9 livros sobre comunicação para ler em 2024

Comece o ano com boas indicações de leitura para aprimorar a forma como você se comunica com colegas de trabalho e parceiros de negócios

Treinamento SOAP
19/12/2023
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Se suas metas para 2024 incluem aprimorar suas habilidades na hora de se comunicar e ler mais, por que não unir as duas coisas em uma atividade só? Os livros podem ser uma verdadeira fonte de inspiração para quem quer aperfeiçoar competências específicas ligadas à comunicação. 

Muitos profissionais tendem a se dedicar quase que exclusivamente às suas habilidades técnicas. No entanto, saber se comunicar com clareza e objetividade é cada vez mais necessário em um cenário em que tecnologias de automação ganham mais relevância e destaque no mercado. 

O relatório “Future of Jobs 2023”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, explora a evolução dos empregos nos próximos cinco anos e analisa como as tendências socioeconômicas e tecnológicas vão impactar o futuro do trabalho. 

De acordo com o estudo, mais de 85% das organizações participantes identificam o aumento da adoção de tecnologias inovadoras e a ampliação do acesso digital como as tendências com maior probabilidade de impulsionar a transformação em suas organizações.  

No entanto, essa movimentação exige algumas mudanças nas formas com que as pessoas se relacionam com seus trabalhos. Habilidades socioemocionais e comportamentais tendem a ganhar destaque, incluindo as diretamente ligadas à comunicação. 

Entre elas, podemos destacar três: Resiliência, flexibilidade e agilidade; Empatia e escuta ativa; e Liderança e influência social. 

Leia também: Confira os 4 tipos de comunicação e suas características! 

As 3 habilidades de comunicação mais buscadas 

O relatório aponta que 32% das empresas devem investir em resiliência, flexibilidade e agilidade nos próximos cinco anos. Isso significa que a expectativa é que os profissionais consigam lidar com os desafios do dia a dia de maneira saudável e eficaz.  

Isso contribui especialmente para as relações interpessoais, uma vez que os colaboradores se sentem estimulados a enfrentar conflitos e ampliar suas capacidades de se adaptar a diferentes situações. 

A empatia e a escuta ativa estão interligadas e relacionam-se à predisposição em demonstrar interesse e se dispor a compreender os sentimentos e necessidades dos outros, o que torna o processo comunicacional mais fluido e eficaz. 

Tudo isso auxilia na construção da última habilidade: liderança e influência social, cujo objetivo é dar direcionamentos claros, além de impactar comportamentos e decisões dos demais colegas. 

Quer saber mais detalhes sobre as habilidades de comunicação mais buscadas pelo mercado em 2024? Leia este artigo! 

9 livros sobre comunicação para ler em 2024 

Mas afinal, quais livros podem te ajudar a desenvolver essas habilidades? As opções no mercado atualmente são diversas. Mas a SOAP fez uma curadoria para te ajudar a selecionar as obras que vão alavancar suas habilidades de comunicação. Confira: 

#1. Escute! Como se comunicar de forma eficaz, de Dale Carnegie 

Dale Carnegie não é um nome desconhecido para quem busca aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Mesmo já falecido há mais de 60 anos, o autor continua influenciando milhares de pessoas por meio dos ensinamentos eternizados em seus livros. 

Na obra Escute! Como se comunicar de forma eficaz, Carnegie alerta sobre o fato de que a maioria das pessoas se consideram bons ouvintes, mas o quanto isso pode estar fora da realidade. 

O autor trabalha a ideia de que para construir relações fortes, é preciso trabalhar a escuta ativa, fazendo as perguntas certas e prestando atenção para tomar as melhores ações quando se tem um panorama completo da situação. O livro une conceitos com técnicas e exercícios simples para te ajudar a desenvolver a escuta ativa. 

#2. Líderes se servem por último: como construir equipes seguras e confiantes, de Simon Sinek 

Nesse livro, o etnógrafo Simon Sinek desvenda como os chamados “círculos de segurança” ajudam a moldar equipes estáveis, adaptadas e confiantes; e o papel da liderança nesse processo. Nesse modelo, todos os colaboradores se sentem à vontade para trocar experiências, aprendizados e desafios. 

Isso contribui para o aumento da motivação dos colaboradores para prosperar e aproveitar oportunidades dentro das empresas. Além disso, a obra apresenta insights sobre o aspecto biológico da influência, considerando a produção de substâncias como serotonina, dopamina e outras. 

#3. As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar, de Robert B. Cialdini 

O psicólogo Robert B. Cialdini dedicou anos de estudo à persuasão e ao que leva uma pessoa a se deixar influenciar por outra e quais fatores estão ligados a esse processo. 

Na obra As armas da persuasão o autor reúne pesquisas científicas, história de pessoas comuns e experiências próprias para explicar os seis princípios psicológicos básicos que governam o comportamento humano, entre eles: reciprocidade; compromisso e coerência; aprovação social; afeição; autoridade; e escassez. 

Cialdani discute cada princípio conforme sua função na sociedade e ensina técnicas para que as pessoas melhorem suas interações não só no ambiente de trabalho, mas com vizinhos, amigos, colegas ou familiares. 

Livro aberto com uma floresta em relevo
Livros são ferramentas poderosas para aprimorar a comunicação e o vocabulário

#5. Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck 

Carol S. Dweck é ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação. O livro Mindset é resultado de décadas de pesquisa, em que a autora chegou a um conceito fundamental para quem quer ter sucesso profissional ou pessoal: a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso.  

A pesquisadora explora como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. Segundo ela, o mindset define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e reflete até mesmo a maneira como educamos nossos filhos e, consequentemente, nas nossas relações interpessoais dentro e fora das empresas. 

#6. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jeff Sutherland 

Nessa obra, Sutherland apresenta o Scrum, uma metodologia ágil amplamente utilizada no desenvolvimento de software, mas aplicável a muitos contextos. Sua principal usabilidade é promover a agilidade e eficiência das equipes. 

A metodologia foi construída mediante insights extraídos das artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e outras naturezas diversas. Aprender o conceito pode ser importante não só para entender como alcançar resultados diversos, como a melhor maneira de comunicar estratégias eficientes às equipes. 

#7. As palavras que ninguém mais usa, de Ulisses Wehby de Carvalho 

Este é um livro mais técnico, porém muito útil para quem quer se dedicar a se comunicar melhor.  

A obra seleciona aquelas palavras pouco usadas, ou até mesmo desconhecidas pela maioria das pessoas, e explora o uso correto de cada termo. 

Além disso, também é possível realizar exercícios práticos que vão te ajudar a ampliar seu vocabulário, tornar suas interações com as outras pessoas mais objetivas e melhorar sua comunicação escrita e oral. 

#8. Detone, de Eduardo Adas, Sabrina Mello e Rogerio Chequer  

Escrito pelos fundadores da SOAP, o livro Detone explica o que você precisa saber para não travar na hora de encarar uma plateia ou até mesmo quando precisar apresentar resultados importantes durante uma reunião na sua empresa. 

Travar, esquecer o que gostaria de dizer e até desistir são reações comuns dos seres-humanos, mas com as dicas certas e treinamento você pode se preparar para não falhar na comunicação em momentos decisivos. E essa é a proposta do livro. 

Na obra, você encontra os caminhos para falar em público com preparo técnico e emocional, agindo com firmeza, credibilidade e emoção. 

#9. Super apresentações: como vender ideias e conquistar audiências, de Eduardo Adas e Joni Galvão 

No livro, os autores trabalham a importância das apresentações na comunicação corporativa e momentos decisivos pelos quais todos os negócios passam. 

Com a experiência na SOAP, os autores explicam a metodologia que utilizam para criação de apresentações capazes de encantar audiências. Isso desde a construção da história a ser contada até as particularidades de apresentações virtuais, por exemplo. 

Comece o ano investindo em comunicação 

A SOAP oferece diferentes treinamentos para quem quer desenvolver suas habilidades de comunicação e de seus times. Liderança, comunicação assertiva, apresentações, slides, comunicação interpessoal são apenas alguns exemplos de opções de workshops disponíveis. 

Já foram mais de 70 mil pessoas treinadas em 70 das 100 maiores empresas do país. Com uma metodologia única, que alia teoria e prática, você tem a possibilidade de ampliar suas habilidades de comunicação e garantir os melhores resultados para a sua organização. 

Ficou curioso e quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos especialistas! 



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