Por melhores que sejam nossas competências técnicas, o sucesso de uma empresa não depende, única e exclusivamente, do trabalho de uma pessoa.
Por melhores que sejam nossas competências técnicas, o sucesso de uma empresa não depende, única e exclusivamente, do trabalho de uma pessoa. Os melhores gestores também se destacam pelo poder de inspirar e influenciar, e o treinamento de comunicação para líderes é peça-chave para essa transformação.
Nas posições de liderança, somos exigidos por novas competências. Muitas vezes, fazer a equipe desempenhar bem será mais importante que as entregas individuais, e o gestor deve estar preparado para essa realidade, desenvolvendo sua comunicação, empatia, escuta, inteligência emocional, entre outras habilidades.
A seguir, apontamos por que você deve apostar em um treinamento de comunicação para líderes, tanto para quem já ocupa uma posição como para os futuros gestores. Continue a leitura e conheça os benefícios!
As pessoas vivenciam diferentes trajetórias até as posições de liderança. Muitos são bons vendedores, contadores, administradores e analistas de marketing que alcançam as promoções e assumem a responsabilidade de gerir uma equipe. Isto é, destacam-se pela produtividade e resultados alcançados na empresa.
Acontece que, além das competências técnicas, os gestores necessários de conexões à comunicação interpessoal . Até mesmo quem tem uma boa comunicação para um técnico de carga ou operacional deve se preocupar com o tema. Isso porque, uma hierarquia entre líder e liderado cria um contexto diferente, que exige muito cuidado por parte dos gestores para não gerar conflitos.
Não por acaso, nos estudos de liderança, diferenciamos chefes e líderes com alguma frequência. Isto é, separamos as pessoas que dependem da hierarquia para dirigir os times e se baseiam na imposição para ver o trabalho concluído, daqueles que realmente estão aptos a inspirar e influenciar pessoas.
Entre as competências que fazem uma verdadeira liderança , a comunicação é o fator mais decisivo, porque é a base para construir as relações com as equipes. Por meio dela, os bons líderes atingirem seus resultados-chave:
Em estudo da “The Economist” (2018), por exemplo, temos uma série de insights sobre os problemas de comunicação nos locais de trabalho . Veja as consequências mais indicadas pelos executivos:
A importância do treinamento de comunicação para líderes começa a ficar mais clara quando pensamos nas consequências desses problemas para a empresa. A própria The Economist resume bem o cenário no estudo:
“A má comunicação tem um tremendo impacto no local de trabalho. Instruções pouco claras de superiores, reuniões inúteis e outros estressores podem se transformar em problemas maiores com impactos generalizados nos negócios.” (Tradução livre).
Por isso, a tendência é que um profissional com boa comunicação aumente sua influência e credibilidade na empresa. Afinal, se os efeitos dos problemas são sentidos em toda a organização, as ações dos líderes competentes nessa área também serão.
A pesquisa lista, ainda, os desafios para uma comunicação efetiva nas empresas. Certamente, você vai se identificar com algumas das barreiras apontadas pelos executivos entrevistados. Confira as 5 mais citadas:
Os desafios apontados atuam em conjunto, criando ambientes de incerteza e complexidade para os gestores. Um exemplo é saber adaptar os estilos de comunicação (pessoal, analítica, funcional ou intuitiva, segundo os critérios da pesquisa) às necessidades de cada colaborador, especialmente com as diferenças geracionais.
Resumidamente, a comunicação adequada para uma pessoa, contexto ou função pode ser um completo desastre em outro cenário. E o líder precisa entender e adaptar-se às situações para ser efetivo.
Assim, é natural que os gestores tenham brechas de competência e precisem de auxílio para construir tempos motivados. Esses conhecimentos, habilidades e atitudes podem ser desenvolvidos, e o treinamento de comunicação para líderes é fundamental para acelerar o processo.
O treinamento de comunicação para líderes pode ser uma iniciativa do profissional ou da empresa. Em ambos, o propósito é o mesmo: desenvolver como competências básicas para realizar uma comunicação ao mundo de hoje.
O primeiro benefício do treinamento de comunicação para líderes é ter um programa claro, em que o profissional sabe quais são os estágios e etapas de desenvolvimento. Muitas vezes, os gestores até encontram materiais e livros sobre comunicação e liderança, mas falta um passo a passo bem definido que vai das habilidades mais simples até o desenvolvimento pleno das competências.
Outra vantagem é que o treinamento de comunicação para líderes traz as orientações de pessoas que já trilharam uma trajetória de sucesso. Assim, ao invés de vivenciar um longo processo de tentativa e erro, o gestor aprende com a experiência alheia, acelerando o próprio desenvolvimento.
O treinamento também é uma oportunidade de sentido de diferentes contextos de comunicação e descobre a escuta ativa . Com essas competências, entendemos qual estilo de liderança e linguagem devemos utilizar para resolver os desafios, lidando com as diferenças pessoais e situacionais.
Treinar a comunicação também significa dominar os sentimentos, pois hostilidade, frustração, raiva e outras emoções podem interferir na forma como o líder se dirige aos colaboradores, causando problemas de comunicação. Muitos conflitos e insatisfações, por exemplo, nascem de feedbacks carregados de emoção, ao invés de uma linguagem objetiva.
Vale ressaltar que a ideia do treinamento de comunicação para líderes é trazer soluções concretas, indo além da parte teórica. Exercícios, estudos de caso e simulações são algumas das atividades usadas para que o gestor vá além da teoria e coloque as ferramentas de comunicação em prática.
Viu só? O treinamento de comunicação para líderes traz inúmeros benefícios e acelera o desenvolvimento. Mas onde encontrar uma boa qualificação?
Aqui na SOAP, há mais de 18 anos parecer consultoria de alta performance na área de comunicação. E um de nossos objetivos é levar esse conhecimento para as pessoas e empresas. O curso de comunicação interpessoal , por exemplo, aborda pontos-chave para ser um bom líder:
Os principais desafios da liderança nos dias atuais, em que lidamos com diferentes perfis e contextos de comunicação.
Já no curso Comunique-se , você aprende a colocar as ideias em prática para realizar uma comunicação eficiente e atingir objetivos profissionais, como:
Temos diversos outros treinamentos que contribuem para que os gestores se tornem verdadeiros líderes. Por isso, agora que você já conhece a importância do treinamento de comunicação para líderes, nossos programas são uma excelente solução para acelerar o desenvolvimento dos gestores da sua empresa.
Para entender como podemos ajudar, confira agora mesmo as nossas soluções de treinamento para gestores !