Curadoria de conteúdo: o que é e como ela potencializa discursos?

Como estamos na Era da Informação: somos bombardeados por diferentes conteúdos o tempo todo.

Treinamento SOAP
13/06/2022
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Como estamos na Era da Informação: somos bombardeados por diferentes conteúdos o tempo todo. Por um lado isso é bom porque temos muitas referências, por outro isso pode atrapalhar porque podemos nos perder nesse mar de informações. Você já ouviu falar em Curadoria de conteúdo?

A Curadoria de Conteúdo pode nos orientar para que não fiquemos perdidos em nossas apresentações? Se já ouviu algo sobre esse conceito e ainda não sabe muito bem como ele funciona e pode lhe beneficiar, acompanhe este artigo que vamos te contar tudo sobre esse assunto.

Vamos lá?

O que é Curadoria de Conteúdo?

A Curadoria de Conteúdo é uma ação cujo objetivo é segmentar e filtrar informações existentes, para que elas se tornem confiáveis e atendam o seu público-alvo. Essa é uma tendência que tem se sido utilizada cada vez mais por quem trabalha com comunicação.

Quem trabalha apresentações e aqueles que adotam estratégias como storytelling em seus discursos, sabe o quanto é importante encontrar produções e informações verídicas e de boa qualidade para as suas audiências.

Mas, saiba que é importante salientar que, pelo fato da Curadoria de Conteúdo usar informações existentes na rede, ela não deve ser entendida como plágio ou um simples processo de parafrasear produções de outras pessoas.

Além disso, possui técnicas específicas e têm obtido tanto sucesso, que alguns profissionais estão se especializando nessa área. Eles estão sendo denominados como Curadores de Conteúdo.

Acredita-se que o curador seja uma profissão do futuro. Pois, nem todas as pessoas que trabalham com conteúdo conseguiram tempo ou experiência adequados para usar as técnicas ideais de curadoria.

Qual a importância da Curadoria de Conteúdo?

Como estamos na era da informação, sabemos que nem todos os conteúdos que encontramos são verídicos ou relevantes para o nosso público-alvo. A partir disso, a Curadoria de Conteúdo se torna importante, pois ela filtra e faz uma releitura dos materiais que encontramos na rede.

Quais as vantagens da Curadoria de Conteúdo para apresentações?

Quem adota a Curadoria de Conteúdo nas suas estratégias de apresentações, consegue obter várias vantagens. Saiba quais são elas:

  • melhoria na qualidade das apresentações;
  • maior engajamento do público;
  • fortalecer as estratégias de comunicação;
  • auxílio na contextualização de informações.

Entenda cada uma dessas vantagens com mais detalhes.

Melhoria na qualidade das apresentações

Por melhor que sejam os conteúdos que você usa como referência, ao filtrar, segmentar e acrescentar informações, conseguirá trazer melhoria na qualidade das suas apresentações.

Maior engajamento do público

A curadoria de conteúdo aumenta o engajamento do público nas apresentações, pois a personalização do trabalho estreita a relação com as pessoas da palestra. Os ouvintes se aproximam mais do locutor e conseguem participar e enriquecer a apresentação.

Fortalece as estratégias de comunicação

O responsável por fazer a curadoria em uma produção existente, ao moldar o discurso, fortalece a estratégia de comunicação pretendida pelo autor. Esse trabalhar enriquece as informações a serem entregues para o  público.

Auxílio na contextualização de informações

A quantidade de conteúdo usada para elaboração do roteiro de apresentação, nem sempre estará dentro do contexto da mensagem que você pretende deixar na sua apresentação. Os ajustes da técnica de curadoria de conteúdo auxiliam na contextualização das informações e separação do que é relevante passar para o público ou não.

Como fazer a Curadoria de Conteúdo?

Para fazer a Curadoria de Conteúdo de maneira eficiente, podemos seguir algumas dicas de curadores que atingiram bons resultados. Saiba quais são os principais passos para implantar essa estratégia.

  • desenvolver uma estratégia;
  • pesquisar e filtrar;
  • personalizar e contextualizar
  • divulgar e compartilhar.

Veja como usar essas dicas de implantação da Curadoria de Conteúdo.

Desenvolver uma estratégia

O desenvolvimento de uma estratégia deve ser o primeiro passo para uma boa campanha. Em outras palavras, é o início de um projeto. Nesse momento é preciso definir qual é o público que pretende atingir para determinar os assuntos.

Pesquisar e filtrar

Após a determinação do conteúdo que pretende entregar para os seus ouvintes é hora de pesquisar o assunto e filtrar as informações relevantes para o seu público.

Personalizar e contextualizar

Sempre que possível deixe sempre os conteúdos com o seu toque especial. Onde não conseguir fazer isso, nunca esqueça de indicar a fonte. Pois, isso traz transparência para o seu trabalho. Essa é uma maneira de personalizar e contextualizar produções.

Divulgar e compartilhar

No caso de apresentações, a divulgação geralmente tem uma data, hora e público específico para acontecer. Com uma curadoria bem feita, assim que chegar a hora de realizar a apresentação de fato, ficará muito mais fácil compartilhar sua apresentação e cativar o público ouvinte.

Então, viu como a Curadoria de conteúdo pode lhe ajudar no desenvolvimento de boas apresentações?

Com essa técnica, você conseguirá selecionar apenas as informações de qualidade e que realmente façam sentido para produzir discursos e apresentações de alto impacto e memoráveis.

Gostou do conteúdo? Além do blog, você pode nos seguir no LinkedIn, Instagram e YouTube. Nos encontramos por lá!



Posts Relacionados

Como usar GIFs e animações em apresentações corporativas?

Apresentações
30/11/2024
leia agora

Veja 6 tipos de apresentações corporativas para usar em 2025

Apresentações
29/11/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França