Os slides criativos são uma ótima estratégia para prender a atenção das pessoas e passar a mensagem de uma apresentação.
Os slides criativos são uma ótima estratégia para prender a atenção das pessoas e passar a mensagem de uma apresentação. Para inovar na construção de slides, é importante dominar alguns conceitos básicos de design gráfico. Por meio de plataformas online e programas gratuitos, experimente ideias e técnicas, para desenvolver as habilidades iniciais em design gráfico.
Use e abuse de plataformas gratuitas, como o Canva, que disponibiliza diversas funcionalidades de design, de forma intuitiva.
O ponto de partida é a definição de uma identidade visual para o projeto. Nesta etapa, busque referências visuais que te agradam e combinam com a mensagem que você quer passar durante a apresentação.
As cores não são elementos aleatórios selecionados apenas com base em gosto pessoal. Existem estudos e teorias que comprovam o efeito das cores no sentido psicológico dos seres humanos.
As cores quentes proporcionam sensações de perigos, alerta, sensualidade, fome e calor. Já as cores frias têm relação com a calma, relaxamento, tranquilidade e refrescância. Há, ainda, as cores neutras, muito úteis para textos, caixas de textos e mensagens que não podem ser conflitantes.
A partir das principais matizes de cores, é possível criar cores novas e até explorar efeitos de transparência, degradê e textura.
Formas são elementos gráficos que destacam e organizam as informações de slides, servindo como base de fundo para textos. Essas formas podem ser curvas (círculos, por exemplo) ou retas (triângulo, quadrado, retângulo etc.).
As curvas são chamadas de orgânicas e são baseadas nos contornos da natureza, emitindo sensações de empatia e cuidado. Por outro lado, as formas retas são conhecidas como cartesianas e remetem à racionalidade, tecnologia, seriedade e sucesso.
Os slides com muita informação textual desviam a atenção do apresentador e dos outros elementos visuais presentes na apresentação. Os textos são essenciais para comunicar, mas de forma resumida, precisa e em pequenas pílulas. Nesse aspecto, também é interessante padronizar as fontes utilizadas em títulos e textos corridos.
As fontes serifadas funcionam melhor para textos corridos e longos, enquanto as fontes sem serifa são mais simples e modernas. Para títulos e chamadas, explore as fontes visíveis, que têm foco no apelo visual.
Além da parte mais técnica, também crie um roteiro para o seu conteúdo. Divida as informações e mensagens que você quer passar em níveis de importância. Aposte no storytelling para criar uma narrativa com começo, meio e fim, que seja emocionante para quem assiste à apresentação.
Com os elementos gráficos definidos e unificados de acordo com a identidade visual da marca, é hora de distribuí-los com harmonia em cada slide.
As plataformas de design gráfico disponibilizam a ferramenta de linhas-guia, que servem como referência para alinhar todos os elementos do slide a partir de um mesmo ponto. Essa funcionalidade confere maior profissionalismo e cuidado à apresentação, além de tornar os slides mais agradáveis aos olhos.
A diagramação também é responsável por deixar espaços em branco nos slides, chamados de “respiro”. Dessa forma, o cérebro consegue processar melhor os padrões visuais da apresentação.
Para aprender mais sobre design gráfico, é importante buscar referências e cursos de especialização. A Escola SOAP oferece o curso completo de design (UAU! Design) para não-designers. Aprimore a comunicação da sua marca e crie conteúdos digitais de alto impacto!