Líderes podem usar o poder das histórias para inspirar pessoas, fortalecer a cultura organizacional e transformar comunicação em propósito
Storytelling e liderança não são sobre falar bonito, são sobre mover pessoas. Quantas metas e planilhas já te inspiraram de verdade? Provavelmente, poucas ou nenhuma. Porque números informam, mas histórias conectam.
Contar histórias é mais do que uma técnica de comunicação, é uma ferramenta poderosa para dar sentido às metas, conectar equipes e fortalecer a cultura organizacional.
E em um mundo corporativo acelerado, líderes que constroem boas narrativas transformam metas em propósito e discurso em ação.
Mas afinal, o que é storytelling, e como líderes podem usá-lo para inspirar, engajar e transformar suas equipes?
Storytelling é a habilidade de transformar informações em narrativas que criam sentido, emoção e conexão.
No contexto da liderança, a técnica serve como ponte entre a estratégia e o engajamento. Ao transformar planilhas, metas e planos em histórias inspiradoras, líderes conseguem criar significado e gerar conexão.
A SOAP conversou com Thiago Coelho, Diretor Geral da Cervejaria Estrella Galícia Brasil e Embaixador da SOAP, que trouxe a seguinte reflexão:
“Hoje, em uma posição de liderança, você precisa se conectar com as pessoas, dar visão, direção e clareza. E é por isso que o storytelling tem tanta importância, porque pessoas se conectam com pessoas através de histórias.”
Engana-se quem pensa que o storytelling é uma novidade. Ele acompanha a humanidade desde sempre, inclusive na origem das grandes crenças.
“As religiões que se tornaram as grandes religiões da história, como o cristianismo, islamismo, judaísmo… a Bíblia é uma história onde as pessoas se relacionam e os grandes profetas falam com os seus discípulos e com as pessoas que eles estão tentando trazer para dentro daquele objetivo, daquele conjunto de ideias, através de parábolas. Basicamente são histórias no dia a dia”, explicou Thiago.
Histórias podem mobilizar e inspirar. E nas empresas, isso não é diferente.
“Da mesma maneira, para o seu time você precisa conectar a estratégia, a visão de negócio, os objetivos, as tarefas de uma maneira em que ela seja adequada a cada interlocutor. A comunicação só está completa depois que a outra pessoa entende com clareza o que você diz. E, para isso, você precisa achar os meios de se conectar com aquele interlocutor, saber montar uma história com começo, meio e fim”, ressaltou o diretor.
Toda cultura nasce e se sustenta por histórias, as que são contadas sobre o passado, o presente e o futuro de uma empresa. Líderes que dominam essa arte são guardiões e multiplicadores dessas narrativas.
Afinal, liderar é criar significado coletivo. E nada faz isso tão bem quanto uma boa história. Thiago Coelho contou como aplica essa prática no dia a dia:
“Sempre que eu vou me juntar com meu time, a primeira pergunta é: qual é a história que a gente quer contar? Quando essas pessoas forem embora, o que a gente quer que elas levem da gente?”
Para ele, essa abordagem muda completamente a percepção dos resultados:
“Quando você leva só os números, o profissional pode se perder […] Então, quando faço essa pergunta para os membros do meu time, isso tem um impacto muito significativo. Equilibra a visão de que tem dados e fatos para provar o que estou te contando”.
Usar o storytelling para fortalecer a cultura organizacional significa:
Ao fazer isso, líderes constroem uma cultura viva, em que cada pessoa entende o significado do próprio papel e se vê como parte de uma história maior.
Se toda boa liderança precisa de boas histórias, como começar a construí-las? Abaixo, confira um passo a passo para líderes aplicarem o storytelling de forma prática:
Apesar de parecer simples, o storytelling pode se tornar superficial se for usado sem preparo. Thiago Coelho alertou:
“Vejo muito líder que confunde ser bonzinho com ser um bom chefe. São coisas diferentes”.
Veja algumas armadilhas comuns e como evitá-las:

Histórias inspiradoras não são perfeitas, são honestas. É na vulnerabilidade e no aprendizado que nasce a confiança.
Contar boas histórias demanda prática, técnica e consciência. E é exatamente isso que os treinamentos corporativos da SOAP oferecem: uma jornada para transformar líderes em comunicadores capazes de inspirar e engajar.
O SOAP Workshop Data Storytelling ensina como transformar dados em histórias memoráveis.
Já o SOAP Liderança foca em desenvolver a presença, empatia e clareza na comunicação cotidiana de quem lidera.
O Diretor Geral da Cervejaria Estrella Galícia Brasil, Thiago Coelho, reforçou a importância dessa parceria:
“Foi com a SOAP que eu aprendi que antes você pensa na história e depois monta o PowerPoint, e não ao contrário.”
Se você quer aprender a inspirar por meio da comunicação, comece agora:
→ SOAP Workshop Data Storytelling 
→ SOAP Workshop Liderança