7 atividades para engajar o público em convenção de vendas 

De debates a desafios, conheça as melhores estratégias para transformar uma convenção de vendas em uma experiência inesquecível

Treinamento SOAP
27/12/2023
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Um dos eventos mais importantes para alinhamento de perspectivas e definição do sucesso para a próxima temporada é a convenção de vendas. Com o objetivo de apresentar resultados e também as metas futuras, esse tipo de evento costuma reunir todos os representantes de vendas para garantir que tenham um direcionamento unificado. 

É muito comum que convenções aconteçam nos últimos meses do ano, uma vez que boa parte das métricas utilizadas pelas empresas é anual. Uma convenção proporciona ainda uma excelente oportunidade para reconhecer os destaques do período anterior e construir networking.  

Uma questão muito recorrente para quem uma convenção de vendas é como manter o público engajado, reter a atenção e o entusiasmo da plateia. 

“Falar não é sinônimo de ser escutado” 

Essa afirmação foi feita pelo roteirista da SOAP, Gustavo Penna, durante a masterclass “Como fazer uma convenção de vendas impactante?”. E é a partir dela que nós trouxemos sete atividades que vão te ajudar a engajar seu público quando for realizar este evento. 

Afinal, relacionamento não é exclusivo ao cliente final. Quem desempenha o trabalho de vendas precisa estar alinhado com a visão da empresa.  

E quem for speaker da convenção de vendas precisa motivar o público, já que esse é um dos objetivos principais desse tipo de evento. 

Assista a masterclass com Gustavo Penna na íntegra: 

Atividades para manter o público entretido do início ao fim da convenção 

Está preparado para transformar sua convenção de vendas? Conheça atividades que vão encantar e engajar seu público para impulsionar resultados! 

Leia também: Como fazer um roteiro de apresentação para convenção de vendas? 

#1. Estudo de caso aliado ao brainstorm 

O brainstorm é uma técnica de geração de ideias que estimula a criatividade de um grupo. A tradução mais próxima seria “chuva de ideias”. Seu objetivo é encorajar que todos exponham suas ideias e pensamentos sem restrições, críticas ou julgamentos, visando a solução de um case. 

Ao mesmo tempo, o estudo de caso é uma abordagem de pesquisa que permite que uma pessoa ou um grupo faça uma análise a partir de um contexto. Dentro de uma convenção de vendas, um estudo de caso interessante pode se referir a uma situação real que aconteceu em determinado time, destacando como eles enfrentaram este desafio. 

O poder do brainstorming aliado ao estudo de caso em uma convenção de vendas cria um ambiente dinâmico e participativo. Essa sinergia não apenas gera um engajamento, incentivando a colaboração, mas também propõe pensamento crítico com aplicação prática e relevante ao dia a dia dos participantes. A convergência dessas abordagens estimula a troca de ideias e a criação de soluções inovadoras.  

#2. Desafios de Team Building 

Team Building é uma metodologia que tem como objetivo promover o trabalho em equipe, aprimorar a colaboração e fortalecer os laços dentro de um grupo. Seu objetivo é criar um ambiente no qual os membros possam se conhecer, desenvolver confiança e melhorar sua comunicação. 

O team building pode ser feito por meio de jogos, desafios, dinâmicas, exercícios livres e projetos em grupo que incentivam a comunicação e estimulam o trabalho em equipe. 

É comum que nem todos os participantes de uma convenção de vendas se conheçam inicialmente, no entanto, o trabalho em equipe facilita não apenas interações coletivas, mas também o desempenho individual. Os desafios de Team Building serão capazes de fomentar o networking entre pessoas que fazem o mesmo trabalho, mas que não se conhecem. 

#3. RPG de vendas 

Dentro do universo de vendas, o RPG ou apenas “role play”, é uma simulação em que os participantes assumem papéis fictícios e interagem entre si em um cenário determinado, podendo desenvolver habilidades de vendas, comunicação e trabalho em equipe:  

  • Treinamento de vendas 

Os profissionais podem simular os papéis de vendedores e clientes. Essa gamificação permite que eles pratiquem abordagens de vendas, técnicas de negociação e lidem com situações desafiadoras, uma vez que estão familiarizados com o perfil de seus clientes. Exercita também a empatia com o cliente, uma vez que, na atividade, os profissionais têm a oportunidade de inverter papéis. 

  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação 

Do uso de gatilhos mentais até as técnicas de oratória, o RPG é uma forte ferramenta para aprimorar as habilidades de comunicação dos profissionais de venda, trabalhando a assertividade e a autoconfiança, e ajudando a adaptar sua linguagem e estilo de acordo com a persona de cada cliente, proporcionando uma abordagem mais personalizada. 

  • Trabalho em equipe 

Os membros de cada equipe dentro desse treinamento em conjunto são capazes de colaborar para resolver desafios de vendas, desenvolver estratégias e compartilhar experiências. Além de fortalecer o espírito de equipe, essa prática estimula a troca de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento de cada indivíduo. 

#4. Entrevistas com o cliente 

Nem sempre é possível trazer um cliente relevante para participar fisicamente de uma convenção de vendas. No entanto, graças à tecnologia, a realização de videoconferências se tornou um aliado acessível e eficaz.  

As entrevistas com clientes estratégicos representam uma abordagem inteligente para engajamento em uma convenção de vendas, pois coloca a voz do cliente em destaque no evento. Essa prática não apenas proporciona insights valiosos, mas também destaca o comprometimento da empresa em colocar o cliente no centro de suas estratégias. 

#5. Debates de tendências do mercado 

Atualmente, a internet se consolidou como a principal ferramenta de trabalho de boa parte da população mundial. Nela, é possível observar que tendências aparecem a cada segundo.

Um exemplo concreto é a utilização do WhatsApp como um meio oficial de comunicação dentro de empresas, fazendo — em alguns casos — com que meios de comunicação consolidados, como o e-mail, fiquem em segundo plano. 

Dentro desse universo virtual, podemos perceber que tendências surgem e vão embora; algumas podem atrapalhar e outras podem apoiar o dia a dia de trabalho. 

Promover debates entre figuras notórias trazidas para o evento ou até mesmo entre participantes, bem como apresentar as tendências para o período pós-convenção de vendas é uma atividade estratégica que manterá o seu público energizado e engajado. As pessoas desejam entender o que vem de novo para assim compreender como essas mudanças vão impactar no seu trabalho. 

#6. Dinâmicas de improviso 

Momentos de descontração são grandes aliados para uma convenção de vendas, pois são capazes de trazer uma dose de informalidade para um evento tão importante. Para elevar o engajamento do seu público, dinâmicas de improviso podem se revelar como uma poderosa ferramenta. 

A improvisação é uma técnica que estimula o participante a pensar de forma rápida, inesperada e sob pressão. Além disso, essa dinâmica prepara seus participantes para enfrentar situações inesperadas do dia a dia que podem acontecer com qualquer cliente. 

Dinâmicas de improviso podem ser utilizadas durante as convenções de vendas

 

Além de quebrar a formalidade do evento, essa atividade estimula a criatividade e espontaneidade dos participantes. 

#7. Cases de sucesso 

Nossa última sugestão de atividade para engajar o público em uma convenção de vendas é a apresentação de cases de sucesso. Toda convenção de vendas é construída em experiências, sejam elas positivas ou negativas. 

Apresentar cases de sucesso da própria empresa (e até mesmo premiar as pessoas por responsáveis pelo case) durante a convenção de vendas não apenas proporciona uma visão transparente das conquistas da empresa, mas também serve como uma oportunidade única de valorizar aqueles que fizeram a diferença na temporada anterior. 

Além de engajar o público, é possível construir uma cultura de reconhecimento que motiva todos os participantes a querer ser o próximo case de sucesso da empresa. 

Torne sua convenção de vendas inesquecível 

Seja objetivo e compreenda o seu público. O que eles desejam ouvir? O que eles precisam ouvir? A mensagem central do seu evento, as apresentações e as pessoas responsáveis por ela precisam estar em sintonia e se comunicar efetivamente com a audiência. É preciso conectar-se verdadeiramente para competir com as distrações que estão na palma da mão. 

Capte a atenção do seu público desde o início, assim você estabelecerá uma conexão sólida. Utilize recursos envolventes como as atividades listadas neste artigo, sempre estimulando a participação do seu público. Adapte suas abordagens com as expectativas da sua audiência. 

Lembre-se que a maior diferença entre uma convenção comum e uma inesquecível é a capacidade de manter o público engajado e ansioso por mais. 

Eleve sua convenção de vendas com a metodologia SOAP 

Mais de 75% das convenções corporativas não atingem os resultados esperados. Por isso, a SOAP disponibiliza uma consultoria para apresentações em convenções de vendas. 

Grandes empresas do mercado já realizaram suas convenções com a SOAP, como Libbs, Ipiranga e Royal Canin. 

A consultoria da SOAP oferece: 

  • Gestão completa de toda a comunicação do seu projeto, desde a concepção do evento, até os entregáveis mais práticos como slides de apresentações e sinalizações visuais.  
  • Roteiro e estratégias de Storytelling para você alinhar objetivos e metas globais com atenção total da sua audiência. 
  • Design e visual completo para suas apresentações nos eventos.  
  • Preparação de performance e oratória one-to-one com gestores que forem palestrar nos eventos. 

Gostou desse conteúdo? Descubra mais sobre nossos serviços de consultoria. Transforme sua convenção com a metodologia SOAP.



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