7 sinais de que é hora de aplicar treinamento de comunicação na sua empresa

O treinamento de comunicação é uma ferramenta importante para aprimorar os processos de uma empresa e contribuir para a reputação interna e externa dela.

Treinamento SOAP
15/03/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

O treinamento de comunicação é uma ferramenta importante para aprimorar os processos de uma empresa e contribuir para a reputação interna e externa dela. Por isso, gestores têm buscado cada vez mais implementar essa solução em seus times.  

Os dados não mentem que a área tem sido alvo de mais atenção. Segundo a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna realizada pela Ação Integrada Agência de Comunicação em parceria com a Aberje, 88% dos CEOs valorizam a comunicação interna. 

Cerca de 85% das empresas possuem a área de Comunicação Interna (CI) como centralizadora da organização e divulgação das pautas da empresa. 

Além disso, 38% delas conseguem focar nas divulgações que impactam toda a empresa e 68% têm um calendário para organizar os temas a serem divulgados no ano.  

Especialmente quando se trata de comunicação interna, desenvolver a habilidade entre colaboradores pode mudar completamente os resultados do time e do negócio como um todo.  

No entanto, na mesma medida que a comunicação entre times e pessoas tem sido mais foco de atenção, ela ainda é uma habilidade em desenvolvimento. Apesar dos gestores reconhecerem sua importância, a comunicação assertiva ainda está em falta.  

A mesma pesquisa da Ação Integrada Agência de Comunicação aponta que os principais desafios relacionados a essa habilidade atualmente são: 

  • Engajar gestores como comunicadores (70%);  
  • Melhorar a experiência do colaborador (58%);  
  • Gerenciar o excesso de informações (55%). 

Todos esses gargalos podem ser solucionados com treinamentos de comunicação corporativa. Mas para implementá-los o gestor precisa identificar as necessidades do time e fornecer o tipo de treinamento adequado. 

Nesse artigo, vamos falar sobre como identificar a necessidade de treinamentos, quais são os tipos de treinamentos que existem, como e por que eles devem ser implementados.  

7 sinais de que é hora de aplicar um treinamento de comunicação 

Diagnosticar problemas de comunicação em uma empresa pode ser um desafio, pois muitas vezes os sintomas são sutis.  

Eles podem tanto ser um sintoma de um problema maior quanto uma questão isolada. Além disso, a falta de transparência na empresa, a hierarquia rígida e a resistência à mudança são fatores que tornam esse diagnóstico ainda mais desafiador.  

Por isso, uma das formas mais ágeis de solucionar a questão é indo diretamente nas causas subjacentes do problema, como a falta de treinamentos de comunicação.  

Implementar um bom treinamento pode ajudar o gestor a identificar onde está o gargalo e corrigi-lo. Mas como entender que está na hora de aplicar um treinamento? Bem, aqui estão sete sinais que podem indicar que é hora: 

1. Baixa produtividade 

A diminuição da produtividade pode ter diversas causas, mas especialmente se ela se aplica a um time completo, provavelmente é motivada por um fator da empresa. E ruídos na comunicação ou falta de transparência são campeões para provocar esse tipo de problema.  

Se a equipe não está atingindo suas metas ou não está produzindo na velocidade esperada, pode ser um sinal de que há problemas de comunicação que precisam ser resolvidos. 

2. Conflitos frequentes 

Conflitos são normais até certo ponto. Em um ambiente corporativo saudável, desentendimentos precisam ser controlados e, se possível, erradicados completamente.  

Quando acontecem de forma recorrente, esses mal-entendidos podem sinalizar que a comunicação não está clara o suficiente ou que os membros da equipe têm dificuldade em se expressar. 

3. Mal-entendidos internos 

Mal-entendidos não necessariamente resultam em conflitos, mas podem atrapalhar os processos e a produtividade. Aqui, nos referimos às falhas de comunicação, como dúvidas que não são sanadas, colaboradores que entendem uma tarefa de forma distorcida etc. 

Esse tipo de comportamento pode ser um sintoma de falta de assertividade na comunicação do gestor.  

4. Baixa motivação e engajamento 

Se a equipe parece desmotivada ou pouco engajada, isso também pode ser um sinal de que eles não estão se comunicando bem com seus líderes ou com os outros membros da equipe. 

Empresas em que não há diálogo entre os diferentes níveis hierárquicos, gestores e colaboradores, costumam lidar frequentemente com esse problema.  

5. Falta de alinhamento 

O alinhamento é uma das características mais importantes para uma empresa, ele precisa existir entre os colaboradores e também entre os diferentes times da corporação.  

Se uma equipe está trabalhando em projetos sem um objetivo claro ou se os membros de diferentes equipes possuem objetivos conflitantes, é um sinal de que a comunicação não está clara o suficiente. 

6. Mau atendimento ao cliente 

A empresa está recebendo feedbacks negativos dos clientes com frequência? Quais tem sido as avaliações das pessoas atendidas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente)? Esse é um bom caminho para diagnosticar a qualidade da comunicação na relação entre empresa e cliente.  

Se as respostas são negativas, pode ser um sinal de que a equipe precisa de treinamento em comunicação para lidar melhor com os clientes. 

7. Baixa retenção de talentos 

Empresas com dificuldades para reter funcionários têm um grave problema, pois isso pode comprometer toda a cultura organizacional e as entregas de seu produto ou serviço.  

Esse costuma ser um sintoma comum em equipes que não estão se comunicando de maneira eficaz ou em empresas cuja cultura de comunicação precisa de melhoria. 

Nesse caso, você já sabe: é hora de aplicar um treinamento.  

Como aplicar um treinamento de comunicação? 

Aplicar um treinamento de comunicação envolve algumas etapas, que vão desde identificar a necessidade real do time, até avaliar os resultados. Por isso, contratar uma empresa especializada, como a SOAP, pode fazer toda a diferença.   

Se você nunca adquiriu ou aplicou um treinamento, comece seguindo estes passos: 

#1 Identifique os objetivos do treinamento 

Antes de adquirir um treinamento, é importante definir os objetivos específicos que se espera alcançar. Por exemplo: melhorar a comunicação entre os membros de uma equipe, aprimorar as habilidades de apresentação de um indivíduo. 

Tendo o objetivo claro, será mais fácil escolher o tipo de treinamento ideal.  

#2 Planeje 

Com base nos objetivos definidos, planeje o treinamento de acordo com o tempo e os recursos disponíveis. Decida quais tópicos serão abordados, como será ministrado e quem serão os responsáveis por conduzir as sessões de treinamento. 

#3 Escolha uma abordagem 

Existem diversas abordagens de treinamento que podem ser aplicadas, como palestras, treinamentos práticos, atividades em grupo, entre outras.  

Escolha uma ou mais abordagens que sejam adequadas às necessidades da equipe ou dos indivíduos envolvidos. 

#4 Execute 

Aplique o conteúdo do treinamento de acordo com o plano definido. Seja claro e objetivo nas instruções e dê feedbacks constantes para que os participantes possam aprender com seus erros e melhorar suas habilidades. 

Profissional apresenta um treinamento de comunicação para uma plateia cheia
Treinamentos de comunicação podem ser aplicados de forma presencial ou online

#5 Avalie os resultados 

Após o treinamento, avalie os resultados alcançados em relação aos objetivos definidos.  

Realize uma análise crítica do que funcionou bem e do que precisa ser melhorado, e faça ajustes para futuros treinamentos. 

#6 Pratique 

Para consolidar as habilidades de comunicação, é importante que os participantes pratiquem o que aprenderam no treinamento no ambiente de trabalho.  

Encoraje-os a aplicar as novas habilidades em suas atividades diárias e dê feedbacks constantes para que possam aprimorá-las ainda mais. 

Uma das vantagens de contratar uma empresa especializada em treinamentos é que boa parte de todas essas etapas fica a encargo dela.  

Quais são os tipos de treinamentos que existem? 

Existem vários tipos de treinamento de comunicação empresarial que podem ser oferecidos para ajudar os colaboradores a melhorar suas habilidades. Os mais comuns são os de comunicação interpessoal, comunicação assertiva e de comunicação interna.  

No entanto, aqui na SOAP temos mais de dez tipos de treinamentos que abordam diferentes temas e necessidades corporativas, como: 

Esses treinamentos podem ser personalizados para atender às necessidades específicas da empresa e dos seus colaboradores. Eles podem, por exemplo, ser oferecidos em formato presencial ou online, dependendo das necessidades do time e do gestor.  

Além disso, eles podem ser ministrados por profissionais especializados em comunicação corporativa, que compartilham as melhores práticas e técnicas para aprimorar a comunicação na empresa.  

Vale a pena adquirir um treinamento de comunicação? 

Diversas pesquisas, como a mencionada no início do texto, apontam evidências de como a comunicação eficaz pode mudar os resultados de uma empresa. Mas para isso não basta contar com o bom senso dos outros.  

Assim como outras habilidades, a comunicação pode ser aprendida e aprimorada. Dito isso, realizar um treinamento de comunicação na empresa pode trazer diversas vantagens, tais como: 

  • Tornar a comunicação mais assertiva entre os membros da equipe e os gestores, permitindo que as informações sejam compartilhadas de maneira clara e eficiente; 
  • Aumentar a produtividade, já que uma comunicação eficiente reduz erros e retrabalhos; 
  • Reduzir conflitos e problemas de relacionamento, pois um treinamento de comunicação interpessoal, por exemplo, ajuda a equipe a entender melhor as diferentes perspectivas e pontos de vista; 
  • Melhorar as habilidades de liderança de gestores, para se comunicarem de maneira mais clara e eficiente com suas equipes; 
  • Fortalecer a marca da empresa, pois ajuda a fortalecer a imagem interna e externa do negócio, sua reputação; 
  • Desenvolver habilidades interpessoais, como empatia, escuta ativa e resolução de conflitos, que podem ser aplicadas em diversas áreas da vida pessoal e profissional. 

Em resumo, um treinamento de comunicação pode trazer inúmeros benefícios para a empresa e para seus colaboradores. Além de melhorar a comunicação propriamente, aumenta a produtividade, reduz conflitos, fortalece a marca e desenvolve habilidades pessoais importantes. 

Como adquirir um treinamento da SOAP? 

A SOAP é uma empresa pioneira na consultoria em comunicação de alta performance e especialista em apresentações há quase 20 anos.  

Existem diversos tipos de treinamento, como listado acima, além de diferentes formatos: 

  • Palestras; 
  • Workshops; 
  • Treinamentos in company; 
  • Treinamentos online para pessoa física. 

Ficou interessado em conhecer os treinamentos da SOAP? Então conheça nossa vitrine completa e conte com a ajuda de nossos especialistas para escolher a solução ideal para a sua empresa: 

>> CONHEÇA OS TREINAMENTOS DA SOAP



Posts Relacionados

O que é comunicação assíncrona? Conheça 4 exemplos 

Comunicação
13/06/2024
leia agora

O que é mentoria profissional? Saiba como funciona e por que fazer

Treinamento
31/05/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França