Desenvolva habilidades de comunicação profissional com jogos divertidos que potencializam a oratória
Você já sentiu nervoso antes de se apresentar para um público? Ou até mesmo em uma conversa um a um? Já tentou comunicar algo que parecia claro na sua cabeça, mas na hora de falar parecia não encontrar as palavras?
Essas dificuldades estão relacionadas à insegurança, que se revela na oratória – seja na linguagem corporal, na velocidade da fala ou nos vícios de linguagem. A boa notícia é que existem formas fáceis e divertidas de aprimorar essa habilidade!
Os jogos para trabalhar a oratória podem auxiliar nessa missão. Trava-línguas, contação de histórias e improvisos são alguns exemplos.
No universo corporativo, a oratória se destaca como uma habilidade poderosa. Seja para apresentar resultados, liderar reuniões, conduzir negociações ou inspirar equipes, a capacidade de se comunicar com clareza, confiança e persuasão é fundamental para o sucesso.
Mas nem todo mundo se sente à vontade diante de uma plateia. A timidez, o medo de errar, a falta de técnica e a ansiedade podem ser barreiras que impedem profissionais talentosos de brilharem. É aí que os jogos entram em cena como aliados estratégicos.
Ao introduzir elementos lúdicos no processo de aprendizado, os jogos são formas mais informais e divertidas de colocar em prática habilidades desafiadoras em outros contextos. Eles transformam o exercício em uma experiência prazerosa, em que os participantes se sentem mais à vontade para experimentar, arriscar e desenvolver suas habilidades.
Pronto para transformar a sua comunicação profissional em um show de oratória? Confira seis jogos que vão turbinar as habilidades de falar em público e elevar o nível das apresentações corporativas e reuniões:
Comece aquecendo a voz e a dicção com essa brincadeira clássica. Imprima diferentes trava-línguas em papéis e distribua-os entre os participantes. Cada um deve ler o seu trava-língua em voz alta, com clareza e rapidez.
Para tornar a dinâmica ainda mais interessante, grave as tentativas dos participantes e mostre os vídeos no final. A análise das performances pode render insights valiosos sobre a importância da dicção e da articulação.
Exemplos de trava-línguas:
“Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi falar com Juca e pediu sua sugestão. Juca, muito jeitoso, sugeriu ligeirinho: que tal jambo e jabá?”
“Filomena Felícia Fausta Fonseca, famosa flor, farmacêutica fez formidáveis fórmulas, fabricou formosos fortificantes e famosos fertilizantes, fazendo felizes frenéticos fregueses.”
Desafie a criatividade e a capacidade de improviso no seu time com essa dinâmica que promete render boas risadas!
Apresente produtos inusitados e sem valor comercial (uma televisão quebrada, um sapato furado ou uma pilha sem carga) e peça para cada participante criar um pitch de vendas convincente. O objetivo é persuadir os colegas a “comprarem” o produto.
Incentive os participantes a explorarem os benefícios (mesmo que improváveis) do produto, a criarem histórias envolventes utilizando técnicas de persuasão para convencer a audiência.
Explore a linguagem corporal e a importância da postura com essa dinâmica reveladora. Divida os participantes em duplas e entregue um texto de apresentação para cada dupla.
Um dos participantes lerá o texto (ou o memorizará), enquanto o outro usará a linguagem corporal para enfatizar as ideias contidas no texto. O desafio é transmitir a mensagem de forma clara e impactante, mesmo sem usar palavras.
Ao final da dinâmica, reflita sobre a importância da relação entre a linguagem verbal e não-verbal. Uma postura confiante e gestos adequados podem fazer toda a diferença na hora de transmitir uma mensagem.
Estimule a criatividade e a capacidade de construir narrativas com esse jogo divertido. Em um círculo, uma pessoa deverá começar uma história que será continuada por cada participante com uma frase nova.
O resultado será uma história maluca e imprevisível, que exigirá dos participantes a capacidade de improvisar e de se adaptar a diferentes contextos.
Desenvolva a agilidade mental e a capacidade de pensar rápido com esse jogo desafiador. Apresente um tema aleatório e peça para um participante falar sobre o tema por um determinado período de tempo, sem hesitar ou repetir informações.
Para aumentar o nível de dificuldade, interrompa o participante no meio da fala e peça para ele mudar o rumo do discurso, abordando um novo aspecto do tema.
Além da oratória, a comunicação não-verbal é uma ferramenta poderosa que pode ser aprimorada com essa dinâmica!
Para começar, prepare cartões com cenas temáticas que façam sentido para a sua equipe. Podem ser conceitos abstratos, situações corporativas comuns no seu trabalho, ou até filmes e personagens.
Depois, divida os participantes em equipes e peça para que um membro de cada grupo selecione um cartão e transmita o conceito usando apenas expressões corporais – sem palavras, sons ou escrita.
Após a dinâmica, é possível refletir sobre como a linguagem corporal pode reforçar ou contradizer a mensagem verbal.
Para garantir que suas dinâmicas de oratória sejam um sucesso, siga estas dicas:
Falar bem em público não é apenas uma habilidade desejável; é uma competência crítica para o desenvolvimento profissional.
Segundo uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 60% dos estudantes brasileiros sofrem com o medo de falar em público. Esse dado é muito preocupante quando levamos em conta a importância da oratória e da comunicação para o ambiente corporativo e o sucesso profissional.
Já dizia Warren Buffett, “a única maneira fácil de acrescentar 50% mais ao que você vale agora – pelo menos – é aprimorar suas habilidades de comunicação“.
Por isso, investir no desenvolvimento da oratória não é apenas uma questão de superação pessoal, mas um caminho estratégico para impulsionar carreiras e potencializar o sucesso da sua equipe.
Depois de experimentar os jogos e dinâmicas aqui apresentados, você provavelmente notará uma melhora na comunicação da sua equipe. Mas e se você pudesse levar essas habilidades para o próximo nível?
A oratória não é apenas sobre falar bem; é sobre conectar-se com o público, transmitir suas ideias com clareza e inspirar ação.
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