Alavancar a carreira, para se destacar no mercado pode não ser uma tarefa fácil, principalmente, com a alta competitividade que temos hoje.
Alavancar a carreira, para se destacar no mercado pode não ser uma tarefa fácil, principalmente, com a alta competitividade que temos hoje. O avanço da tecnologia e dos meios de comunicação quebraram várias barreiras e criaram oportunidades de trabalho, porém, isso aumenta a concorrência no meio profissional.
Logo vem a pergunta — o que podemos fazer para nos tornarmos profissionais disputados pelo mercado? Certamente, a qualificação profissional, em conjunto com a adoção de estratégias indicadas por especialistas em gestão de carreiras, podem ajudar a responder esse questionamento.
Elaboramos este artigo para mostrar que esse assunto é essencial para quem quer dar um salto profissional. Além disso, vamos dar sete dicas que lhe ajudarão no investimento da sua carreira.
Acompanhe!
Para contextualizar essa dica, precisamos citar aquela famosa fala do gato da obra da Alice no País das Maravilhas — “se não sabe aonde quer ir, qualquer lugar serve”. Com base nessa afirmação, para você alcançar o sucesso profissional é necessário determinar o objetivo da sua carreira.
Observe que, grande parte das atividades de nossas vidas são feitas de modo inconsciente, pois nosso cérebro é mestre em economizar energia. Entretanto, quando se trata da nossa profissão, devemos agir de maneira consciente, não devemos deixar a vida nos levar.
Sendo assim, para dar um salto na vida profissional devemos montar uma trajetória, com início, meio e fim. Precisamos encarar isso com a mesma seriedade que elaboramos os planejamentos dos projetos técnicos do dia a dia na empresa.
Mas, tenha em mente que nem tudo na vida depende de nós, essa sabedoria é uma das bases da escola filosófica do estoicismo. Sabendo disso, os integrantes dessa doutrina, aconselhavam que, devemos focar nas atividades que podemos controlar. Portanto, seja realista ao iniciar os passos para impulsionar a sua carreira.
Para isso, veja algumas dicas:
Atualize o seu conhecimento de maneira constante. O filósofo grego Sócrates, foi considerado um dos homens mais sábios da sua época. No entanto, quando ele foi questionado sobre essa sabedoria, ele mencionou a famosa frase: ”Só sei que nada sei”.
Com isso, podemos entender que Sócrates tinha toda essa sabedoria porque não se acomodava, mesmo tendo entendimento de diferentes assuntos da época. Atualmente, temos tantas oportunidades para aprimorar o nosso conhecimento que não temos motivos e justificativas para não desenvolver novas habilidades.
Quando aprimoramos o nosso conhecimento, adquirimos várias habilidades. No entanto, para alavancar a carreira de maneira rápida e eficiente devemos ficar atentos àquelas que são mais exigidas pelo mercado.
Essas habilidades são conhecidas como power skills. Basicamente, trata-se de um conjunto de talentos técnicos e comportamentais que os profissionais devem desenvolver para atender as demandas do mercado.
Saber quais são essas competências é importante para buscar as maneiras de desenvolvê-las. A boa notícia é que todas as habilidades que vamos citar, podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos. Portanto, você não precisa ter nascido com nenhuma delas. Confira:
As empresas estão cada vez mais valorizando a capacidade de comunicação dos seus colaboradores e parceiros de negócio. Pois, essa habilidade evita e resolve os conflitos dentro dos ambientes de trabalho e promove o bom relacionamento com os clientes.
Seja qual for a área de atuação profissional, a comunicação eficaz sempre será um diferencial para aqueles que sabem usar as suas estratégias. Portanto, estude sempre quais são as melhores maneiras de se comunicar para encantar e convencer o seu público-alvo.
As pessoas criativas são aquelas que buscam inovação. São aqueles profissionais curiosos que não se satisfazem com frases do tipo: “já fazemos isso dessa maneira há mais de dez anos”.
As empresas que buscam inovação para permanecer no mercado já perceberam o valor dos profissionais criativos. Muitas têm, até mesmo, os seus próprios processos de recompensa para incentivar a criatividade.
Pessoas com um nível de inteligência emocional bem desenvolvido, conseguem separar a vida pessoal da profissional, pois sabem identificar e controlar as emoções.
Atualmente, a inteligência emocional é uma competência muito valorizada por recrutadores de recursos humanos. Antes, os profissionais eram avaliados, basicamente, pelo QI (Quociente de inteligência) que considerava a capacidade técnica dos candidatos.
No entanto, hoje, esse índice vem sendo substituído pelo QIE (Quociente de inteligência emocional). Sabendo disso, aprenda como identificar as suas emoções para saber como usá-las a favor da sua carreira.
Quem pretende alavancar a carreira, precisa saber como motivar, convencer, ouvir, e tomar decisões com assertividade, ter empatia. Essas são algumas ações e características que líderes de sucesso precisam ter.
Se você tem algumas ou todas essas competências, já está no bom caminho. Caso contrário, não precisa entrar em pânico, pois existem cursos e treinamentos para as pessoas desenvolverem a liderança.
Investir em treinamentos de capacitação é uma maneira de acompanharmos as inovações do mercado e nos mantermos atualizados. Além disso, os profissionais certificados são mais valorizados e conseguem negociar melhores salários e contratos de trabalho.
Busque treinamentos além da sua área de atuação, essa é uma boa oportunidade de entendermos melhor as outras pessoas e desenvolver a nossa criatividade. Por exemplo, se você é do ramo da área de exatas, faça cursos em outros segmentos.
Muitos dizem que “a propaganda é a alma do negócio”. Se isso não fosse verdade, as empresas não investiriam em campanhas de marketing para apresentar os seus produtos e serviços para o mercado.
Com base nisso, faça o seu marketing pessoal, trate sempre a sua carreira profissional como um negócio ou uma empresa. Para isso, tenha uma boa presença nas redes sociais nas quais o seu público-alvo frequenta.
A rede de contatos profissional também é conhecida como networking. Ela funciona como uma agenda onde você deve relacionar empresas e parceiros de negócios na sua área de atuação.
Para isso, não subestime nenhum de seus relacionamentos. Por exemplo, aquele colega da academia, da corrida do final de semana pode conhecer alguém de influência na sua profissão. Além disso, não deixe de manter vínculos com colegas de faculdade, de cursos de capacitação, com professores, entre outros.
A SOAP é uma empresa especializada em apresentações profissionais que surgiu em 2003. Com metodologia pioneira, já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2.200 empresas. Atua tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas.
Para estender todo esse conhecimento e ajudar na formação de pessoas, a SOAP criou a Escola SOAP. Nesse segmento são oferecidas soluções para atender o público B2C.
Nos cursos da escola SOAP você desenvolverá várias habilidades necessárias para alavancar a carreira. Dentre elas as competências de power skills que citamos neste artigo.
Então, agora que conhece as sete dicas para alavancar a carreira, tenha em mente que — nós somos os responsáveis por buscar meios para o nosso crescimento profissional. Não espere que alguém lhe ofereça oportunidades. Siga as nossas dicas e colha os bons frutos.
Gostou do assunto sobre como alavancar a carreira? Para atingir esse seu objetivo, gostaríamos de lhe convidar para conhecer com mais detalhes a Escola SOAP.