Erros em apresentações comprometem a credibilidade, por isso é importante revisar seus slides no PowerPoint
Você confiaria em uma apresentação com erro de português logo no primeiro slide? Pode parecer detalhe, mas essa situação fala muito sobre quem está apresentando. Por isso, é muito importante fazer uma revisão do PowerPoint (PPT) antes de exibi-lo para o público.
Um erro de escrita tem mais impacto do que parece. Ele tira o foco do conteúdo e enfraquece a mensagem, colocando em dúvida o cuidado do apresentador. Mesmo o slide mais bonito perde força quando o texto entrega falhas simples.
Para quem apresenta em ambientes corporativos, esse tipo de deslize pesa ainda mais: passa a impressão de improviso e quebra a autoridade de quem fala. O ponto positivo é que dá para evitar, e é mais simples do que parece.
A seguir, veja os erros mais comuns de ortografia em apresentações e como revisar seus slides para evitá-los.
Ortografia é o conjunto de regras que define como as palavras devem ser escritas. Mas, em apresentações, ela cumpre uma função ainda maior: mostra atenção aos detalhes e domínio da linguagem.
Um único erro pode gerar dúvidas sobre todo o conteúdo. Imagine um slide com um termo técnico escrito errado. Mesmo que a explicação esteja perfeita, a audiência pode pensar: “se isso passou, será que o resto está certo?” ou “como alguém tão capacitado pode errar algo tão básico?”.
Não é exagero. No mundo corporativo, a percepção de preparo é parte da mensagem. Por isso, a importância de revisar bem a apresentação. A revisão do PPT demonstra competência, profissionalismo e compromisso com o que está sendo transmitido.
Você sabia que o PowerPoint conta uma ferramenta de revisão? O recurso é útil, mas sozinho não faz milagre. Ele precisa estar configurado corretamente para cumprir seu papel.
A seguir, saiba como usar o PPT a seu favor na hora de revisar os slides.
Na aba Revisão, clique em Ortografia. O PowerPoint fará uma varredura e exibirá sugestões de correção na lateral da tela.
Você pode aceitar a sugestão de correção, ignorar uma palavra (exemplo: nomes próprios) ou adicionar ao dicionário.
Mas cuidado: se adicionar uma palavra errada, o erro será aceito nas próximas apresentações.
Muitos erros passam despercebidos porque o idioma do slide está configurado para outro idioma. Quando isso acontece, palavras em português são marcadas como incorretas, ou simplesmente ignoradas pelo corretor.
Para resolver, acesse Revisão > Idioma > Definir idioma de revisão. Selecione Português (Brasil) e clique em Definir como padrão.
Assim, todas as apresentações futuras já abrirão com o idioma selecionado.
Se você costuma preparar slides em outros idiomas, aproveite essa seção para instalar e alternar bibliotecas linguísticas. Dessa forma, o corretor ortográfico reconhecerá o idioma de cada apresentação e fará a revisão de forma adequada.
Importante: a mudança precisa ser feita em cada objeto da apresentação como gráficos, SmartArts e caixas de texto, pois são lidos pelo PPT como uma área separada.
Na aba Arquivo > Opções > Revisão, ative as opções:
E desative:
Esses ajustes fazem com que o PowerPoint identifique erros em tempo real e não esconda problemas.
Mesmo com o corretor ativado, alguns deslizes escapam. Isso acontece porque, como você já conhece o texto que escreveu, a sensação é que o cérebro “corrige” os erros automaticamente, fazendo com que você não perceba o que está de fato escrito.
Por isso, mudar a forma de revisar permite pegar o que passou batido.
Revisar logo após terminar o slide é um erro clássico. Ao pausar e voltar depois, você enxerga o texto de forma mais crítica.
Uma pausa de 30 minutos já ajuda. Mas, se puder, revise no dia seguinte.
Ler em voz alta é uma das técnicas mais eficazes. Além de identificar repetições e erros de concordância, você percebe se o texto soa natural.
Se travar na leitura, o público provavelmente também travaria ao ouvir.
Um segundo olhar enxerga o que você não vê. Alguém de fora capta inconsistências que passaram despercebidas, inclusive no conteúdo, não só na ortografia.

Outra dica é enviar o arquivo para ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, e pedir que ele faça uma revisão detalhada e aponte possíveis erros e melhorias.
Ler no papel ativa outro tipo de atenção. Além de facilitar a revisão textual, ajuda a perceber desalinhamentos visuais e diferenças de formatação.
A revisão não termina nas palavras, a comunicação visual também importa. Erros como fontes diferentes, margens irregulares ou uso incorreto de maiúsculas, também comprometem a percepção.
Verifique:
Pequenos ajustes fazem a diferença no resultado final.
Revisar é o último filtro antes de o público ter contato com a apresentação.
Cada slide reforça a reputação do apresentador, por isso, um erro bobo pode ofuscar um excelente conteúdo.
Revisar é reforçar sua imagem e garantir que o público se concentre no que realmente importa: a mensagem.
Revisar nunca é demais. Essa é a última etapa do processo e merece atenção redobrada. Leia o material completo, teste a leitura em voz alta e olhe o visual como um todo.
Pergunte-se: “Se eu assistisse a essa apresentação, ela me convenceria?” Se a resposta for “sim”, ótimo. Se for “talvez”, revise mais uma vez. Seu conteúdo deve ser lembrado pelo seu valor, não por um erro no primeiro slide.
Alguns deslizes aparecem com tanta frequência que vale deixar o alerta. Os erros mais comuns em apresentações são:
Detalhes que, somados, entregam falta de revisão.
Apresentar bem é uma habilidade e pode ser treinada. Por meio de treinamentos corporativos, a SOAP ajuda profissionais a transformarem conteúdo técnico em apresentações que conectam, explicam e inspiram.
No treinamento SOAP Apresentações, você e sua equipe aprendem a:
Conheça o treinamento SOAP Apresentações e capacite sua equipe para revisar, apresentar e comunicar de forma realmente eficaz.