Criar apresentações eficazes requer alguma dedicação e investimento de tempo por parte do apresentador.
Criar apresentações eficazes requer alguma dedicação e investimento de tempo por parte do apresentador. Mas aplicando as técnicas certas, é possível alcançar ótimos resultados sem grandes esforços.
Uma apresentação eficaz é aquela que consegue ajudar o apresentador a captar e reter a atenção da audiência, ajudando-a a vender a ideia, produto ou projeto central da apresentação. E, não há melhor forma de vender uma ideia do que contando uma boa história.
Por isso, decidimos compartilhar algumas técnicas que utilizamos na SOAP para criar apresentações eficazes. Reserve um tempo na sua agenda para cumprir todos os passos. Vamos lá?
Saiba quais são as características da sua audiência, como:
A sua apresentação deve ter um objetivo claro e atingível. Essa meta corresponde ao que você quer que sua audiência faça, pense e sinta ao final da apresentação.
Comece selecionando os pontos principais dos assuntos que abordará durante a apresentação. Use essa lista como guia para a criação do roteiro ou da sua história.
Você está prestes a criar um roteiro que deverá ser baseado em uma história que considere as expectativas e aspirações da sua audiência. Para isso, use a técnica de storytelling.
Além disso, para criar uma história impactante, responda à pergunta: como o conteúdo da minha apresentação impactará a vida da minha audiência?
Lembre-se, os dois ingredientes-base da sua história devem ser:
Uma história impactante divide-se em três atos:
A identidade visual é o look&feel da sua apresentação. Nessa fase, você deverá estudar sua marca e a ideia, ou produto, que apresentará. Para isso, é preciso escolher:
Lembre-se que todos os elementos devem fazer sentido juntos, além de ajudá-lo a passar sua mensagem.
Agora, é o momento de pensar no design dos slides.
Nessa fase, você terá que escolher as palavras ou frases de cada um dos slides. Evite usar bullet points ou frases longas. Opte por imagens grandes e impactantes, e uma ou duas palavras-chave por slide.
Chegou o momento de treinar e treinar muito. O nervosismo em apresentações acontece, muitas vezes, devido à falta de preparação do apresentador, por isso, dedique uma boa parte do seu tempo a treinar para a apresentação. Em frente ao espelho com uma ou duas pessoas da sua confiança.
Atente-se à sua linguagem não-verbal, pois ela tem grande impacto na eficácia ou não da sua apresentação.
Por fim, mesmo tendo todo o trabalho bem feito, algumas pessoas não conseguem superar o medo de falar em púbico. Apresentações eficazes não são fáceis de conseguir, mas usando as técnicas certas, você atingirá seus objetivos. Na sua próxima apresentação, comece fazendo um bom plano.
Gostou do conteúdo? Aproveite e veja 5 dicas para controlar a ansiedade antes de uma apresentação!