7 dicas de como usar o ‘mindfulness’ para não ‘apagar’ na hora da apresentação

Oriundo das práticas meditativas budistas, o “Mindfulness” (em português “Atenção Plena”), tem sido muito utilizado como técnica de preparo emocional para apresentadores que buscam estar plenamente conectados ao momento presente, eliminando a ansiedade e os julgamentos que fazem o ato de falar em público ser tão temido.

Treinamento SOAP
13/07/2016
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Oriundo das práticas meditativas budistas, o “Mindfulness” (em português “Atenção Plena”), tem sido muito utilizado como técnica de preparo emocional para apresentadores que buscam estar plenamente conectados ao momento presente, eliminando a ansiedade e os julgamentos que fazem o ato de falar em público ser tão temido.

Para que você não tenha um “apagão” em momentos decisivos, fique plenamente atento às sete dicas de como usar o mindfulness para não “apagar” na hora da apresentação.

O que é mindfulness e como praticar?

O mindfulness, é a prática de se colocar no presente de forma consciente, focando toda a atenção na situação que está sendo vivida: respiração, movimento, sentidos etc.

Mas como se beneficiar do mindfulness na prática? Veja algumas dicas!

1. Assuma suas responsabilidades

Uma das premissas para se alcançar o estado de atenção plena é parar de colocar a culpa nos outros pelo que nos acontece e passar a compreender que o que sentimos e pensamos é de nossa inteira responsabilidade.

Passe a se auto-observar e se questionar quando pensamentos como “você fez isso para mim, logo, estou mal” aparecerem. Elimine-os e passe a pensar sob outra ótica: “O que posso fazer para me sentir melhor?”

Com isso, não nos deixamos afetar por comentários, perguntas e julgamentos que surgem durante uma reunião. E conseguimos, de forma consciente, adotar uma postura não-julgadora na hora de responder a um interlocutor.

Lembre-se: concentre-se em fazer o seu melhor.

2. Planeje o seu sono

Uma das atividades mais essenciais para o ser humano e que permite que qualquer outra atividade seja melhor executada é um bom sono.

Portanto, nada de ficar até de madrugada preparando PPT antes daquela reunião. Use as dicas da SOAP: planeje-se, prepare o roteiro, esteja com a história na cabeça e não perca tempo preparando lâminas e mais lâminas.

Use esse tempo para o seu descanso, pois não há como entrar em um estado de atenção plena com a mente e o corpo cansados.

3. Acorde aos poucos

O melhor horário para meditar é pela manhã. Mas depois de já praticado o item 2 e ter dormido boas horas de sono.

Além disso, busque acordar suavemente. Nada de sirene para acordar e já pular da cama. Use sons da natureza ou músicas suaves e vá, no gerúndio mesmo, acordando, se espreguiçando, se esticando, e então.

4. Medite com os recursos que tiver à mão

A meditação para atingir o estado de atenção plena não necessita de muito tempo, nem de um ambiente altamente silencioso, mantras, incensos, essências ou almofadas. O que você precisa é criar um hábito. Comece com um minuto de meditação, depois três, cinco, e assim por diante.

Se você tem filhos ou animais de estimação, acostume-se a meditar com eles por perto.

Se a única oportunidade que você tem para meditar é quando está no banheiro se arrumando, que seja. Não espere as condições ideais.

Às vezes, apenas um minuto de meditação ou exercícios de respiração, é tudo o que realmente precisamos. E é algo que vem bem a calhar nos momentos que antecedem uma apresentação.

5. Pare para respirar

Na prática, a meditação consiste em nos conectarmos à nossa respiração. Deixar de lado pensamentos, que sempre nos levam às lembranças do passado ou às preocupações do futuro, para nos concentrarmos no presente. A respiração é o canal por onde fazemos essa conexão.

Ao nos habituarmos a essa pausa e concentração em nossa respiração durante a meditação, com o tempo, aprendemos a respirar melhor em situações como uma apresentação em público.

Se também aplicamos pausas e respiramos melhor durante a apresentação, conseguimos estar mais conectados à história que estamos contando e seus encadeamentos entre as frases. Também fazemos frases mais curtas e objetivas e reduzimos os vícios de expressão, que são reações corporais ao silêncio que, para quem não medita, é algo incômodo.

6. Concentre-se no agora

O estado de atenção plena durante a apresentação fará com que você esteja mais aberto, consciente e sensível ao que se passa na sala, sem vozes internas te sabotando, nem preocupações com o que outros pensam ou com o que vai acontecer depois.

Pratique a consciência respiratória durante a apresentação e, especialmente, nos momentos de interação, onde surgem questionamentos e conflitos. Fique atento também ao corpo e às emoções.

Permaneça no momento, em vez de já ficar bolando como responderá a alguma pergunta difícil. Isso vai ajudá-lo a ser um melhor ouvinte e a evitar falar algo do qual pode se arrepender depois.

7. Deixe a prática fluir

Com o tempo, o mindfulness pode estar presente em diversas situações do dia-a-dia, e pode te ajudar a cuidar mais de si, ao trazer mais consciência da relação do seu corpo com o ambiente externo.

Sua prática pode mudar a cada dia, ou a cada semana, de acordo com sua rotina e estilo de vida. O importante é ela estar sempre presente e te trazendo para o presente.

Para conhecer um pouco mais sobre as técnicas de controle emocional, como o mindfulness, complemente a sua leitura com o conteúdo sobre como controlar a ansiedade antes de uma apresentação!

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