Como usar memes e humor em apresentações corporativas?

Entenda como criar narrativas mais fluidas e envolventes por meio do humor

Treinamento SOAP
20/09/2023
6 min. de leitura
Reading Time: 6 minutes

Já se foi o tempo em que as apresentações corporativas precisavam ser sérias e engessadas para que a audiência confiasse em sua credibilidade. Nos últimos anos, com o surgimento e ascensão de diferentes redes sociais, o uso de memes, figurinhas e vídeos engraçados se popularizou. E por que não usar humor em apresentações corporativas? 

No entanto, é preciso ter consciência de que usar humor em apresentações está longe de ser o mesmo que contar piadas, como em stand-up comedy. O objetivo dos memes ou histórias engraçadas é trazer leveza e momentos de descontração, mas sem tirar o foco do principal: o conteúdo relevante

Quando usados na medida certa, os memes, por exemplo, podem servir como mais uma ferramenta para ajudar a despertar a atenção dos espectadores e mantê-los engajados com a apresentação

“Hoje, o acesso à informação e novidades através de meios digitais já é uma prática estabelecida no mercado, as chances de uma pessoa já ter se deparado com alguma brincadeira digital é enorme. E, dependendo do meme, ele já transcendeu a internet e foi parar em canais abertos de TV”, disse Iriny “Nica” Amerssonis, Diretora de Arte da SOAP. 

Leia também: Como identificar qual narrativa é a melhor para a sua apresentação: humor ou questionamento 

Quais os benefícios de usar humor em apresentações corporativas? 

Desde tornar a apresentação mais envolvente a reforçar a compreensão da mensagem transmitida, o uso de humor em apresentações corporativas pode proporcionar diferentes benefícios. 

Um deles é a capacidade dos memes e piadas da internet para engajar e criar conexão com o público. Especialmente se for um público mais curioso e mais jovial/antenado. “É aquele momento da apresentação que saem risadinhas e comentários, ajudando a restabelecer a atenção”, explicou Nica.  

O uso de uma abordagem mais humorada também auxilia na retenção de informações. Os memes têm, justamente, a capacidade de simplificar conceitos por vezes complexos em imagens e textos curtos. Utilizar esse recurso pode ser uma forma de ajudar o público a compreender e lembrar com mais facilidade das informações apresentadas. 

Esse é um artifício poderoso para humanizar o apresentador, tornando-o mais acessível e simpático aos olhos do público. Também ajuda a transmitir uma ideia de que a empresa e o apresentador têm o perfil mais inovador e antenado às tendências do momento. 

Quais devem ser os cuidados na hora de utilizar memes em apresentações corporativas? 

Apesar das vantagens, é importante ressaltar que os memes devem ser usados com moderação, sempre considerando a cultura da empresa e o contexto de cada apresentação. Lembre-se sempre que nem todas as piadas são apropriadas para todos os públicos ou situações. 

“Certifique-se de que os memes escolhidos estejam alinhados com a mensagem que você deseja transmitir e não comprometam a credibilidade da apresentação. Quando usados com discernimento, os memes podem ser uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade e o impacto de uma apresentação corporativa”, pontuou a Diretora de Arte da SOAP. 

Leia também: Veja as 7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso 

Confira alguns cuidados importantes a serem considerados: 

#1. Conheça seu público 

O primeiro passo antes de inserir um meme ou uma piada em uma apresentação é entender o perfil e as preferências da sua audiência. Será que o meme escolhido pode ofender ou desagradar alguém? 

“É importante fazer uma análise da audiência e quais sensações se quer extrair daquele público. Se o público for majoritariamente tradicional e conservador pode ser que ele não conheça e entenda determinado meme. Se for um público mais técnico, talvez não goste muito de enrolação e firulas desnecessárias”, ressaltou a Diretora de Arte da SOAP, Nica Amerssonis. 

#2. Profissionalismo em primeiro lugar 

Um toque de humor pode ser bem-vindo em sua empresa, mas lembre-se de manter o nível apropriado de profissionalismo e evite piadas ofensivas, vulgares ou inapropriadas para o ambiente corporativo. 

#3. Relevância do conteúdo 

Usar um meme somente por usar não faz sentido. Avalie se a piada em questão é relevante para o tópico da apresentação e se está alinhada à mensagem a ser transmitida. 

#4. Fuja dos estereótipos 

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas vale destacar a importância de fugir de piadas que possam de alguma forma perpetuar estereótipos ou preconceitos. Lembre-se de usar um humor inclusivo e respeitoso para todos. 

#5. Foque nos memes atemporais 

Evite usar muitos memes recentes e passageiros. O melhor é optar por memes atemporais, que todos conhecem e são relevantes a mais tempo. 

#6. Atenção aos temas sensíveis 

Este é o mesmo caso dos estereótipos: melhor evitar. Temas sensíveis, como religião, saúde e política, podem gerar opiniões controversas e gerar polêmicas desnecessárias durante a apresentação. 

#7. Evite excessos 

Não sobrecarregue sua apresentação com memes e piadas a todo tempo. Esse recurso deve ser usado como um ponto de descontração, mas o foco deve ser sempre o conteúdo relevante ao qual a audiência espera receber. 

#8. Atenção ao perfil do apresentador 

É preciso que os memes e as piadas façam sentido e estejam de acordo com o perfil do apresentador. Por exemplo, a piada feita pelo colaborador mais conservador da empresa pode não ter o efeito esperado já que não é um algo usual feito por ele. 

Dicas práticas para usar humor em apresentações corporativas 

A principal dica de Nica Amerssonis para quem quer apostar no uso de memes em apresentações corporativas é escolher opções conhecidas e bem estabelecidas no universo da internet. “Um meme muito atual e recente corre o risco de não ser reconhecido por parte do público.” 

Mas há algumas outras dicas que podem ajudar, além das questões já pontuadas acima. Uma delas é criar um meme próprio, por exemplo. Uma ideia é pegar uma piada da internet já reconhecida e incluir um elemento único e exclusivo que tenha a ver com o tema da apresentação. 

Esses memes devem ser integrados ao conteúdo da apresentação de forma orgânica e não forçadamente, para que tornem a narrativa mais fluida e leve. Se possível, o ideal é até mesmo testar, com alguns colegas, como a piada a ser utilizada será recebida pelos demais. 

Colaboradoras durante uma apresentação profissional rindo e tendo um momento descontraído
Usar humor em apresentações profissionais é recomendado para ‘quebrar o gelo’ e ter momentos de descontração com o público

Vale destacar, ainda, que mesmo com todos esses cuidados, é possível que as piadas não funcionem da maneira esperada. Por isso, esteja preparado para uma reação diferente da desejada e entenda qual a melhor maneira de seguir em frente sem causar grandes impactos à apresentação. 

Memes e ética corporativa 

As questões éticas são importantes quando falamos sobre o uso de artifícios de humor no ambiente corporativo. Afinal, respeitar os valores e a cultura da empresa é importante em todos os momentos, inclusive durante as apresentações corporativas. 

Na hora de usar humor em apresentações corporativas, por exemplo, o ideal é avaliar se os memes não podem de alguma maneira violar a ética ou códigos de conduta da empresa. 

Outro ponto importante é entender que as empresas geralmente contam com equipes multiculturais e diversas, especialmente as maiores. Por isso, é válido observar se o teor do conteúdo humorístico atinge de maneira desagradável pessoas com diferentes origens culturais, crenças ou experiências. 

Do mesmo modo é importante se atentar para o uso de memes que possam violar a confidencialidade de informações corporativas ou até mesmo a privacidade dos funcionários. 

Por fim, vale destacar que se você está usando humor e memes como uma estratégia de comunicação, o ideal é sempre manter a transparência e autenticidade. O humor não deve servir como uma ferramenta de manipulação ou engano. Ao contrário, deve ser tido como um artifício para auxiliar a transmitir o conteúdo com assertividade e leveza. 

As empresas, por sua vez, também podem considerar a implementação de uma política de comunicação que estabeleça diretrizes claras sobre o uso de memes nas apresentações corporativas. Essa é uma forma de garantir a consistência e a responsabilidade dos colaboradores na hora de montar seus slides. 

Aprenda a criar slides didáticos e impactantes 

Montar slides importantes e capazes de convencer a audiência é um desafio para muitos profissionais. Mas a SOAP pode te ajudar nessa questão. O treinamento corporativo SOAP Slides apresenta conceitos de criações visuais para apresentações. 

No workshop os participantes passam a conhecer técnicas para criação de slides didáticos e aprendem a explorar importantes recursos da ferramenta PowerPoint, tudo isso colocando a mão na massa, uma vez que a proposta é unir conceito e prática. 

Entre os tópicos abordados no treinamento estão: 

  • Como utilizar reforços visuais, de forma prática e rápida, para criar unidade, manter a apresentação atrativa e gerar valor; 
  • Elementos da Identidade Visual: contexto, cores, formas, fontes e templates; 
  • construção conjunta de uma identidade visual + dicas e comandos que tornam a produção de slides mais ágil e eficiente; 
  • Formatação do arquivo de identidade visual: cores, formas, fontes e templates. 

Ficou curioso e quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça mais detalhes. 



Posts Relacionados

Fique atento! 5 principais erros de linguagem corporal em uma apresentação

Apresentações
20/04/2024
leia agora

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França