizados nos workshops, alterando seus formatos, e fizemos até mesmo estudos para a utilização de plataformas de ensino a distância.
Decidimos aplicar os cursos SOAP Apresentações, Apresentador, Comunicação Interpessoal Corporativa e StorySelling. Os cursos aconteceram entre março e maio de 2018. Na época, o StorySelling não fazia parte do nosso catálogo, o que era de conhecimento do próprio cliente. Ainda assim, a empresa nos deu um voto de confiança para que realizássemos a criação e a primeira aplicação do treinamento com a sua equipe. Isso porque a empresa tinha uma demanda clara de tornar os treinamentos das equipes brasileiras mais práticos.
Foram necessárias, também, flexibilidade e disponibilidade de ambas as partes para que o projeto desse certo. Definimos que os cursos seriam desenvolvidos em forma de trilhas, divididos em quatro aulas diferentes. Os conteúdos foram adaptados para a realidade do cliente, bem como a carga horária de cada um deles.
A confiança foi a chave para o sucesso de nossa parceria. Pois, apesar do domínio que apresentavam do conteúdo, os participantes se mostraram dispostos a participar e aprender ainda mais. Ao final do projeto, os colaboradores da empresa estavam muito mais seguros, além de familiarizados com a realidade brasileira.
Já para nós, a experiência também trouxe importantes aprendizados. Além da criação do curso de StorySelling, passamos a trabalhar com conteúdos mais customizados para cada tipo de cliente em nossos workshops.
Assim, da mesma forma que a parceria foi um sucesso em termos de resultados para o cliente, a SOAP também cresceu com o projeto. É sempre com essa mentalidade, de aprender a cada novo desafio, que nos tornamos cada dia melhores no que fazemos!
Se você também busca melhorar a atuação de sua empresa em negociações, saiba que estamos aqui para te ajudar!
E lembre-se: não importa quão complicado pareça o desafio. Trabalhando juntos e em sinergia, encontraremos a solução!