Um dos trabalhos em destaque foi do Mercado Livre, criado em parceria com a GUT São Paulo
O Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions, mais conhecido como Festival de Cannes, é um dos eventos mais prestigiados e aguardados na indústria de publicidade e comunicação.
Realizado anualmente na charmosa cidade de Cannes, na França, o festival celebra as campanhas publicitárias mais inovadoras, criativas e impactantes do mundo.
Em 2024, o evento reuniu milhares de profissionais do setor, com uma programação repleta de palestras, workshops e, claro, a tão esperada premiação dos melhores trabalhos publicitários globais.
Leia também: 8 festivais sobre criatividade e inovação para participar em 2024
Em Cannes 2024, as agências de publicidade brasileiras conquistaram 92 troféus. Foram dois Grand Prix (os maiores prêmios em cada categoria), 14 de Ouro, 31 de Prata e 45 de Bronze para 20 diferentes empresas brasileiras.
A seguir, confira algumas campanhas de destaque para se inspirar:
A campanha “Clean Sponsorship” de Consul, criada pela DM9, levou um Leão de Ouro na subcategoria Outdoor.
A ação tirou todas as marcas patrocinadoras para mostrar a camisa que comemora o centenário do clube de futebol Juventus da Mooca, e mostrou como ela seria originalmente sem os patrocínios.
Além disso, os torcedores também puderam comprar a camisa sem patrocínio nas lojas credenciadas do time.
O Grand Prix da subcategoria Entertainment Lions for Music (Entretenimento para música) em Cannes 2024 é brasileiro. Foi dado para o case “Errata at 88”, criado pela AlmapBBDO para Johnnie Walker.
O racismo, elitismo e sexismo apagaram Alaíde Costa – uma das mães da Bossa Nova – da história musical brasileira.
Johnnie Walker, buscando corrigir essa injustiça histórica e apresentar o legado de Alaíde às novas gerações, criou uma campanha integrada em diversos canais de mídia para celebrar sua música e recontar sua história.
A colaboração criativa com Alaíde Costa, aos 88 anos de idade, propôs aos consumidores uma jornada pela inspiradora trajetória da cantora.
A campanha culminou em uma apresentação no Carnegie Hall, 60 anos após Alaíde ser excluída do show de estreia da Bossa Nova no mesmo local.
O Brasil também conquistou um Leão de Bronze com “Trucker Napp”, da agência AlmapBBDO para Volkswagen e Livelo.
A campanha tem como objetivo medir as horas de sono dos motoristas através de relógios inteligentes conectados a um sistema de pontuação da Livelo, que vai recompensar essas horas de sono com pontos no site. Os pontos podem ser trocados por dinheiro na conta bancária.
“The Handshake Hunt”, do Mercado Livre, criado pela GUT São Paulo, conquistou o Grand Prix, na subcategoria Media (mídia) em Cannes em 2024.
Prerna Mehrotra, presidente do júri, afirmou que o case foi escolhido por reunir criatividade, uso inteligente da tecnologia e alto impacto nos negócios, servindo como exemplo do que se espera de uma grande campanha na subcategoria.
A ação do Mercado Livre fez grande uso da televisão durante a Black Friday ao transformar cenas de apertos de mão na programação da TV Globo em oportunidades de descontos exclusivos.
Em vez de competir por espaços publicitários convencionais, a empresa integrou QR codes em mais de 2 mil cenas de programas, que, ao serem escaneados pelos telespectadores, liberavam cupons de desconto.
O Brasil ainda ganhou um Leão de Bronze na subcategoria Glass (vidro), pelo projeto de O Boticário que discute os cinco dias apenas de licença paternidade no Brasil.
Com a campanha criada pela AlmapBBDO, a marca aproveitou o Dia dos Pais para destacar a importância do convívio paterno como forma de combater a desigualdade de gênero.
A campanha contou com um filme, que retrata os primeiros seis dias na vida de um pai, demonstrando o início da trajetória paterna.
A campanha “Reviews for Naturalization”, idealizada pela agência África para a marca Heinz, conquistou um Leão de Bronze na subcategoria Sustainable Development Goals (Metas de desenvolvimento sustentável).
A ação incentiva os clientes de lanchonetes em todo o país a deixarem comentários positivos para os funcionários imigrantes, transformando o feedback em recomendações para pedidos de naturalização.
A Heinz se propõe a preencher essa lacuna, convertendo as avaliações dos clientes desses estabelecimentos em cartas formais de apoio aos refugiados, a fim de agilizar o processo.
O Brasil é um país diverso. Mas o capelo, usado tradicionalmente nas celebrações de formaturas, ainda não atende a diversidade de cabelos da população brasileira.
Foi com esse insight que a marca Vult, do Grupo Boticário, em parceria com a agência GUT, criaram o movimento Respeita Meu Capelo. O acessório foi redesenhado para atender a diversidade e beleza das várias curvaturas, estilos e tipos de cabelos brasileiros.
Com esse movimento a Vult conquistou dois Leões em Cannes: de prata na categoria PR e um de bronze na categoria Brand Experience.
Saindo um pouco na lista de brasileiros premiados, não poderíamos deixar de mencionar a campanha “Magnetic Stories” (histórias magnéticas).
Desenvolvida pela agência Area 23 para Siemens Healthineers, a campanha foi a vencedora na subcategoria Pharma (farmacêutica).
O projeto se propõe a transformar a experiência de crianças durante exames de ressonância magnética e seus barulhos assustadores.
A proposta foi criar histórias infantis que combinem com os sons dos exames de ressonância, de forma a amenizar a situação de desconforto para as crianças.
Cada som da máquina se encaixa com momentos importantes nas histórias, ao invés de apenas abafar o barulho.
É um exemplo claro de como o storytelling pode mudar a percepção sobre uma situação.
Assista ao vídeo da campanha “Magnetic Stories” a seguir:
O Festival de Cannes Lions é mais do que uma premiação, é um termômetro da criatividade global e um palco para tendências emergentes na comunicação.
Vencer um Leão em Cannes é uma conquista que traz reconhecimento internacional, impulsionando carreiras e solidificando a reputação das agências.
Além disso, o evento também serve como uma plataforma para networking e aprendizado, onde profissionais podem trocar ideias, explorar novas perspectivas e inspirar-se com as melhores práticas do mercado.
Este ano, o festival contou com a participação de mais de 30 mil inscrições de diversos países, competindo em categorias que vão desde filme publicitário até design de produto, mídia social, inovação e sustentabilidade.
O Festival de Cannes 2024 destacou-se pela diversidade e inovação, com projetos que exploraram novas tecnologias, narrativas inclusivas e abordagens sustentáveis.
É um bom exemplo de como a criatividade pode captar a atenção do público e desenvolver histórias marcantes. E, você, como tem explorado a criatividade na sua empresa?
Em breve, a SOAP lançará um treinamento corporativo com técnicas para desenvolver a criatividade no ambiente corporativo. Acompanhe nosso blog para não perder a novidade!
Enquanto isso, conheça nossa vitrine de treinamentos!