A SOAP confia que você possa defender a sua marca e a reputação da sua empresa

O cenário econômico é instável, os negócios diminuíram, o telefone toca menos.

Treinamento SOAP
13/07/2016
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O cenário econômico é instável, os negócios diminuíram, o telefone toca menos. Mas você tem em mãos algo precioso para vencer os desafios conjunturais e aumentar as suas chances de sucesso nas próximas oportunidades de negócio, em seus próximos momentos decisivos: a sua Marca. Mais ou menos famosa, mais ou menos valiosa, a Marca e a reputação construídas pela sua empresa ao longo dos anos são, sem dúvida, ativos estratégicos que podem e devem ser exploradas por você, principalmente no momento atual.

“Eu sou Diretor do banco X”, “Eu sou Account Manager da empresa Y”, “Superintendente de Marketing da indústria Z”. Sim, temos muito orgulho de apresentar as nossas credenciais. Isso nos garante status e, principalmente, nos dá a sensação de que “saímos na frente”. Sim, tudo isso é verdade. Desde que você garanta a mesma “experiência de marca” que aquele seu contato, aquela sua audiência, teve ao “consumir” a sua marca, a sua empresa.

Ou seja, vivemos a era da propaganda ao vivo. E você deve redobrar os cuidados para que o que possa vir a ser mais uma ótima experiência não se transforme em uma antipropaganda. Como você tem construído suas apresentações? Vamos se ater apenas ao visual: os slides da sua apresentação representam a sua marca? Sua audiência consegue perceber em sua apresentação uma sinergia com os demais materiais de comunicação criados e veiculados pela sua empresa, sejam eles site, folheteria, propaganda impressa ou na TV?

Caso você tenha respondido “não”, você está com problemas. OK, sabemos que você não sabe utilizar softwares de edição visual como o Photoshop e o Illustrator. Mas não é preciso ser um designer SOAP para que você tenha slides impactantes e que sejam didáticos para sua audiência. O grande segredo é manter um padrão visual em toda a apresentação. Assim, é preciso criar uma “Direção de Arte” ou “Identidade Visual” para sua apresentação. Basicamente, esta Direção de Arte deve respeitar o guide da Marca + o tema da sua apresentação. Perceba portanto que o ponto de partida é você respeitar o guide da sua Marca. Procure este guide junto ao departamento de comunicação da sua empresa. E o tema da apresentação também é determinante, pois uma apresentação de resultados certamente requer elementos visuais diferentes de uma apresentação sobre projetos sustentáveis, por exemplo. E quais são os elementos que compõem uma Direção de Arte?

Cores, fontes, formas geométricas, caixas de texto, cor de fundo do slide, tipos de imagens, ícones, estilos de gráficos e tabelas são alguns dos elementos mais fundamentais que precisam ser definidos antes de criar o visual de toda a sua apresentação. Ao definir estes elementos você estará definindo um padrão visual para todos os seus slides. Ou seja, você criará a Direção de Arte da sua apresentação. Lembrando que alguns destes elementos, como cores e fontes, certamente já estarão pré-definidos no guide da sua Marca. Com estes limites definidos você estará pronto para ilustrar todos os seus slides através da combinação de alguns elementos. Porém, há 3 elementos básicos que, se definidos, já garantirão uma unidade visual para a sua apresentação e começarão a melhor refletir toda a comunicação feita pela sua empresa: fonte, cores e fundo do slide (cor). Você deve estar se perguntando: mas eu não devo aplicar o logo da minha empresa em todos os slides? Não necessariamente. Não é proibido aplicar o logo em todos os slides, mas também não é obrigatório. Apenas no primeiro slide já é o suficiente. Muitas empresas criam templates com o logo justamente para garantir uma unidade visual nas apresentações. Porém, caso você tenha a liberdade de criar uma Direção de Arte para sua apresentação que respeite o guide da Marca, você já estará garantindo a unidade visual tão desejada e pode se dar ao luxo de não utilizar o logo em todos os slides, ganhando assim mais espaço nos slides para aplicação de outros recursos visuais. Portanto, cuidado para que o visual de sua apresentação não entre em dissonância com as demais comunicações de sua Marca e acabe destruindo o que demorou anos para ser construído. Não se esqueça: a sua apresentação é um valioso instrumento para a defesa da sua Marca e manutenção da reputação da sua empresa.

Não deixe de acompanhar outras poderosas dicas cuidadosamente preparadas pela SOAP nesta série especial sobre a crise nos negócios e de baixar o KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, que reúne 8 poderosas dicas que também o ajudarão a se adaptar, comunicar e apresentar no cenário atual, se destacando em relação aos seus concorrentes. Trouxemos neste texto algumas dicas para você garantir uma criação visual profissional para a sua apresentação.

Além do KIT SOAP DE SOBREVIVÊNCIA NA CRISE, outros materiais também podem ser baixados aqui para você saber mais dicas, entre eles “Como usar linguagem visual de destaque”, “Como melhorar o visual das suas apresentações” e “O guia da apresentação impactante”. Enfim, vai dar certo. O primeiro passo é você confiar em você mesmo! Nós confiamos.

#ASOAPCONFIAEMVOCE

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"

Tags: a SOAP confia em você, apresentações corporativas, apresentações profissionais

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