Consumidos no trânsito, na academia, na hora de limpar a casa ou simplesmente nos momentos de ócio, o podcast está ganhando cada vez mais popularidade.
Consumidos no trânsito, na academia, na hora de limpar a casa ou simplesmente nos momentos de ócio, o podcast está ganhando cada vez mais popularidade.
Criados há mais de uma década, na esteira do sucesso do iPod (lembra dele?), estes programas de áudio tiveram seu “boom” nos Estados Unidos há quatro anos e vêm acumulando sempre mais adeptos no Brasil.
Mas por que será que as apresentações em podcasts vêm fazendo tanto sucesso em uma era onde quase tudo o que consumimos tem imagens? A resposta para esta pergunta está nesse conteúdo. Continue lendo.
Para quem não está por dentro do assunto, podcast é uma matéria disponibilizada em áudio ou em plataformas de streaming, que podem ser ouvidos em qualquer lugar e quando o ouvinte desejar. Como se fosse um tipo de série em áudio.
Ele funciona como um tipo de rádio. Mas como em regra não é ao vivo, o usuário pode ouvir sob demanda. Os temas abordados são extremamente variados.
Há podcasts educativos, sobre cultura pop, de comédia ou contando histórias, por exemplo. Ou seja, o entretenimento é ilimitado e você só precisa ouvir no seu celular ou no computador.
Atualmente existem alguns formatos de podcast com vídeo, em que o usuário pode ouvir e assistir o material, principalmente no caso daqueles focados em entrevistas ou que recebem convidados.
A resposta para essa pergunta está na popularização dos smartphones e no estilo de vida que as pessoas vêm adotando. Com os novos e poderosos celulares, está fácil baixar, armazenar e dar o play no programa predileto em qualquer lugar.
Somado a isso, estamos com a vida cada vez mais agitada, e o podcast nos permite ser multitarefa. É possível fazer outras coisas ao mesmo tempo, em que se escuta o conteúdo.
Não por acaso, a PodPesquisa 2018, realizada pela Associação Brasileira de Podcasts (ABPod) mostrou que a maioria dos ouvintes (56,7%) está no Sudeste, região onde se gasta mais tempo no trânsito.
Se você — ou sua empresa — pensa em também entrar nessa onda, mas tem dúvidas de como fazer, está no lugar certo. Afinal, fomos buscar especialistas no assunto para detalhar o caminho das pedras para produzir um bom podcast.
Em um mundo onde as pessoas precisam ser cada vez mais multitarefas, o podcast tem inúmeras finalidades a mais que o simples entretenimento.
Em regra, compartilhar conteúdo é a principal função do podcast. Basta escolher um tema e criar um programa ou episódio para transmitir essas informações.
Por isso, essa é uma ferramenta de marketing muito eficiente. Pense que os usuários, tem cada vez menos tempo para ler textos ou assistir vídeos. O conteúdo por áudio é mais fácil de ser consumido e pode despertar um interesse genuíno por produtos ou serviços.
A jornada de compras dos consumidores pede que, cada vez mais, seja entregue conteúdo de qualidade, de modo que a empresa possa oferecer um bom conhecimento para o seu cliente. O podcast é uma nova maneira de fazer isso.
Além de trazer algo atrativo, pode contribuir para melhorar a reputação da empresa, mostrando o quanto o negócio tem conhecimento sobre o assunto, com a proposta de oferecer diversidade de conteúdos para que as pessoas possam escolher qual tipo mais lhe agrada.
As empresas que oferecem podcasts mostram que são criativas e estão à frente do seu tempo, divulgando produtos e serviços de forma orgânica e eficiente.
Outro benefício de investir em podcasts é aumentar sua autoridade no mercado. Esse formato de mídia permite a divulgação de notícias sobre qualquer tema.
Portanto, você consegue informar sobre novidades relacionadas ao seu segmento, assim como diversos outros conteúdos relacionados.
Os consumidores modernos são cada vez mais exigentes e gostam de saber que estão consumindo de uma empresa, que está atualizada e tem autoridade no mercado. Querem estar bem informados e querem estar sempre por dentro dos assuntos do seu interesse.
Portanto, aproveite para se aprofundar sobre o objeto do seu podcast e fornecer informações e novidades realmente relevantes e completas sobre o seu segmento.
Sim, e é por esse motivo que é essencial que você dê uma atenção especial ao roteiro — uma narrativa bem estruturada tem a capacidade de garantir que os ouvintes sejam fisgados pelo conteúdo.
Nem pense em “deixar rolar”. A lógica dessa construção é a mesma que a de uma apresentação presencial: conte com uma linha narrativa que cative a audiência, tenha um começo instigante, um meio esclarecedor e um fim que traga soluções e reflexões.
Se você quer usar as lições das melhores apresentações e aplicá-las ao seu podcast, a gente pode te dar uma ajudinha. Dê muita atenção principalmente ao início do seu programa. Se as pessoas não gostarem dos primeiros minutos ou segundos, provavelmente vão dar um “stop” e procurar um podcast mais interessante.
Você pode começar com frases de efeito, histórias que aconteceram com você ou (com muito cuidado para não ser ofensivo) piadas inteligentes, por exemplo. Capture a audiência rapidamente.
Além de chamar a atenção da audiência, o roteiro serve para guiar a sua fala e facilitar a edição final. Por isso, coloque no papel onde vão entrar os jingles, efeitos sonoros e músicas que você pretende colocar. Planejamento é a alma do negócio.
Hoje em dia o podcast é uma ferramenta com grande alcance e um público bastante engajado. Contudo, como acontece em qualquer plataforma para fazer sucesso é necessário ter qualidade. Veja algumas dicas para fazer um bom conteúdo.
A voz do apresentador é o único meio de chamar a atenção do ouvinte — além dos efeitos sonoros, é claro. Por isso, é essencial ter uma boa dicção e falar de uma forma que cative a audiência. Uma dica é dar ênfase nos momentos mais empolgantes e abusar das pausas após as frases que merecem maior destaque.
Pode ser interessante também destacar: evite ler o roteiro de cabo a rabo para não perder a naturalidade. A audiência vai perceber que está lendo e pode associar seu jeito de falar à insegurança ou falta de conhecimento sobre o assunto. Pitadas de espontaneidade são bem-vindas.
Segundo Luciano Pires, podcaster do Café Brasil, LíderCast e Cafezinho, essas técnicas são adquiridas com a prática. Obviamente, o apresentador pode ensaiar antes ou fazer exercícios vocais para aquecer a voz antes de gravar o programa.
Mas caso o resultado não fique perfeito logo de cara, o melhor a fazer é lembrar daquele velho ditado: a prática leva à perfeição.
De acordo com a PodPesquisa, há mais de 10 anos quando os podcasts ainda estavam nascendo, a maioria esmagadora dos ouvintes (80%) se interessava por assuntos que envolvessem tecnologia.
Ou seja, havia um nicho bem específico na plataforma e, para fazer sucesso, o ideal era criar um conteúdo que envolvesse este assunto. Agora o negócio ficou mais abrangente, com outras áreas ganhando espaço.
Pires conta que a maioria dos seus programas é produzida conforme o que ele quer passar para o público-alvo bem definido. Assim, as chances de seus conteúdos serem aprovados por sua audiência são bem maiores. Foco na segmentação!
Se você pensa em criar seu podcast ou o da sua empresa, antes de encarar os microfones, tenha a resposta para essas questões:
É essencial definir o público-alvo e o que vai ser discutido a cada programa. Exatamente a mesma lógica que seguimos aqui na SOAP para preparar uma apresentação no estado da arte: saiba com quem você está falando.
Segundo Alexandre Maron, fundador da produtora de podcasts Ampère e apresentador do programa Zing, o primeiro passo para fazer um bom podcast é produzir um conteúdo para ser consumido especificamente em áudio, do começo ao fim. “Para fazer podcast tem de fazer podcast”, brinca.
Ou seja, tenha em mente quais são as limitações e vantagens da plataforma antes de iniciar a produção.
Para contornar a falta de imagens e apoios visuais, por exemplo, a dica é fazer uma descrição detalhada e cativante de cenas e histórias.
Abuse da criatividade. Pense em maneiras de chamar a atenção do seu público com a sua voz e o seu roteiro. Feito isso, é só se posicionar diante do microfone e apertar o REC.
Começar um podcast é uma ótima ideia para impulsionar seus negócios. Confia abaixo um checklist para começar o seu agora mesmo.
Esse formato tão interessante pode levar sua mensagem mais longe e para milhares de pessoas. Então, não demore para montar seu podcast — e, claro, se quiser ajuda com o roteiro para sua produção para o meio digital, estamos aqui para isso!
Se você gostou desse assunto e quer ficar por dentro do universo da comunicação, venha conhecer nossos cursos: Comunique-se, Super! Oratória e Storytelling para aprimorar ainda mais suas habilidades e arrasar no podcast!