O uso associado de retórica e oratória pode ser a estratégia que você precisa para construir um discurso consistente e seguro.
O uso associado de retórica e oratória pode ser a estratégia que você precisa para construir um discurso consistente e seguro. Talvez esse seja o ponto de virada de uma apresentação, capaz de trazer retornos significativos para o seu negócio.
Por isso, é importante trabalhar técnicas que auxiliem no desenvolvimento da arte de falar em público e encantar as pessoas. O poder de convencimento por meio das palavras depende de como elas são elaboradas e empregadas durante o discurso.
Mas afinal, o que é retórica e oratória? Neste post, além do conceito, você entenderá as diferenças entre as técnicas. Continue lendo e veja de que forma trabalhar as duas em conjunto pode ajudar a construir discursos únicos e efetivos!
De acordo com Aristóteles, retórica é a técnica empregada em um discurso que utiliza argumentos sólidos e persuasivos na transmissão de uma mensagem. A fala é construída com base na intenção de vender um produto ou ideia a um público distinto.
O objetivo é gerar credibilidade por meio de uma linguagem convincente e eficaz. O discurso é fundamentado por aspectos racionais e emocionais, que interagem com o público buscando proximidade diante de um ponto de vista.
Já a oratória é a habilidade de se comunicar e transmitir as ideias com clareza e confiança. Mais do que falar bem diante de um público, na oratória é preciso empregar o tom de voz ideal, assim como a postura, linguagem corporal e expressão facial, que influenciam no modo como se deseja que o público receba a mensagem.
De modo geral, a principal diferença entre retórica e oratória é que, enquanto a primeira é a arte de falar bem, a segunda, é a arte de falar bem em público. Embora similares, elas são, na verdade, técnicas complementares essenciais para uma boa comunicação.
Em um discurso, a retórica é construída em cima de argumentos com base em materiais, ou seja, em teorias para dar sustentação ao assunto abordado. A oratória consiste em transmitir da forma mais clara possível toda a argumentação planejada na retórica.
Assim, não basta apenas dominar a retórica se não houver habilidade de oratória, ou seja, ter uma comunicação diferenciada em sua forma verbal e não-verbal. É preciso encontrar o equilíbrio entre essas duas técnicas para que o discurso seja bem-sucedido e memorável.
Imagine o poder de uma boa argumentação, pautada em elementos técnicos e base teórica. Agora, junte ao discurso a capacidade de encantar as pessoas por meio de uma comunicação leve, didática e completamente segura.
Ao unir retórica e oratória em uma mesma apresentação, você pode construir discursos impactantes. O trabalho conjunto dessas duas técnicas potencializa a qualidade discursiva, assim como valoriza a preparação para oferecer ao público uma experiência extremamente diferenciada.
Ao construir seu discurso, você pode utilizar os principais elementos da retórica — hipérbole, antítese e anáfora — para desenvolver argumentos intensos, mas que, ao mesmo tempo, em um mesmo contexto, estimulem uma relação de contraste para trazer o público à reflexão.
Por fim, a construção por anáfora, com repetições estratégicas de uma mesma palavra, tem o intuito de fixar na memória do público algo vinculado a uma ideia ou produto — chamadas de reativação — que manterão o público atento e participativo do começo ao fim do discurso.
E se você quiser que seu discurso seja ainda mais poderoso, com uma oratória persuasiva e agradável, os cursos da SOAP com sua metodologia racional para impactar decisões emocionais, podem ajudar na preparação de ponta a ponta e tornar o uso da retórica e oratória ainda mais consistente.
Fazer um bom discurso não é apenas um dom, mas algo a se desenvolver para que as ideias fluam de uma maneira simples, mas eloquente. O emprego de técnicas de retórica e oratória aliado à orientação, e acompanhamento de uma equipe com expertise em preparar profissionais para discursos incríveis, pode ser tudo o que você precisa para sair à frente e ter vantagem competitiva.
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