Case GSK: lidando com sucesso em vários desafios

Uma trajetória de sucesso corporativo perpassa desafios e realizações, para alcançar os resultados esperados.

Treinamento SOAP
08/07/2022
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Uma trajetória de sucesso corporativo perpassa desafios e realizações, para alcançar os resultados esperados. O case GSK traz uma história de transformação na forma de abordagem e comunicação com o público.

Com o suporte da SOAP que tem o papel de levar o melhor das apresentações de ponta a ponta para o mercado, é um exemplo a ser seguido. A jornada é tão importante quanto a chegada, logo, a preparação é que leva ao objetivo.

Neste post você vai conhecer a trajetória de sucesso da GSK, a problemática enfrentada e como se deu o encontro com a SOAP. Continue lendo e veja como foi toda a experiência, da implantação aos resultados obtidos!

Conheça a GSK

Uma empresa do setor da saúde, com atuação global, impulsionada pela ciência e inovação. Seu principal objetivo é fazer com que as pessoas possam mais, vivam mais e se sintam cada vez melhores.

Presente em mais de 150 países e com mais de 9 mil empregados espalhados por todo o planeta a GSK se diferencia. A organização  ainda conta com centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Bélgica, Itália, Índia, Suíça, Alemanha e China.

Já são mais de 110 anos somente no Brasil, tendo sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo, contando com uma fábrica e um centro de distribuição.

Os desafios da GSK

Por se tratar de uma empresa de grande porte e multinacional, os desafios envolvem a virtualidade e alinhamento das equipes de diferentes culturas. Para atingir os objetivos e obter os resultados esperados é preciso se adequar a uma realidade repleta de mudanças.

Com isso, a área de Treinamento de Vendas & Eventos identificou a oportunidade de uma capacitação que reconhecesse, valorizasse e potencializasse as capacidades comunicativas dos Representantes da frente de negócios de Consumo.

São três diferentes times – Vendas, Expert e Execução Comercial – formados por farmacêuticos, médicos oftalmologistas e dermatologistas, o que impunha conectar e unificar uma linguagem que pudesse se encaixar na realidade e desafios individuais de cada um deles.

A entrega da SOAP

Diante da complexidade de falar com públicos diversos e específicos, a GSK encontrou na SOAP a parceria ideal, já que sua especialidade é criar conexão por meio dos discursos e apresentações de impacto.

Para aliar teoria e prática e construir uma comunicação estratégica, a partir de elementos pedagógicos como “Resolução de problemas” e “Desenvolvimento de projetos”, foram adotadas ações educacionais divididas em três momentos:

  • reunião com um representante de cada time, para condução de uma sessão de mentoria que pudesse guiá-los na elaboração da estratégia de uma apresentação, nem como a construção da narrativa;
  • reunião das 300 pessoas, componentes dos três times, com algumas participações online e em tempo real para palestra para apresentação dos principais conceitos do storytelling, técnica escolhida para a apresentação;
  • apresentação dos três representantes dos times, das construções orientadas pelo instrutor SOAP aos demais participantes, como exemplo prático do conteúdo aplicado às necessidades de rotina.

O storytelling é uma ferramenta que potencializa a comunicação, especialmente, em vendas. Por ela foi possível criar apresentações com histórias de vendas, com enredo e personagens adaptados às realidades GSK.

A construção da narrativa utilizando o storytelling foca na valorização do discurso, para envolver a audiência e entregar as mensagens desejadas. Com isso, aumentaram-se as chances de definição de uma estratégia de vendas eficaz.

Resultados alcançados com a parceria GSK x SOAP

A SOAP é expert em criar apresentações que contagiam e prendem a atenção do público, para a transmissão da mensagem. Nosso trabalho é compreender a necessidade e vivenciar junto com o cliente, de ponta a ponta, o processo de preparação da apresentação.

Nas palavras da Coordenadora de Treinamento de Vendas e Eventos, Anna Salles, todo esse compromisso é bastante evidente:

“Existem diversos adjetivos para descrever a atitude da SOAP, mas a que eu mais gosto é o cuidado. E, para mim, não existe nada mais valioso em uma relação: cliente x fornecedor. Porque, no fundo, essa relação são pessoas x pessoas, e não existe uma pessoa no mundo que não goste de cuidado.”

Com o conhecimento e o cuidado do time SOAP nosso propósito é ser um facilitador, ajudando em cada etapa da construção das narrativas de efeito. 

O storytelling foi a técnica mais adequada para a GSK, o que se pode comprovar durante os ensaios e, por fim, em um evento que certamente fixou na memória dos participantes.

Se você gostou deste post e como a GSK deseja transformar o modo de se comunicar com seus times de vendas, criando apresentações memoráveis entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer a solução ideal para a sua necessidade do momento!

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