A SOAP confia que você tem o poder de fazer uma Super Apresentação

A SOAP acredita que fazer uma Super Apresentação não é exclusividade de grandes empresas que contam com orçamento para investir em suas marcas em momentos decisivos.

Treinamento SOAP
13/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

A SOAP acredita que fazer uma Super Apresentação não é exclusividade de grandes empresas que contam com orçamento para investir em suas marcas em momentos decisivos. Em primeiro lugar, é importante entender que quem se planeja para uma apresentação estratégica, como a de uma grande concorrência, convenção de vendas ou prospecção de um importante negócio, sabe o valor que a SOAP tem. E já pôde atestar o retorno do seu investimento, que tende a ser ainda maior em um cenário de crise como o que vivemos.

Agora, se o seu budget for reduzido, ou ainda, se ele for igual à Zero, está aí uma excelente oportunidade para investir no ativo de mais alta rentabilidade do mercado: você mesmo. Portanto, que tal se libertar dos “culpados de sempre”, a começar pela crise? A crise, que os próprios chineses, há milhares de anos, já sabiam ser o mesmo que uma oportunidade?

Vamos nos concentrar, portanto, nas oportunidades que você já tem todas as condições de aproveitar, independente de budget. Basta acessar os seus próprios poderes. Aqui, vou listar três deles:

  • Você é um contador de histórias

Saber contar uma história não é saber encadear palavras em uma prosa literária. Muito antes disso, vem um poder intrínseco a todo ser humano que é o de gerar empatia, ou seja, a sua capacidade de se colocar no lugar do outro. Portanto, muito antes de querer rebuscar nos adjetivos, trazer números ou recorrer a exemplos externos, busque primeiro entender a fundo suas próprias motivações e propósitos que o levam a apresentar uma ideia a uma determinada audiência. E então, não deve demorar para que você encontre os pontos em comum que vão ajudar essa audiência a se identificar com a sua história. O resultado será uma comunicação (que vem de “em comum”) mais verdadeira e que, por conseqüência, deve gerar bons negócios.

  • Você usa imagens para se comunicar

Nosso pensamento é feito de imagens. Mesmo a palavra ideia vem do grego eidos, que significa imagem. Além de memórias, conceitos são mais facilmente processados pelo nosso cérebro quando transformados em imagens. Nossas emoções são ativadas por imagens e também produzem imagens, até para quem não tem capacidade física de enxergar. Portanto, não venha com essa história de que você ou sua audiência “não são visuais”! Ao iniciar uma apresentação, mais do que à tela, sua audiência vai prestar atenção à sua linguagem corporal. Na pior das hipóteses, essa é a imagem que vai ficar.

  • Você já possui a melhor ferramenta de apresentações do mundo

A SOAP foi criada após várias pessoas procurarem os fundadores pedindo ajuda em suas apresentações. Levou um tempo para entender o que elas procuravam na gente, já que nem éramos experts em Comunicação ou Design. Utilizávamos as mesmas ferramentas às quais todos tinham acesso, e assim continuou sendo nos primeiros anos de SOAP, quando já atendíamos grandes empresas. Portanto, o que elas procuravam? Olhando para essa história, hoje entendo que o que as pessoas queriam era que justamente ajudássemos a libertá-las das ferramentas e modelos tradicionais. Que fizéssemos elas desligarem o computador e, antes disso, pensassem em seus propósitos e no que esperavam de suas audiências. Que apenas ajudassem elas a utilizar melhor a ferramenta de maior potencial para qualquer apresentação: elas mesmas.

A partir daí, tudo o que construímos partiu desse propósito: o de ajudar as pessoas a despertar o Super Apresentador que existe dentro de si mesmas. E em um momento de crise, despertar para isso é ainda mais essencial.

Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios. Não deixe ainda de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Além deste KIT, outros materiais também podem ser baixadosaqui.

Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

#ASOAPCONFIAEMVOCE

mão de pessoa branca segurando um microfone em um fundo preto e o seguinte texto em rosa " E-book gratuito - Como ser mais seguro ao se apresentar"

Tags: #ASOAPCONFIAEMVOCE, apresentações corporativas, apresentações profissionais

Posts Relacionados

7 ensinamentos de Storytelling segundo a Pixar

Apresentações
10/12/2024
leia agora

Como usar GIFs e animações em apresentações corporativas?

Apresentações
30/11/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França