“Um método de aprendizagem que entrega conteúdos para os funcionários de uma forma rápida e curta.
“Um método de aprendizagem que entrega conteúdos para os funcionários de uma forma rápida e curta. Normalmente realizados com ações entre 1 e 7 minutos, fazendo com que ela seja facilmente entendida e gerenciável.” É assim que Frank Russel conceitua Microlearning em sua palestra, uma das que abriram o primeiro dia do ATD 2018. Tal assunto é uma tendência para a educação corporativa, tanto que está presente em 17 das palestras aplicadas durante os 4 dias de congresso.
E em meio a ascensão e queda de alguns formatos de soluções de aprendizagem, por que esta entrega se diferencia das demais? Por que o Microlearning segue as demandas do aprendiz moderno, que necessita de acesso fácil e rápido a informação, que procura validação social, busca ajuda online, estão confortáveis com tecnologia.
Para este público exigente, como conseguir um acesso mais engajador?
Se faz necessárias entregas cada vez mais variadas e possibilidade de escolha ao fazer o conteúdo: diferentes fornecedores reconhecendo formatos e entregas diferentes, de acordo com os estilos mais variados de aprendizagem – vídeos, áudios (além de mobile, com mais chance em aderência aos treinamentos), texto e SCORM. Como podemos transformar as nossas soluções com um mix de entregas.
O palestrante inclusive citou que ao pensarmos em microlearning, não podemos reconhece-lo como uma entrega que exclui as soluções criadas para treinamentos presenciais, uma vez que a retenção do conteúdo é muito mais efetiva quando é possível a troca de experiências entre os alunos. Ou seja:
Treinamento:
Ações de Apoio a Performance:
E para te ajudar a pensar como avaliar uma entrega de Microlearning, pontuamos algumas questões:
O que considerar antes de contatar:
Seu fornecedor passou no teste acima? Não deixe de levantar algumas questões base:
Tais aspectos te ajudarão a contratar a solução que vai de acordo com as premissas do Microlearning, e farão da sua entrega, tudo aquilo que você espera dela.
E então, gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!