SOAP completa 20 anos: conheça a história por trás do início da marca 

A história da SOAP começa em 2003, a partir do encontro de dois amigos com uma necessidade em comum: transformar a forma como as empresas faziam apresentações corporativas.

Treinamento SOAP
05/04/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

A história da SOAP começa em 2003, a partir do encontro de dois amigos com uma necessidade em comum: transformar a forma como as empresas faziam apresentações corporativas.  

Os amigos eram Eduardo Adas, na época um engenheiro atuando em sua própria empresa, e Joni Galvão, formado em Educação Física e então trabalhando com consultorias. 

Cerca de um ano mais tarde, em 2004, Rogério Chequer que atuava no mercado financeiro em Nova York, juntou-se ao time.  

Para Eduardo e Joni, a SOAP nasceu com o propósito que revolucionar o que eles chamavam de “babaquices corporativas”. 

“As reuniões, as apresentações dentro do mundo corporativo, eram, normalmente, aquela mesmice: ineficazes, chatas, longas, dentre outras coisas ainda piores.” 

Eduardo Adas, sócio fundador da SOAP 

Na visão deles, as apresentações precisavam ter um roteiro impactante e emocional, capaz de prender a atenção do público.   

Esse foi o motor inicial para a criação da SOAP, empresa especializada em apresentações corporativas e treinamentos de comunicação, que mais tarde viria a se tornar responsável pela transformação de um novo mercado no Brasil.  

SOAP é o acrônimo de “State of The Art Presentations”, que significa “Apresentações no Estado da Arte”. 

“Na época nem se falava na palavrinha história Storytelling, mas a gente já transformava as apresentações em boas histórias. E aquele jeito de enxergar as apresentações, dentro de uma proposta completamente diferente, deu origem à SOAP em abril de 2003 e fez a gente começar a crescer e evoluir.” 

Eduardo Adas, sócio fundador da SOAP 

Desde então, o negócio cresceu e evoluiu, tornando-se referência no mercado de apresentações corporativas e treinamentos. 

A SOAP é uma empresa que tem a inovação em seu DNA e acredita que as apresentações corporativas podem ser muito mais do que um simples slideshow tedioso. É por isso que, desde a sua criação, buscou transformar a forma como as empresas se comunicam, trazendo novas ideias e soluções criativas para seus clientes. 

Hoje, a SOAP é uma empresa consolidada no mercado de apresentações corporativas e treinamentos, com clientes de renome em todo o mundo. E é graças ao seu compromisso com a inovação e com a qualidade de seus serviços que continua crescendo e evoluindo a cada dia. 

Saiba mais sobre o início da SOAP no vídeo abaixo:

O que a SOAP faz exatamente? 

A SOAP ajuda empresas e profissionais a se comunicarem de forma mais inteligente e impactante. Se você já participou de uma reunião ou apresentação corporativa, provavelmente sabe como pode ser cansativo e pouco produtivo se comunicar de forma ineficiente.  

Foi pensando nisso que a SOAP surgiu em abril de 2023, como uma consultoria em comunicação de alta performance, especializada em apresentações profissionais.  

Desde então, já realizamos quase 18 mil projetos para as maiores empresas do Brasil e do mundo, em diversas indústrias e áreas de conhecimento.  

Acreditamos que a comunicação é a chave para o sucesso nos negócios e é por isso que ensinamos o mercado e seus profissionais a se comunicarem no padrão SOAP, tornando as reuniões eficientes, produtivas e até mesmo prazerosas. 

Nossos serviços incluem: 

  • Palestras; 
  • Workshops; 
  • Treinamentos in company; 
  • Treinamentos online para pessoa física. 

Com uma equipe altamente qualificada e apaixonada pelo que faz, a SOAP oferece soluções criativas e eficientes para empresas de diversos segmentos e também treinamentos individuais.  

O olhar crítico e inovador da empresa busca sempre aprimorar seus serviços, oferecendo aos seus clientes apresentações corporativas e treinamentos de comunicação que realmente engajam e geram resultados. 

“A gente ajuda os nossos clientes a conquistarem o que quiserem.” 

Eduardo Adas, sócio fundador 

Por que comunicação é importante? 

A comunicação é uma das habilidades mais importantes no mundo empresarial. Seja em uma apresentação para um grande público, em uma reunião de negócios ou até mesmo em conversas cotidianas entre colegas de trabalho, a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso das empresas. 

Uma apresentação profissional bem-feita, por exemplo, pode ser a diferença entre fechar ou perder um grande negócio. É através dela que a empresa se apresenta, transmite sua mensagem e conquista a confiança do público.  

No dia a dia corporativo, a comunicação clara e objetiva é crucial para evitar erros, retrabalhos e desentendimentos que possam prejudicar a produtividade da equipe. 

E é aqui que entra a SOAP. Como especialistas em comunicação de alta performance, ajudamos empresas e profissionais a se comunicarem de forma mais inteligente, tornando apresentações e reuniões mais eficientes.  

A metodologia pioneira SOAP é baseada em uma estratégia bem definida, um roteiro que transforma as mensagens corporativas em verdadeiras histórias, linguagem visual no estado da arte e um apresentador preparado para dar um show.  

Ensinamos a usar aspectos racionais para tocar as motivações humanas e mexer com os nossos sentidos e emoções. 

Qual é a metodologia da SOAP? 

A metodologia SOAP é uma abordagem pioneira criada pela consultoria em comunicação de alta performance. O objetivo é tornar as apresentações profissionais mais eficazes e impactantes.  

Essa metodologia é sustentada por quatro pilares distintos: estratégia, narrativa, linguagem visual e performance. 

Estratégia 

Envolve conhecer os interesses da audiência, definir o objetivo e a mensagem central, delimitar o tempo e identificar os recursos técnicos necessários para a apresentação.  

Essa etapa é fundamental para responder uma pergunta crucial: como resumir a apresentação em uma frase ou mensagem que leve valor para a audiência? 

Narrativa 

É a identificação da melhor forma de contar a história do projeto ou da empresa. Para isso, é necessário escolher a forma que melhor se encaixa com a mensagem principal, a audiência e os objetivos da apresentação.  

Uma narrativa bem definida é essencial para que a audiência compreenda com facilidade o que o apresentador quer dizer. 

Linguagem visual 

Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. É por isso que a linguagem visual é tão importante no processo de criação das apresentações na metodologia SOAP. 

Logo da SOAP com um homem aparecendo no reflexo
A linguagem visual é um dos principais pilares da SOAP

Entre vídeos, slides e outros recursos audiovisuais que ajudam a sustentar o discurso do apresentador e facilitar a compreensão da audiência, a linguagem visual é fundamental. 

Performance 

O desempenho do apresentador requer um processo de construção que envolve a apropriação do discurso, boa oratória, além de muito treinamento.  

A SOAP ajuda os apresentadores a se prepararem para uma performance de alto impacto, com uma abordagem completa e integrada que envolve todos os aspectos da comunicação empresarial. 

Quais tipos de treinamentos a SOAP oferece? 

A SOAP já treinou mais de 70 mil profissionais e tem uma grade com mais de dez treinamentos de comunicação para empresas e pessoas físicas.  

Conheça alguns dos nossos treinamentos em empresas: 

  • Liderança – Comunicação para líderes de alto desempenho; 
  • Apresentações – Estratégia e narrativas para criar apresentações com sua audiência; 
  • Data Storytelling – Como fazer apresentações com dados e gráficos; 
  • Slides, Design que convence – Habilidades e ferramentas para criar slides de apresentações incríveis; 
  • Apresentador – Técnicas de comunicação e oratória; 
  • Storytelling – Aprenda a contar história por meio de múltiplos canais; 
  • Elevator pitch – Saiba definir público-alvo, argumento e narrativas; 
  • Storyselling – Vendas e o processo psicológico da tomada de decisão; 
  • Comunicação interpessoal – Ferramentas para se comunicar de forma mais assertiva; 
  • Netiqueta – Guia de comportamento para o mundo digital. 

>> Descubra mais treinamentos de comunicação para a sua empresa!

A SOAP também oferece cursos para que pessoas físicas possam aprender sobre comunicação e desenvolvimento profissional.  

Conheça os cursos individuais da escola SOAP: 

  • Comunique-se – Use a comunicação para vender seus projetos em qualquer ocasião; 
  • Storytelling – Como roteirizar suas ideias e transformá-las em boas histórias; 
  • Uau! Design – Autonomia criativa para não-designers; 
  • Super Oratória – Guia prático descomplicado para engajar pessoas. 

>> Saiba mais sobre a Escola SOAP!

Apresentações profissionais de alto impacto 

Na SOAP, entendemos que para uma apresentação profissional de sucesso é preciso ter uma estratégia bem definida, uma narrativa envolvente, uma linguagem visual impactante e uma performance de alto nível. 

Com a nossa metodologia, você terá uma equipe de especialistas que irá ajudá-lo a responder perguntas como: quais são os reais interesses da minha audiência? Quais problemas estou resolvendo ou quais necessidades estou atendendo? Como garantir que a minha mensagem será compreendida e que minha audiência se sensibilizará com o assunto? 

Além disso, vamos auxiliá-lo a criar um visual atrativo que chame a atenção, e que permita que o público se concentre em você e não apenas no que está escrito nos slides.  

Iremos ajudá-lo a descobrir formas de criar um efeito “uau” e, acima de tudo, garantir que você se sinta seguro e confortável ao falar em público. 

Com a SOAP, você ainda aprenderá a usar as emoções a seu favor e transmitirá credibilidade e segurança ao se apresentar. A metodologia SOAP é a resposta para que você alcance os resultados desejados através da comunicação. 

Clique agora no botão e comece a transformar suas apresentações profissionais! 



Posts Relacionados

Conheça a SOAPFlix e maratone conteúdos sobre comunicação

Institucional
29/02/2024
leia agora

SOAP abre workshops sobre comunicação em São Paulo

Institucional
20/02/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França