12 filmes sobre liderança para assistir e se inspirar

A SOAP lista mais de dez filmes sobre liderança com insights incríveis sobre o assunto e te convida a saber ainda mais sobre o assunto

Treinamento SOAP
06/07/2023
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

Estudar e ter boas referências didáticas sobre gestão é fundamental para se tornar um líder de sucesso. Assistir a filmes sobre liderança também é uma forma excelente de assimilar lições valiosas. 

O cinema tem o poder de nos transportar para realidades distintas, cativando-nos com narrativas envolventes e personagens inspiradores, ou seja, storytelling.  

E como bem sabemos, storytelling é uma ferramenta incrível para transmitir mensagens com mais facilidade e mais poder de adesão. 

Por isso, além de proporcionar entretenimento, os filmes podem desempenhar um papel significativo na nossa capacidade de assimilar e compreender conceitos complexos. Quando se trata do tema da liderança, eles podem ser uma ferramenta poderosa para aprender e se inspirar. 

Podemos mergulhar em histórias que exploram os desafios enfrentados por líderes em diferentes contextos, nos envolver emocionalmente e descobrir diferentes estilos e abordagens de liderança.  

Neste artigo, vamos explorar uma lista de filmes que oferecem um panorama diversificado de histórias de liderança, apresentando protagonistas inspiradores e aprendizados enriquecedores. 

Prepare seus aplicativos de streaming e comece a montar a lista para assistir! 

12 filmes imperdíveis para aprender sobre liderança 

A Mulher Rei (2022) 

Além de trazer fortes exemplos de colaboração e liderança feminina, “A Mulher Rei” é uma verdadeira lição de como líderes devem se comportar diante de adversidades.  

Estrelado pela grande Viola Davis, o longa conta como a general Nanisca treina um grupo de mulheres guerreiras para proteger o reino de Dahomey de escravizadores.  

  • Onde assistir: HBO Max ou alugando online 

Arremessando Alto (2022) 

Muita gente assistiu ao filme estrelado por Adam Sandler esperando só mais uma comédia ao estilo do ator, mas em “Arremessando Alto” somos apresentados a temas muito importantes sobre liderança. 

Esse é um longa para quem está repensando a carreira ou a forma como gerir seu time, com lições de inteligência emocional e performance imperdíveis.  

  • Onde assistir: Netflix 

Um Senhor Estagiário (2015) 

Nesse filme, um estagiário na terceira idade é quem vai nos ensinar sobre liderança. A comédia estrelada por Robert De Niro e Anne Hathaway nos leva a várias reflexões sobre gestão e carreira de modo geral. 

Algumas das principais lições que podemos aprender com o filme estão relacionadas a networking, responsabilidade, atenção plena e excelência. 

  • Onde assistir: HBO Max, Amazon Prime ou alugando online 

Vida de Inseto (1998) 

Sim, animação de 25 anos atrás é um filme sobre liderança. Afinal, se há animais capazes de nos ensinar sobre gestão, são as perseverantes e corajosas formigas, que protagonizam esse longa.  

Em “Vida de Inseto”, vemos o pequeno e subestimado Flink desbravar o impossível para proteger seu formigueiro. A história nos ensina sobre sermos como formigas: gestoras, corajosas e inventivas. 

  • Onde assistir: Disney Plus 

Joy: O Nome do Sucesso (2015) 

Talvez você não esperasse dessa lista um filme baseado na história da criadora do mop (isso mesmo, aquele esfregão giratório de passar pano no chão). “Joy: O Nome do Sucesso” é exatamente sobre isso e um verdadeiro filme sobre liderança e resiliência; 

Um dos utensílios domésticos mais populares dos últimos anos foi inventado por uma mãe divorciada com dois filhos que usou sua criatividade para ficar rica. A história nos convida a refletir sobre postura empreendedora, acima de tudo, e perseverança. 

  • Onde assistir: Star Plus 

Invictus (2009) 

Com Morgan Freeman e Matt Damon no elenco, o drama biográfico “Invictus” retrata a história do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, e seu envolvimento na equipe nacional de rugby do país durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995 após o Apartheid. 

Além de ser um filme que tem a liderança como um dos temas centrais, também traz lições valiosas de motivação, coaching e negociação. 

  • Onde assistir: HBO Max 

Dica bônus: Líder Engajador 

Se você está buscando se desenvolver como líder, a SOAP tem um material gratuito que pode ajudar: o e-book “Líder Engajador: como fazer seu time amar as segundas-feiras”, feito em parceria com a consultora, palestrante, professora de RH e Liderança Carolina Losicer. 

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Gallup, colaboradores engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo. 

Os dados mostram que não é a obrigação, o controle ou as metas da diretoria da empresa que farão um colaborador entregar grandes resultados, mas sim a motivação. 

E você, controla, incentiva ou motiva seu time? 

Que tal explorar os maiores desafios dos líderes no engajamento de equipes e conhecer metodologias que vão te ajudar nesse processo? O e-book apresenta uma visão sobre headcounts na gestão de equipes e convida a ter um olhar diferente sobre métodos antiquados. 

Mulher segurando um tablet e lendo o e-book Líder Engajador

O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Esse é mais um longa que aborda a liderança além dos aspectos óbvios e pode trazer insights importantes não apenas sobre como gerir, mas também sobre inteligência emocional e como entender seus liderados.  

No longa, Brad Pitt vive o dirigente de um time de beisebol que, frustrado com a falta de dinheiro para comprar bons jogadores, aposta em uma estratégia diferente de toda a sabedoria convencional utilizada no meio. 

  • Onde assistir: Netflix 

Hotel Ruanda (2004) 

O filme “Hotel Ruanda” é ambientado durante o conhecido Genocídio de Ruanda e destaca valiosas lições sobre liderança. Através do gerente do hotel, Paul, testemunhamos seus esforços para proteger sua família e seu negócio.  

À medida que os turistas partem, o hotel se torna um refúgio para vizinhos e vítimas em busca de segurança. O filme ressalta a importância de coragem, empatia e tomada de decisões difíceis em momentos de crise e outras lições. 

  • Onde assistir: Prime Video 

Coach Carter: Um Treino para a Vida (2005)

Esse é mais um filme que usa a temática de esportes para abordar liderança. A história tem seu ponto de partida o retorno de Ken Carter à sua cidade natal para se tornar o treinador do time de basquete do antigo colégio.  

A trama aborda coragem para tomar decisões difíceis, como lidar com fraquezas, mas principalmente nos ensina que liderança vai muito além de dar ordens.  

  • Onde assistir: Netflix 

Coco Antes de Chanel (2009)

É um filme inspirador que retrata a vida da icônica estilista Coco Chanel. Através de sua jornada, aprendemos valiosas lições sobre liderança e vemos de perto como ela enfrentou desafios e preconceitos de gênero, mas nunca desistiu de seus sonhos.  

Determinação, coragem, inovação, resiliência, visão de futuro e criatividade talvez sejam as principais lições da obra. Foram essas características que levaram Chanel a se tornar uma líder no mundo da moda. 

  • Onde assistir: Apple TV 

Fome de Poder (2016)

Esse é um clássico em listas de filmes sobre liderança, mas não poderíamos deixar de mencionar. A obra retrata a história fascinante e controversa de Ray Kroc, o homem por trás do império do McDonald ‘s.  

O filme aborda várias lições valiosas, sendo uma das principais a importância da determinação e da perseverança. Kroc enfrentou inúmeras adversidades, rejeições e fracassos antes de alcançar o sucesso.  

  • Onde assistir: HBO Max 

Divertidamente (2015)

Definitivamente, esse não é um filme sobre liderança, mas sim sobre emoções. No entanto, apesar do tema central ser outro, a animação traz insights incríveis sobre o papel de um líder, com lições do que fazer e também do que não fazer.  

A história é focada na jovem Riley e na confusão de emoções que a garota enfrenta após uma mudança de cidade. Aqui vamos embarcar na mente da personagem e entender como líderes devem lidar com conflitos, situações decisivas, emoções e adversidades. 

  • Onde assistir: Disney Plus 

Torne-se um líder de alto desempenho com a SOAP 

Como vimos nos filmes listados acima, a comunicação, a empatia e o gerenciamento de emoções são características essenciais em bons líderes. 

A SOAP é uma consultoria de apresentações profissionais e treinamentos corporativos, com mais de 20 anos de experiência, que ajuda milhares de líderes a exercitarem melhor a comunicação.  

No treinamento “SOAP Liderança: comunicação para líderes de alto desempenho”, os líderes da empresa em que você trabalha podem aprender sobre: 

  • Inteligência interpessoal: tipos de liderança; reconhecendo e identificando emoções; gerenciamento de mudanças; 
  • Inteligência intrapessoal: aplicando feedback na prática de maneira efetiva e empática; processo de formação de equipes; gerenciamento de conflitos e comunicação não violenta (CNV). 
  • Inteligência linguística: conexão e o poder do storytelling; planejamento, consciência sobre a situação de comunicação; diagnóstico de entendimento de quem é seu público. 

Grandes nomes do mercado já realizaram esse treinamento com a SOAP, como Banco BV, Apsen Farmacêutica e grupo Ecorodovias.  

Ficou interessado? Então saiba mais: 



Posts Relacionados

Por que falar em público te coloca em uma posição de liderança?

Liderança
27/03/2024
leia agora

Futuro do trabalho: confira 16 tendências para carreiras em 2024

Comunicação
17/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França