Quais são os pilares da Andragogia e os benefícios dessa técnica para o contexto organizacional?

Pelas leituras sobre desenvolvimento humano, você já deve ter se deparado com Malcolm Knowles.

Treinamento SOAP
24/05/2021
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Pelas leituras sobre desenvolvimento humano, você já deve ter se deparado com Malcolm Knowles. O teórico é um dos responsáveis pela criação da Teoria Humanista de Aprendizagem. Seus estudos também levaram à conclusão de que o aprendizado de crianças — que seria a Pedagogia — se difere do que acontece com adultos. Assim nasceu a Andragogia.

Há que se pensar que o aprendizado não termina após o ensino superior, mesmo para quem não deseja seguir carreira acadêmica. Afinal, profissionais de sucesso no mercado precisam estudar novas técnicas para se adequar às tendências e aos desafios da sua área. Para isso, passam por cursos livres e treinamentos de todos os tipos.

E é sobre esse campo dos treinamentos que se debruça a Andragogia. Entenda, a seguir, os princípios da metodologia e qual é a importância dela tanto para os profissionais quanto para as empresas!

Quais são os princípios da Andragogia?

Entre os objetivos da Andragogia, é possível mencionar questões relacionadas ao tempo, tendo em vista que adultos têm mais compromissos — e, com isso, necessitam de uma gestão mais precisa desse fator. Também há destaque para a demanda: profissionais precisam adquirir determinados conhecimentos por diferentes motivos.

Partimos, então, aos princípios da Andragogia, com base nas teorias de Malcolm Knowles.

Necessidade de saber

O aprendizado em questão precisa provar o seu valor agregado ao profissional. Ele deve entender logo de cara que necessita desse novo conhecimento para aprimorar sua atuação e que o meio mais indicado para isso é o treinamento ou curso proposto. Um conteúdo somente teórico, por exemplo, se distancia desse objetivo — a Andragogia requer o perfeito equilíbrio entre teoria e prática.

Autonomia do aprendiz

Profissionais têm agendas e compromissos, muitas vezes inadiáveis. Um dos fatores que desmotivam no aprendizado contínuo é ter que se adaptar a horários e turmas. Esse princípio da Andragogia propõe que elas tenham mais autonomia para decidir quando, como e, na medida do possível, o que aprender.

Aqui, damos destaque às possibilidades do ensino remoto por meio de cursos e treinamentos online. Eles já são uma realidade para diversas empresas e colaboram para o aprimoramento de times.

Experiências anteriores

Diferentemente das crianças, que estão começando a descobrir o mundo, adultos têm suas bagagens de conhecimento. Já passaram pela fase das descobertas, pelos conteúdos em sala de aula e até pelo ensino superior, com a aquisição do diploma. Tudo isso deve ser considerado durante o processo de aprendizagem.

São essas vivências e conhecimentos empíricos de outras pessoas que exemplificam a teoria, aproximando-a do que já entendem na prática. Por isso, uma aprendizagem sob os princípios da Andragogia deve estimular a participação constante dos profissionais.

Prontidão para aprender

Treinamentos desestimulantes levam a pessoa a se questionar sobre seu tempo gasto, que poderia ser mais bem distribuído entre outras atividades. Como muitos já tiveram experiências do tipo, pode existir um receio com novas propostas. Para contornar essa questão, é preciso torná-los abertos a adquirir conhecimentos para sua bagagem profissional.

Orientação para aprendizagem

Aqui, entram os ganchos para equilibrar a teoria e a prática. O conteúdo precisa trazer exemplos ou propor exercícios para imaginar os conceitos e técnicas aplicados no dia a dia da atuação profissional. Quanto mais isso acontece, melhor é a fixação do aprendizado.

Motivação e aprendizagem

Por fim, vem a motivação. Ela se expressa na satisfação pessoal, na autorrealização, no reconhecimento profissional, no aumento da autoestima, entre outros. Com isso, a pessoa percebe que o treinamento, por exemplo, é uma ferramenta para possibilitar tudo isso, além de valorização perante os líderes, aumentos salariais e até promoções.

Qual é a importância dessa metodologia para o aprendizado de adultos?

Somente pelos princípios, é possível entender como o ensino de adultos pela Andragogia se distancia do aprendizado do público infanto-juvenil. Aqui, o que se aprende ao longo da vida soma-se a essa nova aquisição de técnicas, conceitos, habilidades ou qualquer outro objeto de estudo.

Quando um curso ou treinamento corporativo, por exemplo, partem do princípio de que uma pessoa não sabe nada do assunto, principalmente o início e as retomadas podem se tornar maçantes. Também tendem a passar a impressão de superficialidade à pessoa, tendo em vista que ela já conhece grande parte do conteúdo.

Com conteúdos à base da metodologia, o dinamismo toma forma e motiva o aprendizado. Ele instiga os profissionais a descobrir o novo, a mudar sua mentalidade e praticar a recepção ao conhecimento.

Como aplicar a Andragogia em treinamentos corporativos?

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"

Falamos em treinamentos corporativos e, como você sabe, existe uma etapa importante de avaliação de resultados durante esse processo. Ela pode ocorrer antes, durante e depois, cada qual com um objetivo: identificar pontos a serem melhorados, verificar o aprendizado prático dos colaboradores e mensurar as novas condutas pós-aprendizado, por exemplo.

Contudo, para obter resultados realmente efetivos e obter a adesão da audiência, é necessário que o profissional enxergue o valor do treinamento em questão. A Andragogia é um apoio importante nesse quesito, pois contribui com uma dose de motivação para os colaboradores, que enxergam a aplicação prática do aprendizado na própria atuação.

Com essa premissa, a SOAP organiza treinamentos para a sua empresa e apoia a sua equipe para um aprendizado prático, com satisfação máxima dos colaboradores. O ensino leva protagonismo aos profissionais, que podem aprender competências em campos como:

  •         Comunicação interpessoal corporativa;
  •         Apresentações de alto impacto;
  •         Inteligência emocional;
  •         Design e criatividade;
  •         Oratória.

Esses são alguns exemplos de como a SOAP trabalha a educação corporativa na sua empresa. Contar com essa expertise garante maior retorno ao investimento, grande engajamento da audiência e boas chances de formar facilitadores dentro das equipes do negócio.

Inclusive, a SOAP tem ofertas de treinamentos online, que proporcionam redução de custos para as organizações e aumento do engajamento dos participantes. Os conteúdos dinâmicos, com base em diferentes tipos de aprendizagem, levam noções da prática aos profissionais, que aprendem com base em motivação e autoconhecimento.

Apostar na Andragogia, sobretudo para os treinamentos corporativos, é uma excelente estratégia. Tendo em vista que a educação de adultos necessita de estímulos diferentes, o apoio de uma empresa especialista nessa abordagem faz toda a diferença para os resultados do seu investimento.

Se você quer saber em detalhes como a SOAP pode contribuir para a educação corporativa da sua empresa, entre em contato com nossos consultores! Conheça nossas ofertas em treinamentos.



Posts Relacionados

O que é e como desenvolver a comunicação interpessoal?

Treinamento
22/03/2024
leia agora

Meta SMART: o que é e como aplicar em sua estratégia de comunicação?

Treinamento
29/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França