6 tendências e práticas essenciais para líderes em 2024

Diversos benefícios são observados quando uma empresa conta com uma equipe motivada. A produtividade, por exemplo, tende a aumentar

Treinamento SOAP
22/01/2024
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Adaptação aos modelos híbrido e remoto, liderança humanizada, promoção da diversidade… É provável que você já tenha se deparado com esses temas sobre trabalho em algum momento. Mas já parou para refletir se a sua empresa tem uma boa liderança ou se você é um bom líder? Com o início do ano, este é o momento certo para aprender quais são as tendências para líderes em 2024.   

Afinal, ter atenção às novidades é essencial para ter uma liderança eficaz. E isso vale não somente para aqueles no topo da hierarquia, mas também todos que desempenham papéis de liderança, incluindo gestores de projetos e líderes de pequenos times.  

Conheça 6 tendências para líderes em 2024  

A definição de liderança está evoluindo rapidamente, impulsionada pelos avanços tecnológicos e transformações sociais. 

Por isso, os líderes mais eficazes são aqueles que conseguem enfrentar desafios e estão dispostos a se adaptarem às novas tendências.   

#1 – Trabalho remoto 

Apesar da diminuição nas oportunidades home office, algumas empresas ainda priorizam esse modelo ou o modelo híbrido, reconhecendo-o como um instrumento importante para ampliar o bem-estar do colaborador, por exemplo. Sendo assim, quando um líder tem uma equipe remota, ele precisa promover uma comunicação clara para fortalecer os laços virtuais entre os colaboradores.  

O uso de ferramentas colaborativas e a criação de uma cultura de confiança, além de observar mudanças no comportamento e desempenho do colaborador, são posturas fundamentais para promover um ambiente aberto e acolhedor no trabalho remoto.  

#2 – Inovação e criatividade 

Outra tendência para líderes é o fomento de uma cultura que valorize a criatividade e o pensamento inovador. Essa estratégia alimenta as habilidades individuais e cria um ambiente mais estimulante.  

#3 – Análise de dados 

Na era da informação, os líderes precisam tomar decisões fundamentadas em dados. Isto é, incorporar ferramentas de Business Intelligence, por exemplo.  

Isso não só impulsiona a eficiência operacional, mas também abre espaço para uma visão estratégica compartilhada entre líder e colaboradores.  

#4 – Diversidade e inclusão 

Um bom líder deve promover a diversidade e inclusão de forma respeitosa — considerando, sim, as metas estabelecidas pela empresa, mas também cultivando um ambiente que valorize as experiências e perspectivas de cada colaborador.  

Em 2024 seja um líder que promova o diálogo aberto sobre inclusão e igualdade de oportunidades, encorajando o compartilhamento de experiências e ideias entre os colaboradores.  

Além disso, criar programar de mentorias, implementar ações de fóruns regulares e formar redes de suporte para diferentes comunidades pode promover um ambiente mais acolhedor e humano. Essas práticas não apenas ultrapassam metas quantitativas, mas também criam uma cultura organizacional que respeita e celebra a diversidade em todas as suas formas.   

#5 Habilidades socioemocionais 

Além das competências técnicas, as habilidades socioemocionais são importantes para um bom relacionamento entre a equipe. Empatia, inteligência emocional e resiliência são fundamentais para criar ambientes de trabalho mais saudáveis.  

Se você é um líder que compreende a importância dessas habilidades, você está apto a promover não apenas o crescimento profissional do seu colaborador, mas também o bem-estar emocional no ambiente de trabalho.  

#6 – Transformações digitais 

À medida que o cenário de trabalho se adapta às transformações tecnológicas, tendo como exemplo o uso da Inteligência Artificial (IA), um bom líder precisa assumir o papel de guia, aprimorando habilidades essenciais para conduzir sua equipe em ambientes cada vez mais digitais.  

Uma adaptação guiada por líderes competentes pode resultar em maior eficiência e produtividade. Colaboradores podem se beneficiar da simplificação de tarefas rotineiras, permitindo que direcionem seu foco para atividades mais estratégicas e criativas, por exemplo.  

Novos líderes precisarão ser mais atentos às novas tecnologias, mas também mais empáticos

Por que um líder eficaz é tão importante para a empresa? 

Ter líderes éticos, transparentes e habilidosos para engajar a equipe é mais do que uma forma de administrar: é a base para uma organização bem-sucedida. 

No livro, “Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, de Simon Sinek, o autor explora a ideia central de começar com o “porquê” ao liderar e inspirar outras pessoas.  

Ele argumenta que líderes e organizações mais bem-sucedidos são aqueles que têm um propósito claro e inspirador por trás de suas ações. Isto é, ao comunicar e agir a partir do porquê, eles conseguem motivar equipes e conquistar a lealdade dos clientes.  

Diversos benefícios são observados quando uma empresa conta com uma equipe motivada, engajada e comprometida.  

A produtividade, por exemplo, tende a aumentar, uma vez que os colaboradores estão mais envolvidos com o trabalho, pois enxergam um significado em suas atividades e nas estratégias da empresa.  

Portanto, estas são as vantagens de contar com uma equipe engajada e um líder que inspira: 

Aumento da produtividade  

Equipes engajadas não apenas fazem o trabalho, mas o fazem com paixão. A dedicação resulta em níveis mais altos de produtividade, enquanto os líderes inspiradores motivam e impulsionam a eficiência de toda equipe.  

Diminuição da rotatividade de talentos 

Colaboradores satisfeitos e engajados são mais propensos a permanecerem na empresa, reduzindo a rotatividade entre os talentos.  

Isso acorre porque líderes envolventes criam um ambiente onde cada funcionário se sente valorizado, aumentando a retenção da equipe — o que também proporciona economia de recursos.  

Estímulo à inovação  

Os colaboradores envolvidos têm maior tendência a compartilhar ideias e contribuir para processos dentro da empresa.  

Por isso, líderes que inspiram o envolvimento da equipe estimulam a criatividade, criando um ambiente promissor para o desenvolvimento de soluções inovadoras.  

Criação de um ambiente positivo  

Equipes quando estão engajadas contribuem para a construção de um ambiente de trabalho positivo, formando um espaço mais agradável e acolhedor.  

Comprometimento com os objetivos da empresa 

Quando os colaboradores estão engajados, eles sentem uma conexão mais profunda com os objetivos da organização. Isto é, líderes que engajam conseguem alinhar a visão e missão da equipe com os da empresa, aumentando o comprometimento geral. 

Além desses benefícios citados, o relacionamento com fornecedores, clientes e parceiros também tendem a melhorar, contribuindo para elevar o nível de reputação da empresa.  

Por isso, investir no engajamento da equipe e cultivar uma liderança envolvente não é a apenas uma estratégia inteligente, mas a base para um sucesso duradouro entre colaborador e empresa, pois quando uma equipe e um líder estão em sintonia, os benefícios se estendem para além dos resultados imediatos. 

A SOAP pode ajudar você a ser um líder inspirador em 2024 

Ao ter uma liderança baseada no respeito e na humanidade, os líderes inspiradores cultivam relacionamentos que incentivam e estimulam as pessoas a trabalharem melhor em equipe.  

Como mencionamos acima, o resultado disso é uma equipe mais propensa a inovar e gerar ideias promissoras, uma vez que todos colaboram de maneira unida e alinhada aos objetivos da empresa.  

Dessa forma, a empresa também experimenta redução nos custos e nas preocupações relacionadas à alta rotatividade entre colaboradores.  

Mas, assim como outras habilidades, ser um líder que engaja é uma competência que se aprende e se aperfeiçoa. Por isso, se você deseja ser um bom líder ou formar a equipe de gestores da sua empresa, a SOAP pode ajudar com o treinamento SOAP Liderança
 
Neste workshop, os participantes vão expandir as suas percepções sobre o importante papel da liderança, aprendendo técnicas de inteligência interpessoal, intrapessoal e linguística para superar os desafios na gestão de pessoas. Tem interesse? Entre em contato com um de nossos especialistas



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